A lista europeia de cervejas imperdíveis

Cerveja, aquela bebida tão boa que até os operários que construíram as pirâmides a aceitaram como pagamento pelo seu trabalho extenuante. É tão boa que a cenosilicafobia - a fobia a copos vazios - é uma realidade.

 

Até mesmo o filósofo Platão disse uma vez que “aquele que inventou a cerveja é um homem sábio” e tinha razão. Contudo, foi outro grande filósofo, Homero, quem realmente acertou em cheio, ao descrever com tanto amor a sua bebida preferida...

Um dos grandes filósofos da nossa era. Imagem: IZquotes

Se és daquele tipo de pessoa que começa a ficar com tremeliques ao pensar naquelas pequenas borbulhas a subir por este precioso líquido em tons de âmbar, ou naquele primeiro gole sedento de uma cerveja acabada de servir - tão fresca que faz com que o copo gele - num dia quente de Verão, então continua a ler este texto.

 

Para celebrar a existência de uma das melhores bebidas desta vida, compilámos uma lista de algumas dos melhores destinos europeus para amantes de cerveja. Começa já a riscar estas belezas da tua lista de cervejas que tens de provar pelo menos uma vez na vida...

Dublin - The Guinness Storehouse

Tudo aquilo em que a luz toque é teu...Tomando umas pints no Gravity Bar. Imagens: Facebook

Bom, este local acabou de ser eleito a atracção turística numero um da Europa e, aparentemente, metade dos visitantes estrangeiros em Dublin vem cá parar. A Guinness Storehouse não é apenas uma experiência cervejeira; trata-se de uma verdadeira experiência de Dublin.

 

A cervejeira da Guinness ajudou a dar forma a Dublin, fazendo parte do tecido da cidade. Há poucas pessoas em Dublin que não sorriem quando mencionas o cheiro a lúpulo tostado, que emana da cervejeira pelas ruas da cidade. É um aroma tão forte que quase dá para comer o ar. Dublin é assim...

 

Claro que também ajuda o facto de a Guinness ser absolutamente maravilhosa e que a Storehouse seja um museu tão atractivo como poderias imaginar. Conseguiram ali capturar a ligação indissociável entre Dublin e a sua exportação mais famosa, contando a história da cerveja e da cidade de uma forma muito bonita.

 

Até podes ser a estrela de um anúncio antigo da Guinness; o melhor de tudo é que tens direito, no final da visita, a uma pint de oferta no Gravity Bar, que podes beber enquanto observas a vista sobre a cidade.

 

Voos para Dublin

Pilsen – Tomar um banho de cerveja num spa de cerveja checa

Andas à procura de um novo objectivo na vida? Imagens: Facebook

Isto é perfeito para amantes competitivos de cerveja. “Achas que gostas de cerveja? Meu, eu TOMO BANHO nela!

 

Se calhar é melhor não ser essa pessoa. No entanto, se tiveres de ser essa pessoa, mais vale sê-la enquanto chapinhas numa banheira cheia de cerveja, na bela República Checa.

 

Aparentemente, tomar banho em cerveja faz bem à saúde. Desconheço a ciência por trás disso, e isso também não me interessa muito - a parte do banho de cerveja é que me chamou a atenção.

 

O sítio para o fazer é o Spa de Cerveja Pilsen Purkmistr. Pilsen, que fica apenas a uma hora de carro de Praga, é de onde vem a Pilsner (e se não sabes o que é uma Pilsner, não tens nada que te intitular amante de cerveja).

 

Podes viver a experiência de tomar um banho de 20 minutos em cerveja, com mais 20 minutos para tomares um duche e vestires-te, por cerca de 25 euros. Esse preço também inclui a cerveja que beberes durante o banho.

 

Voos para Praga

Bremen – Uma visita guiada à cervejeira Becks

A Becks, em Bremen. Imagens: Facebook

Quando pensam em cerveja alemã, as pessoas na generalidade pensam na Baviera, o que é justo - afinal de contas, a cerveja bávara é espectacular. Contudo, uma das maiores exportações cervejeiras da Alemanha é feita no norte do país. Bremen não é apenas uma cidade pequena e encantadora; é também o berço da cerveja Becks.

 

Podes fazer uma visita guiada à cervejeira por 10,90€, acompanhado/a por guias que sabem mesmo do que estão a falar e que te vão dar uma visão fenomenal da história da cervejeira. As visitas estão disponíveis em inglês e alemão.

 

Sabes qual é a melhor parte desta visita guiada? Na Becks, são extremamente generosos, no que diz respeito às provas de cerveja. Por essa razão, sugerimos que faças a visita guiada da tarde; assim, não te vais sentir tão mal por beberes demais! Certifica-te de que fazes uma marcação antecipada - podes fazê-lo por telefone ou online.

