Wroclaw é uma cidade pequena onde é fácil andar a pé por bonitas ruas calcetadas e espaços verdes. Assim, a melhor forma de conhecer a cidade e visitar as suas principais atracções é definitivamente a pé. No entanto, também pode apanhar o eléctrico: o serviço de transportes públicos é fiável e frequente.
Os eléctricos #2 e #10 vão levá-lo/a onde quiser, de forma rápida. Pode comprar um bilhete para uma viagem, ou um bilhete de curta duração, conforme a duração da sua estadia.
Dica: Descarregue a aplicação jakdokade, disponível para iPhone e Android, para poder planear o seu trajecto rapidamente.
Patio Hotel: Se pretender uma estadia num hotel cheio de estilo, no coração da cidade, este é o sítio ideal para si. Fica perto da praça do mercado, sendo assim o ponto de partida ideal para uma visita curta, durante a qual não tem muito tempo a perder.
Ibis Styles: Este hotel é uma excelente opção se está à procura de um alojamento boutique, longe do reboliço do centro da cidade, mas suficientemente perto das principais atracções. A decoração é peculiar e divertida, sendo que os quartos têm vistas fantásticas sobre a cidade.
Hotel Tumski: Localizado na ilha da Catedral, este hotel proporciona vistas fantásticas sobre o rio Oder e os seus arredores. Trata-se de uma zona tranquila da cidade, que lhe permite chegar à praça principal em cerca de 15 minutos.
Restaurante Patio: Este restaurante, junto à praça do mercado, é famoso pela sua fenomenal gastronomia polaca e europeia. Garanto-lhe que não vai ficar desapontado/a. Os preços deste restaurante ficam um pouco acima da média de Wroclaw (que são, desde já, incrivelmente baratos), mas acredite que a experiência vale a pena.
Gastropub Wroclawska: Se quiser provar a saborosa gastronomia local, não deixe de visitar este restaurante. O menu muda regularmente, para se adaptar à sazonalidade dos ingredientes, garantindo que a comida é sempre de qualidade. Ali também servem cerveja regional e vodka, dando mais autenticidade à experiência.
Karczma Lwowska, Praça do Mercado: Se quiser viver uma autêntica experiência de jantar à polaca, desde a comida à decoração, visite o restaurante Karczma Lwowska. A comida é absolutamente deliciosa; prepare-se se intoxicar com toda a carne que vai comer!
Brasserie 27: Embora o menu da Brasserie 27 inclua principalmente gastronomia polaca, vai notar que há muito espaço para diversos pratos europeus. As opções são imensas.
Restaurante Art: Não só a comida é de topo no restaurante Art, mas também o ambiente é encantador e tranquilo. Não deixe de visitar o encantador jardim de Verão, localizado nas traseiras, que transmite uma sensação campestre no centro da cidade.
Guarita da Igreja da Guarnição: Suba os degraus da estreita escadaria de pedra para aceder ao topo desta igreja, junto à praça do mercado. A sério, a vista de 360° sobre a cidade é incrível e compensa o esforço da subida.
Ao mesmo tempo, a descida é mais fácil, garantidamente. Para mais, a entrada só custa 5zl (pouco mais de 1 €) e vale cada cêntimo.
Visita guiada gratuita de Wroclaw: Descubra o passado e o presente de Wroclaw numa visita guiada pela cidade. Os guias são habitantes locais, que de uma forma geral viveram toda a sua vida na cidade.
A sua paixão pela sua cidade-natal é contagiosa e têm imensas sugestões de quem sabe do que está a falar, para além de histórias interessantes sobre Wroclaw, que passam pela sua cultura e história, até ao melhor sítio para tomar café.
As visitas guiadas costumam terminar na praça do mercado, com uma cerveja fresca.
Uma viagem pelo rio Oder: Embarque num eléctrico aquático e veja a cidade e as suas atracções de uma perspectiva completamente diferente.
Os eléctricos partem de diversos pontos da cidade, sendo esta uma forma perfeita de passar uma tarde de preguiça na cidade.
Parta em busca dos gnomos da cidade e do acendedor de lamparinas. Nenhuma estadia em Wroclaw fica completa sem um divertido jogo de caça aos gnomos.
Estes pequenos seres estão espalhados por toda a cidade e, embora não repare neles à primeira vista, no final da sua estadia vai vê-los aparecer em toda a parte. Aquira um mapa com as localizações dos gnomos e dê início à caça.
Por outro lado, o Acendedor de Lamparinas de Wroclaw é uma espécie em vias de extinção. Um dos poucos acendedores de lamparinas que resta na Europa, pode ser visto à medida que o sol se põe, envergando uma capa e uma cartola, acendendo as 103 lamparinas que adornam a ilha da Catedral.
Rápido na sua tarefa, o acendedor de lamparinas muda a sua rota todas as noites. Por isso congratule-se se conseguir vislumbrá-lo antes de virar para uma das ruelas secundárias e desaparecer...
Visite o Jardim Zoológico de Wroclaw e o Afrykarium: Ponha de parte a visita cultural e aventure-se pelo lado selvagem da vida numa visita ao Jardim Zoológico de Wroclaw, com os seus Afrykarium e Aquário. O Afrykarium é um espaço a não perder, já que se trata de uma zona inteiramente dedicada aos mamíferos, répteis e peixes do continente africano.
Antes de fazer a sua visita, descarregue a aplicação do Jardim Zoológico de Wroclaw, para poder assistir à alimentação dos animais e planear o seu trajecto pessoal.
Aprender tudo o que há para saber sobre a água no Hydropolis: Apanhe o eléctrico até ao Hydropolis, para descobrir toda a ciência por detrás da água. Este espaço encanta miúdos e graúdos.
Panorama Raclawicka: O Panorama de Raclawice é um quadro em 360°, que retrata a vitoriosa batalha de Racławice. A experiência ganha vida com uma iluminação especial e um terreno falso. Trata-se do quadro em panorama mais antigo da Polónia, para além de ser o único dentro do seu género. Esta é uma daquelas atracções que é preciso ver para crer.
Centro de História Zajezdnia: Outrora um depósito de eléctricos, o Centro de História Zajezdnia relata a história de Wroclaw e do doloroso passado do pós-guerra na região da Silésia. O interesse é constantemente despertado graças a ecrãs interactivos e exposições. É um sítio que merece definitivamente uma visita!
Salão do Centenário e Fonte: O Salão do Centenário de Wroclaw foi considerado Património Mundial da UNESCO em 2006. Pode aprender mais sobre a história da região neste espaço cultural da cidade.
A obra-prima de Wroclaw é a sua fonte. É a maior fonte da Polónia, com 800 luzes e 300 repuxos. Durante os meses de Verão, há um espectáculo multimédia; durante o Inverno, a fonte transforma-se num ringue de patinagem no gelo. Não perca a oportunidade de a visitar.
Gostaria de deixar um grande agradecimento à Sara, da Lower Silesian Tourist Organisation, aos elementos do Gabinete de Divulgação da Cidade de Wroclaw e à Neil Arthurs Photography, pelo apoio na organização desta fantástica viagem.
- Rachel Mellon