Conhecer Eindhoven como se fosse de lá

Quando me mudei para Eindhoven em 2014, apaixonei-me de imediato pela cidade e pelo seu dinamismo.

 

O que mais me agrada em Eindhoven é a diversidade dos habitantes locais, a influência tecnológica e o design, o ambiente fervilhante, a variedade de bons restaurantes e cafés, assim como os festivais, que misturam dança, design, iluminação e comida.

Marc Engelman

O período de tempo ideal para visitar Eindhoven são três dias.

 

Poderá organizar uma viagem que conjugue assistir a um dos festivais ou eventos com uma visita à cidade, ao Strijp S (e ao disco voador no Evoluon), assim como ir a um evento ou concerto num dos teatros e ainda uma saída à noite.

 

Comece o dia seguinte com um pequeno-almoço (de ressaca) e passe o resto do tempo às compras.

Pequeno-almoço

Os melhores sítios para tomar o pequeno-almoço: Meneer de Boer e Sissy Boy

O Meneer de Boer, que fica no número 20 da Keizersgracht é o meu sítio preferido para tomar o pequeno-almoço. Os donos são pessoas autênticas e simpáticas, o espaço é tranquilo e o pequeno-almoço é servido todo o dia.

 

Prove o wentelteefjes, ou pequeno-almoço de ressaca. É tão bom que faz crescer água na boca. Se está a planear começar o dia com uma ida às compras no Demer, tome um pequeno-almoço saudável no Happiness Café ou no bar de sandes do Sissy Boy.

Onde tomar café

Lucifer Specialty Coffee

Um bom sítio para desfrutar de um café é o Zwart Wit Koffie, no número 7 de Victoriapark, no centro da cidade. Aqui, servem um óptimo café e pequenos snacks, para além de terem uma esplanada onde o sol brilha todo o dia.

 

Há outros excelentes locais para tomar café, como o Beanbrothers Stadsbranderij, o Lucifer Specialty Coffee e o Coffeelab, perto da estação de comboios.

 

Se estiver na zona do Strijp S, não deixe de tomar um café no Onder de Leidingstraat, que também é um excelente restaurante com imensas delícias orgânicas.

Onde jantar

Afghani & Zo

A maior parte dos visitantes de Eindhoven não conhece o Gusto-040, o que talvez não seja algo necessariamente mau, porque o ambiente é normalmente acolhedor, como se fosse uma sala de estar.

 

É um sítio óptimo para comer qualquer coisa (deliciosa) fora do centro da cidade. É encantador, a comida é de excelente qualidade, os empregados são simpáticos e está aberto todos os dias da semana.

 

No número 12 da Stationsplein fica o Giornale, outro local excelente para jantar em Eindhoven. O seu interior e ambiente são bons, sendo que o menu variado inclui imensa comida italiana e vinhos.

 

Se lhe apetecer algo diferente, como por exemplo deliciosa gastronomia persa, experimente a “mesa cheia” no restaurante Afghani & Zo. Há outros bons restaurantes no centro, como por exemplo o The Burger, Boca (tapas), ONS e o De hoogste tijd.

 

Na zona do Strijp também há várias opções para jantar. Vá ao Retro Fondue, prove comida orgânica no Onder de Leidingstraat, ou jante no Radio Royaal, com vista para o antigo edifício da Phillips.

 

Se preferir uma selecção de snacks variados e gastronomia num só lugar, visite o Vershal ‘t Veem, um mercado em estilo espanhol.

Pela cidade fora

Fazer compras em Demer, imagem por Mike Roelofs

A melhor forma de se deslocar por Eindhoven é de bicicleta ou a pé, porque os melhores locais não são muito distantes uns dos outros (no máximo, 20 minutos a pé).

 

Aquilo de que mais gosto ao caminhar por Eindhoven é que se podem ver imensas coisas que não se vêem quando num autocarro ou num táxi. O mais interessante é o centro da cidade e os arredores, o Bergen e a zona do Strijp S - e o Strijp S.

 

Se só pudesse fazer uma coisa turística em Eindhoven, aconselhar-lhe-ia visitar o Strijp S de máquina fotográfica na mão e talvez fazer uma das visitas guiadas ao Strijp S.

 

Não se esqueça da sua carteira para ir às compras, porque aqui há diversas lojas para todos os gostos. Em Eindhoven, vai encontrar desde boutiques a lojas de grandes marcas.

Antes de visitar Eindhoven

18 Septemberplein, imagem por Eindhoven365

Antes de visitar Eindhoven, aconselho-lhe que leia algo sobre a história da Phillips e as suas ligações à cidade, para além dos diferentes locais industriais da Phillips, como o Strijp S e o Strijp R.

 

As pessoas julgam que Eindhoven não é uma cidade muito bonita, mas na realidade, é uma cidade com um ambiente espectacular, se explorar um pouco fora do centro.

 

Eindhoven é também uma cidade muito fotogénica e muitos turistas e amantes da fotografia vêm cá (em particular ao Strijp S) para tirar fotos. Só tem de saber onde ir.

Festivais

GLOW Festival, imagens por Claus Langer

O melhor que pode fazer em Endhoven sem gastar dinheiro é ir a um dos festivais locais, como o Foodstock, GLOW, Brandend Zand, Effenaar ‘t Wasven ou o Kingsday.

 

O GLOW, que decorre em Novembro, é especialmente bonito. Dezenas de artistas ligados à iluminação tomam conta dos espaços públicos da cidade ao anoitecer, cobrindo os edifícios mais emblemáticos de Eindhoven com espectáculos de luz impressionantes.

Vida nocturna

De Bergen, imagem por Nick Bookelaar

A zona de De Bergen e o centro da cidade são onde vai encontrar a melhor animação nocturna. Há imensos restaurantes, pubs e outros sítios onde pode ir tomar um copo, ou dançar até cair para o lado.

 

Sugiro um destes bares: o Van Moll (imensas cervejas), o Berlin Bar 5611, onde servem cocktails, ou o Hoogste Tijd, que também é um excelente espaço.

 

Vá a eindhovenhotspots.nl ou siga-me em @eindhovenHS para ficar a par de todos os eventos e acontecimentos mais recentes em Endhoven.