 

Voos para Bremen

Bruxelas - Café Delirium

Onde existem realmente elefantes cor-de-rosa... Imagens: Facebook

Muita gente vai dizer-te que, quando estiveres em Bruxelas, deves fazer uma visita guiada cervejeira como deve ser, porque há imensas cervejas fantásticas que tens de provar. E têm toda a razão.

 

No entanto, porque é que Maomé tem de ir à montanha, quando ele pode simplesmente ir ao Café Delirium e esperar que aquelas montanhas frias e refrescantes venham até ele? Há cerca de três mil cervejas diferentes no menu, das quais 2000 são belgas, sendo que todos os meses são adicionadas cervejas novas à lista.

 

O Café Delirium tem o recorde do Guinness do maior menu de cervejas do mundo e, para além disso, os funcionários do bar conhecem-no muito bem. Estamos a falar do paraíso da cerveja, mas ainda mais importante que isso, é um sítio muito divertido, sempre cheio de gente e que tem garantidamente um ambiente fantástico. Vais divertir-te mesmo muito ali.

 

Voos para Bruxelas

Londres - Cervejeira de Camden Town

O inferno é paradisíaco na Cervejeira de Camden Town. Imagens: Facebook

A cervejeira de Camden Town fabrica lager desde 2010, altura em que o seu fundador, Jasper Cuppaidge, decidiu que estava farto de beber lager de má qualidade e resolveu começar a fazer a sua própria variedade.

 

A cervejeira produz agora 30 mil pints deste doce néctar em tons de âmbar por semana. Para além disso, abriu um bar na cerveja, aberto de terça-feira a domingo, onde podes sentar-te e beber todas as suas maravilhosas cervejas de barril por 4£ a pint. Trata-se de um espaço simples, feito por amantes de cerveja para amantes de cerveja.

 

A sua jóia da coroa é a Camden Hells Lager, sendo bastante apetitosa. O melhor de tudo isto é que, de quinta-feira a sábado, até têm carrinhas de comida de rua ao longo da rua privada onde fica o bar. Por isso, ainda podes comer umas buchas de qualidade - cheesesteaks de Filadélfia, churrasco, comida indiana... de certeza que não vais para casa com fome. És capaz é de ir um bocadinho tonto/a.

 

Voos para Londres

Cerveja fumada em Bamberg - Schlenkerla

Bacon líquido? É um barril para aqui, por favor. Imagens: Facebook

A Baviera é responsável por uma grande quantidade de excelente cervejas e, na região da Alta Francónia do estado da Baviera, há mais de 200 cervejeiras independentes, que fabricam mais de 1000 tipos diferentes de cerveja.

 

Esta região tem a maior concentração do mundo de cervejeiras per capita e podes fazer uma visita “cervejeira” guiada especial das cervejeiras da zona. No entanto, se só puderes visitar uma, então vai ter de ser a Schlenkerla. Ali, fazem uma saborosa rauchbier, ou cerveja fumada (feita com malte defumado), cuja alcunha é “bacon líquido”. Se isso não te dá vontade de lá ir agora mesmo e bebê-la toda, então não sei o que fará.

 

Trata-se de uma bela cerveja, com um paladar a fumo e madeira, que tem um sabor muito bom quando engarrafada. Contudo, não a terás provado como deve ser até a beberes directamente do barril. Esta dica é para amantes de cerveja a sério, sendo que fica a menos de uma hora de carro do aeroporto de Nuremberga.

 

Voos para a Baviera

Düsseldorf – Füchschen Alt

O Fantástico Senhor Fox. Imagens: Facebook

O bar mais comprido do mundo fica em Düsseldorf, na Alemanha. OK, não vás lá na expectativa de encontrar um balcão de mogno excepcionalmente comprido - na verdade, trata-se de uma colecção de cerca de 300 pubs, bares e cervejeiras, todos encaixados em meia milha quadrada encharcada de cerveja.

 

Estão todos separados, mas juntam-se para servir a cerveja de assinatura da cidade, a Altbier. Os clientes espalham-se para fora dos bares na rua, e as divisões entre cada tasca esbatem-se, à medida que a rua se transforma numa única festa gigante.

 

De todos os bares e cervejarias no Alt, recomendamos que procures o Füchschen. Ali, fazem uma óptima Altbier. Para além disso, garantem que o teu copo nunca está vazio, sem que tenhas de pedir mais, e servem comida excelente que seria estúpido não provares, considerando que de certeza que vais consumir quantidades copiosas de cerveja.

