Um Inverno em Praga

De transportes

Andar de eléctrico em Praga

Praga é uma cidade excepcionalmente bonita, sendo muito agradável passear por ela a pé. No entanto, é uma cidade muito grande, com muito para ver.

 

Ao mesmo tempo, os Invernos ali são muito frios, sendo que as temperaturas descem abaixo de zero regularmente. Por isso, por uma questão prática, para preservar os seus pés e a temperatura do seu corpo, é provável que queira deslocar-se de transportes públicos.

 

O Prague Card é uma óptima ideia se está a planear visitar muitas atracções, sendo válido em todos os transportes públicos. Para além disso, permite-lhe entrar gratuitamente em algumas das melhores atracções da cidade, assim como lhe dá descontos noutras mais, restaurantes e bares.

 

Apanhe o eléctrico 22, que lhe proporciona uma visão agradável da cidade - este eléctrico passa a cada 5 a 10 minutos, percorrendo as ruas de comércio do centro da cidade nova, atravessando o rio até ao centro histórico de Praga e ao castelo.

O Castelo

O Castelo de Praga

O Castelo de Praga figura no Livro de Recordes do Guinness como o maior castelo do mundo, sendo um local absolutamente fascinante para visitar.

 

Poderá apreciar arquitectura de vários períodos importantes da história do último milénio, assim como aprender imenso sobre a história de Praga, à medida que vai visitando os diversos edifícios do complexo. Vale a pena fazer a visita guiada do complexo, para que não lhe escape nada.

 

Os jardins do castelo podem não ser muito convidativos quando as temperaturas estão abaixo de zero, por comparação com o calor do Verão, mas estão perfeitamente cuidados, são muito bonitos e valem a pena, mesmo que não lhe apeteça passar muito tempo fora de portas!

 

Todos os dias do ano, ao meio-dia, dá-se o render da guarda no Castelo. 

As Torres

Monte de Petrin

Praga tem muitas torres, cada uma delas proporcionando-lhe vistas únicas sobre a cidade. É possível que não consiga visitá-las todas - na verdade, ficaríamos surpreendidos se conseguisse - mas suba a pelo menos uma delas, para poder apreciar uma vista panorâmica sobre a bonita paisagem urbana de Praga.

 

Visitámos a torre mais jovem de Praga - a Torre de Petrin - que fica no topo do monte de Petrin, sendo de fácil acesso, graças ao funicular de Petrin.

 

Vai ter de subir 299 degraus até chegar ao topo da torre, mas a vista sobre a cidade vale o esforço de subir cada um deles.

A comida

Bílá Kráva

Se gosta de comer, vai adorar Praga. Praga tem uma multitude de sabores que vale a pena serem provados, desde as bancas de rua na Praça Venceslau, que vendem deliciosas sanduíches de queijo grelhado, até aos restaurantes de topo, que servem refeições gourmet.

 

Os amantes de carne, que apreciam ingredientes de qualidade, não podem deixar de fazer uma reserva (e vai ter mesmo de fazer uma) no Bila Krava na cidade nova.

 

O Bila Krava (Corvo Branco) pede o nome emprestado à carne de bovino charolês branco que usa no seu menu. O respeito por estes animais e a carne proveniente deles é evidente pela qualidade da comida servida.

 

Experimente a selecção de bifes para dois (certifique-se que convida outro amante de carne para jantar consigo); é o melhor prato de carne que alguma vez terá a oportunidade de comer! 

Os amantes dos hambúrgueres não podem deixar de visitar o Dish Burger Bistro. É um restaurante de hambúrgueres bastante pequeno e que está sempre cheio. Ali, são servidos hambúrgueres ridiculamente suculentos, acompanhados de todo o tipo de ingredientes deliciosos.

 

As suas batatas-doces fritas são das melhores que alguma vez provei; as suas cervejas são de origem local, sendo acompanhamentos perfeitos para a comida e os funcionários são simplesmente encantadores. Por pouco mais de dez euros, poderá comer um excelente hambúrguer, batatas fritas e beber uma cerveja.

O rio

O rio Moldava é o coração da cidade, sendo que vai dar por si naturalmente a passar tempo perto dele, quando estiver em Praga, seja caminhando pelas suas margens, ou atravessando as suas pontes. Pode sempre fazer um cruzeiro fluvial, e na verdade, deve fazê-lo.

 

Há diversos cruzeiros fluviais por onde escolher. Nós optámos pelos cruzeiros da Venice Prague, porque os seus barcos são antigos e encantadores, os seus capitães são simpáticos e divertidos e - muito importante - porque as bebidas alcoólicas são gratuitas. O vinho quente foi particularmente útil para aquecer as nossas mãos frias.

A Praça do Centro Histórico

A Praça do Centro Histórico é um pouco como a Ponte Carlos, no sentido em que é grande, muito famosa e não exige que lhe digamos para lá ir. É que é muito difícil ir a Praga e não visitar esta praça.

 

O que aconselhamos é que compre uma suculenta e barata sanduíche de fiambre grelhado numa das bancas da praça e que suba à torre da antiga câmara municipal, depois de admirar o belo relógio astronómico...

 

Em frente à torre fica a Galeria GOAP, onde poderá encontrar obras de arte da autoria de Salvador Dali, Andy Warhol e do artista checo Alfons Mucha em exibição, sendo que cada artista tem direito a um piso inteiro.

 

O preço da entrada não é muito barato, mas se é amante de arte, vai adorar esta colecção.

 

Voos para Praga

 

 

- Equipa da Ryanair