Os melhores carnavais da Europa

Penas, lantejoulas, trajes elaborados, música em altos berros, dança, pessoas a cantar, a comer e a beber... como não gostar de um bom carnaval cheio de animação?

 

A melhor parte é que para viver a experiência de um carnaval, não é preciso ir até ao Rio de Janeiro. Por toda a Europa, há cidades onde o carnaval é celebrado.

 

Embora não possuam o calor brasileiro, certamente que têm imensa cor, música e diversão, sendo que estão todas à distância de um voo barato! Esta é a nossa lista de sugestões para alguns carnavais vibrantes que poderá encontrar pela Europa fora...

Rijeka

O carnaval de Rijeka só tem sido celebrado anualmente desde 1982, sendo assim o mais jovem dos maiores carnavais europeus. No entanto, aquilo que lhe falta em idade sobra-lhe em cor, espectáculo e verdadeira exuberância.

 

O carnaval de Rijeka tem tradições próprias que não vai encontrar em nenhum outro lugar, como por exemplo os Zvoncari (que é como quem diz, os sineiros), que são um grupo de homens disfarçados de animais que tocam sinos para afastar os espíritos maléficos do Inverno.

 

É no Grande Final que tudo acontece: no último dia do carnaval, cerca de 10 mil participantes tocam música, dançam e cantam para mais de 100 mil espectadores.

 

Claro que as festividades não terminam depois de o último carro alegórico atravessar o ponto final do desfile. Vai encontrar festas e after-parties em bares e clubes por toda a cidade, abertos até às últimas horas da madrugada!

Sitges

O carnaval de Sitges é uma das maiores festas de Espanha. Tendo em consideração o quanto os espanhóis gostam de festas, esta afirmação quer dizer algo.

 

Trata-se realmente de uma celebração sem igual. Durante toda a semana do festival, há inúmeros eventos e festas.

 

No entanto, os dois principais desfiles, cujos sugestivos nomes são “O Desfile do Deboche” e “O Desfile do Extermínio”, são de perder completamente a cabeça.

 

Cada um destes desfiles tem cerca de 50 elaborados carros alegóricos, contando com cerca de 3 mil artistas e participantes. Pode antecipar imensas extravagâncias, penas e pêlos, uma explosão de cor, muita pele à mostra, música e dança.

Colónia

O carnaval de Colónia é um dos maiores eventos culturais do país e, embora a “quinta estação” comece oficialmente no dia 11 do mês 11 (Novembro), às 11.11 da manhã, é só a seguir à Quaresma que aqueles que são conhecidos como “Os Dias Loucos” se iniciam realmente.

 

Seguem-se dias de festas de rua, festas em bares e celebrações nas praças da cidade, com mais festas em cima destas, culminando na “Segunda-Feira de Rosas”, o maior e mais importante dia do carnaval.

 

O Príncipe, o Camponês e a Donzela do carnaval passeiam-se pelas ruas da cidade num enorme desfile, acompanhados por milhares de outros participantes trajados a preceito.

 

Durante este período, são entregues cerca de 140 toneladas de guloseimas, assim como 300 mil ramos de flores... doces e flores. Como não gostar deste carnaval? Ah, e palhaços. Há imensos palhaços. Ainda assim, é um carnaval a não perder.

Veneza

Não é possível falar sobre carnavais europeus sem referir o pai de todos eles: o famoso Carnevale di Venezia, em toda a sua loucura por trás de uma máscara. Desde logo, Veneza é uma cidade mágica todos os dias.

 

Contudo, durante o carnaval, Veneza transforma-se em algo realmente especial. As ruas enchem-se, os hotéis são caros e vai ter de esperar em filas para tudo e mais alguma coisa... só que vale completamente a pena, só para passar pela experiência do carnaval veneziano.

 

Os disfarces e as máscaras continuam a ser os elementos mais belos e interessantes de todo o carnaval. Inicialmente, eram usados para esconder a classe social dos participantes, permitindo que todos celebrassem em conjunto, independentemente da sua posição na sociedade. Actualmente, o objectivo é simplesmente para parecer bonito.

Gran Canaria

O carnaval de Las Palmas é um dos maiores, mais brilhantes e mais amados festivais de Espanha, e não só porque tem lugar na maior ilha do arquipélago das Canárias.

 

Claro que isso não tem mal nenhum, e se quiser juntar o carnaval a um pouco de sol de Inverno, este é efectivamente o festival ideal para si.

 

Durante o carnaval, a cidade é uma explosão de cor e som, que pulsa ao ritmo de música latino-americana, de charangas e de espectáculos com mágicos, acrobatas, dançarinos e outros artistas.

 

O desfile é onde toda esta festa culmina, terminando à meia-noite numa enorme festa de gala aberta a todos, no Parque Santa Catalina. O melhor de tudo é que pode curar a sua ressaca, passando o dia seguinte na praia.

Tenerife

Imagem: Philippe Teuwen, no Flickr

Tal como o carnaval de Las Palmas, um dos principais aspectos de interesse do carnaval de Santa Cruz é o facto de ter lugar numa bela ilha das Canárias. A ilha inteira celebra o carnaval.

 

No entanto, na capital de Santa Cruz, vai encontrar a maior festa de todas. Se conseguir assistir à eleição da Rainha do Carnaval, não perca a oportunidade, porque os trajes são incríveis.

 

Contudo, se não puder fazê-lo, certifique-se de que não perde os Mogollones, que são festas de carnaval cheias de música latina e de salsa, debaixo de um céu estrelado.

 

Como é habitual, o desfile final de carnaval é o mais importante. Neste, os carros alegóricos são tão extravagantes como os (muito) extravagantes trajes, sendo que a festa dura toda a noite.

Paris

O carnaval tropical de Paris tem lugar todos os anos no início do Verão. As ruas da cidade, já a pulsar de calor, são invadidas pelo fogo que é a música jamaicana e das Caraíbas, pela gastronomia e pela dança.

 

Milhares de dançarinos, músicos, artistas e cantores tomam as ruas de assalto - vestidos a rigor - e percorrem a cidade a entreter toda a gente, seja a pé ou em carros alegóricos extravagantes.

 

Certifique-se de que prova toda a comida que conseguir, para além das bebidas. Talvez seja precisa alguma coragem líquida se quiser dançar com alguns dos artistas do desfile!

Notting Hill

Imagem: Antonio Garcia, no Flickr

Guardámos o melhor para o fim... O carnaval de Notting Hill é o maior festival de rua da Europa, no qual cerca de um milhão de pessoas sai para as ruas da cidade para celebrar as comunidades, tradições e culturas caribenhas de Londres.

 

Prepare-se para dançar, festejar e comer pratos típicos como frango jerk, espigas de milho com molho de coco e caril de cabra até rebentar.

 

Este carnaval tem lugar todos os anos, durante o Domingo e Segunda-Feira do feriado britânico de Verão [Summer Bank Holiday], que decorre no último fim-de-semana de Agosto.

 

O Sábado do feriado de Verão é um dia dedicado às famílias, mas as coisas tornam-se mais loucas na Segunda-Feira, embora seja possível ver muitas crianças no meio da festa.

 

Esse é o dia em que decorre o principal desfile, em que quase 40 sistemas de som tocam música de géneros como reggae, dub, dancehall, drum & bass, jungle, bashment e outros em alto volume.

 

- Dee Murray