 

Este sítio geralmente está cheio de gente, sendo o local ideal para conheceres melhor Düsseldorf.

 

Voos para Dusseldorf

Amesterdão - Provar cerveja em Arendsnest

Faça como os holandeses em Arendsnest. Imagens: Facebook

As credenciais cervejeiras de Amesterdão são fortes. Esta é, afinal de contas, a cidade que trouxe a Amstel e a Heineken ao mundo. No entanto, há ainda mais cervejas a serem fabricadas ali, para além destas duas marcas de renome.

 

A Heineken Experience na cidade definitivamente que vale a pena, mas para teres uma introdução imbatível e saborosa ao mundo cervejeiro holandês, vai às provas da cerveja Arendsnest. Ali, servem cerca de 150 variedades diferentes de cerveja, cada uma delas fabricada na Holanda.

 

Os funcionários não são só simpáticos, mas também grandes conhecedores das bebidas que servem, sendo que estão sempre disponíveis para ajudar os clientes a encontrarem a cerveja que mais lhes agrada (mesmo até para pessoas que acham que não gostam de cerveja!)

 

Se quiseres fazer desta experiência cervejeira a melhor de todas, senta-te lá fora, para que possas observar o canal enquanto bebes. E não te esqueças de pedir a travessa de queijos.

 

Voos para Amesterdão

Colónia - Peter’s Brauhaus

Kolsch fresquinha e um acolhimento caloroso. Imagens: Facebook

A Kolsch é a cerveja de assinatura muito própria de Colónia, sendo que qualquer amante de cerveja digno desse nome fará por beber o mais que possa desta, quando estiver de visita à cidade.

 

A St. Peter’s Brauhaus é o sítio ideal para viver uma experiência tradicional de beber uma Kolsch, já que se trata de uma cervejeira à moda antiga alemã e um pub onde apenas servem copos pequenos de Kolsch (200 ml), porque esta cerveja tende a perder o gás quando servida em copos grandes. Não te preocupes, os funcionários estão constantemente a circular com travessas tilintantes, cheias de álcool, substituindo os copos vazios, para que não fiques com sede.

 

Se já tiveres bebido a tua conta, põe a base do copo em cima deste, para indicares aos Köbes que não queres mais. Vais divertir-te imenso na Peter’s Brauhaus e, para fazer deste sítio ainda melhor, ali é servida comida tradicional alemã de qualidade. Prost!

 

Voos para Colónia

Namur (Bélgica) - Abadia de Maredsous

Cerveja divinal, feita por monges. Imagens: Facebook

Contribuição da autoria de Bram Reusen, do blogue http://www.travel-experience-live.com/

 

As minhas cervejas preferidas de todas no mundo são feitas no mosteiro beneditino conhecido por Abadia Maredsous, localizado na cidade de Namur, no sul da Bélgica (apenas a meia-hora de carro do aeroporto de Bruxelas-Charleroi).

 

Estas cervejas levam o nome Maredsous: Maredsous Blonde, uma cerveja loura com 6% de álcool, que os monges ainda hoje bebem ao almoço; a Maredsous Brune, uma cerveja castanha com 8% de álcool, de dupla fermentação; e a Maredsous Triple, uma deliciosa cerveja belga dourada, com 10% de álcool, de tripla fermentação.

 

O processo de fabrico destas cervejas é ainda um segredo bem guardado, mas é de conhecimento público que todas as cervejas ficam a fermentar durante pelo menos três meses, antes de serem servidas ou vendidas.

 

Embora as três variedades de cerveja Maredsous possam ser encontradas em várias lojas de bebidas alcoólicas na Bélgica, e inclusivamente noutros países, o único sítio onde deves provar estas cervejas pela primeira vez tem de ser na própria Abadia de Maredsous.

 

A abadia está aberta ao público, com visitas guiadas e tem um café. Os monges também fazem e servem queijos.

 

Voos para a Bélgica

Edimburgo/Glasgow - Bares Brew Dog

A Brew Dog é realmente do... Imagens: Facebook

OK, na verdade, a Brew Dog tem bares por todo o Reino Unido, mas vamos referenciar-te para os bares nos nossos destinos escoceses, porque a Brew Dog é uma cervejeira escocesa.

 

Poderás ter ouvido falar dela pela primeira vez por volta de 2008, quando criaram a cerveja mais forte alguma vez feita no Reino Unido, ou em 2010, quando criaram a cerveja mais cara do mundo e a engarrafaram nos restos mortais de animais atropelados em estradas... em todo o caso, agora é um nome muito conhecido.

