Como tirar o melhor partido de um fim-de-semana em Lisboa

Vai à praia

De transportes

Das estreitas ruas calcetadas de Alfama e do Bairro Alto até às verdejantes praças e parques do Príncipe Real, Lisboa é uma cidade que se presta a passeios indolentes. Contudo, se estás com pressa (ou se queres poupar os teus pés para uma noitada), é boa ideia investir num cartão de viagem LisboaViva. Este cartão pode ser comprado em qualquer estação e usado nos autocarros, eléctricos e no metro de Lisboa.

Onde dormir

A dois minutos da estação de comboios do Cais do Sodré (a tua entrada para as brilhantes praias do Estoril e Cascais), e a uma curta caminhada dos bares e vida nocturna do Bairro Alto, o LX Boutique Hotel, de quatro estrelas, fica na localização perfeita para um fim-de-semana de sol, areia e de diversão alimentada a ginjinha.

Onde comer

Se só puderes fazer uma coisa turística em Lisboa, certifica-te de que é devorar o crème de la crème dos pastéis de nata, nos Pastéis de Belém. Estes bolos, finos como papel, recheados de doce de ovos, são feitos usando a mesma receita desde 1837, merecendo toda a fama que têm.  Põe-te na fila no seu café em Belém (que fica a uma curta viagem de eléctrico a partir do centro de Lisboa) e vais ver que não desaponta.

 

Em termos de comida, há muito para contar sobre Lisboa.  A gastronomia lisboeta é simples, fresca e honesta. Fustigada pelas ondas do Atlântico, a cidade e os seus restaurantes tiram o melhor partido da pesca do dia e dos produtos da época. Para provares cozinha tradicional portuguesa (com um toque moderno), não é preciso ir mais longe do que a Casa de Pasto. Ali, o chef Diogo Noronha casa tendências modernas com receitas tradicionais portuguesas, como arroz de pato, ou caldo verde. O ambiente também é bastante interessante, uma sala de jantar caseira, decorada com papel de parede vintage e curiosos pratos antigos. Para além do mais, servem um cocktail fabuloso.

LX Factory

Escondida por baixo da Ponte 25 de Abril (a versão lisboeta da ponte Golden Gate de São Francisco), esta zona industrial foi, em tempos, o lar das maiores indústrias têxteis da cidade. Actualmente, é um espaço cultural único, com cafés, bares, livrarias e restaurantes, assim como alguma da melhor arte urbana de Lisboa. Se tiveres oportunidade, fica por lá e assiste ao pôr-do-sol, a partir do terraço do restaurante Rio Maravilha. É uma das visões mais espectaculares deste lado de São Francisco.

Time Out Market

Prova um pouco de todos os restaurantes no Time Out Market.  Outrora o Mercado da Ribeira, este mercado interior agora tem cerca de 34 bancas, onde podes provar comida e vinho de topo, por uma fracção do preço que gastarias nesses restaurantes. É o sítio perfeito para almoçar.

Onde tirar uma selfie: Castelo de São Jorge

Se quiseres apreciar uma vista de Lisboa digna de figurar no Instagram, vai até às colinas de Alfama, especificamente ao Castelo de São Jorge.  A entrada no castelo custa cerca de 8,50€ por adulto.  Uma vez lá dentro, podes explorar à vontade as muralhas, apreciar os pavões residentes e descontrair com um copo de vinho, no bar de vinho volante.

Elevador de Santa Justa

Elevador de Santa Justa

Dá um salto ao Elevador de Santa Justa, na zona da Baixa. Um bilhete simples custa 2,80€. Podes comprá-lo no guichet abaixo do poço principal do elevador.

Park Bar

Imagem via iStock: BaronVisi

Localizado no topo de um parque de estacionamento com vários andares, o Park Bar é um local de beleza inesperada.  Na verdade, é um dos sítios mais encantadores da cidade para assistir ao pôr-do-sol, ouvir música e relaxar.

Assiste a uma sessão de fado no restaurante O Faia

Imagem via iStock: zulufriend

Mesmo que não percebas nada da letra, não vais conseguir deixar de te comover com as interpretações emocionadas, à luz das velas, neste bar e restaurante de fado no Bairro Alto. Um must de Lisboa.

Pensão Amor

Imagem via iStock: Hieronymusukkel

Se estás à procura de um bar com personalidade (e um passado colorido também), vai à Pensão Amor.  Ocupando o espaço de um antigo bordel, este bar do Cais do Sodré é o sítio por excelência para começar a tua noite.  Diversão garantida.

 

Voos para Lisboa

 

- Fiona Hilliard