 

A sua fama não vem só dos seus truques e estratégias de marketing, embora estes sejam geniais. A Brew Dog fabrica cervejas realmente boas. Bebe algumas delas num bar da Brew Dog, onde podes provar a sua gama de cervejas, servidas por funcionários genuinamente felizes, num ambiente fenomenal, com boa música a acompanhar. Prova todas as cervejas que possas, mas não percas a oportunidade de beber uma Punk IPA.

 

Voos para Glasgow

Vagabund, em Berlim

As coisas boas vem em tamanhos pequenos na nano-cervejeira Vagabund. Imagens: Facebook

A Cervejeira Vagabund em Berlim é aquilo que se denomina de “nano-cervejeira”, ou seja, uma cervejeira que só fabrica menos de três barris de cerveja de cada vez (352 litros). A Vagabund fabrica 180 litros.

 

Ao trabalhar com volumes pequenos de cerveja, os cervejeiros da Vagabund prestam toda a sua atenção a cada lote, podendo facilmente fazer experiências com diferentes tipos de cerveja - por exemplo, a sua mais recente cerveja com sabor a lima salgada. Trata-se de um trabalho de amor, que podes provar nas suas cervejas.

 

Vai ao bar da cervejaria e experimenta algumas das suas misturas. Não é que só a cerveja seja genuinamente excelente (porque é), mas o bar em si é um sítio encantador onde a beber.

 

Não é servida comida, mas é permitido que tragas a tua própria comida, ou que comas nas instalações. Só falta porem lá uns colchões e nunca mais vais voltar para casa...

 

Voos para Berlim

Munique - Oktoberfest

A Meca da cerveja em Munique. Imagens: Facebook

Munique (e a Baviera em geral) é um local excelente para amantes de cerveja durante todo o ano. Aquelas cervejeiras e cervejarias bávaras conseguem manter qualquer pessoa feliz, matando a sua sede, seja em que mês do ano seja.

 

Contudo, há um mês em especial em que há mais acção: em Outubro, ou melhor, do final de Setembro até meio de Outubro, para sermos mais precisos. Não é possível confessares-te amante de cerveja e NÃO conheceres o Oktoberfest. Ainda assim, vamos explicar-te o que é...

 

Trata-se de um festival, com a duração de duas semanas, dedicado à bela cerveja bávara, durante o qual mais de 6 milhões de pessoas se deslocam à cidade de Munique para beber litros e litros de cerveja, comerem mais carne do que deveriam, usar calças de cabedal, ir a numerosos parques de diversões e alinhavar os seus estômagos com pretzels maiores do que uma cabeça humana.

 

É o maior festival de cerveja do mundo, e se gostas de cervejas, mas nunca lá foste, então se calhar não gostas tanto de cerveja como dizes.

 

Voos para Munique

České Budějovice – Cervejeira Budvar

Onde nasceu a Budweiser... Imagens: Facebook

A Budweiser não é tão “made in America” como poderias achar. Na verdade, a sua origem está num sítio chamado České Budějovice (a sul de Praga), sendo esta a “outra” grande cidade da cerveja da República Checa, a seguir a Pilsen. A Budvar é a Budweiser original, ficando a sua cervejeira a um par de horas de carro, a partir do aeroporto de Praga.

 

Como se não houvesse já razões suficientes para explorar a região da Boémia, podes fazer ainda uma visita guiada à cervejeira de Budvar - e vale a pena. Por menos de cinco euros, podes descobrir a história de uma das cervejas mais famosas do mundo, mesmo que a maior parte das pessoas não o saiba.

 

A Budweiser America pode ter-lhe roubado a fama, mas não tocaram no seu sabor. Esta cerveja é boa e, durante a tua visita guiada, vais ter amplas oportunidades para a provar.

 

Voos para Praga

Bristol - Passar um dia numa cervejeira

Aprende a fazer cerveja por ti em Bristol. Imagens: Facebook

A Brewhouse and Kitchen está a surgir um pouco por todo o lado, no sul do Reino Unido, proporcionando experiências cervejeiras e provas de cerveja aos amantes britânicos de cerveja.

 

Se o teu sonho é largar o teu emprego e tornares-te um/a mestre cervejeiro/a, podes descobrir o que é que isso significa, passando um dia na cervejeira em Bristol com este pessoal.

 

Os cervejeiros da B&K sabem de cerveja e adoram cerveja, por isso, podes estar confiante de que ficas em boas mãos. A melhor parte de aprender a fazer cerveja é poderes beber cerveja, e isso é verdade para um dia passado ali também.

 

Dão-te um par de pints e comida de pub deliciosa para o teu almoço, sendo que podes levar um mini-barril para casa no final do dia - ou voltar dali a duas semanas e trazeres para casa um mini-barril da cerveja que fizeste.

 

Voos para Bristol

 

- Dee Murray