Conhecer Glasgow com pouco dinheiro

Ahhhh Glasgow. É uma das cidades mais divertidas que algum dia vais visitar - as pessoas são fantásticas, a música ao vivo é fenomenal, a cultura é imensa, as Tennents correm como Irn Bru e a pronúncia é, por vezes, quase impossível de decifrar.

 

É a cidade perfeita para uma escapadela urbana de fim-de-semana, sendo que o melhor é que é possível visitar Glasgow com pouco dinheiro. Para te dar um pouco de inspiração, aqui tens uma lista de dez coisas fantásticas para fazer em Glasgow sem gastar muito.

Pequeno-almoço no Stravaigin

Pequeno-almoço para amantes da gastronomia Imagens: Facebook

Acreditamos piamente num bom pequeno-almoço, para te dar forças para um dia a descobrir um sítio novo. Em Glasgow, o pequeno-almoço que tomaríamos seria o que vais comer no Stravaigin. O pequeno-almoço completo deles é simples e delicioso, havendo também uma versão vegetariana (ambas por menos de 7 £), sendo o combustível turístico perfeito para um dia de passeio.

 

Contudo, para os especialistas do pequeno-almoço, as estrelas ali são as fatias douradas com bacon local (6,45 £) e o seu estupidamente bom Nasi Goreng; bacon e arroz de gambas frito, com um ovo escalfado em cima (9,45  £). Este sítio é simplesmente maravilhoso. Se estiveres pela cidade, vai ser um crime se não comeres qualquer coisa por lá.

Visita a Necrópolis

Visitar um cemitério talvez não seja o que muita gente considera um momento bem passado, o que é compreensível. No entanto, não ponhas de parte essa ideia. É muito mais tranquilo do que assustador e as lápides e monumentos são bastante bonitos.

 

Trata-se de um sítio cheio de atmosfera e tranquilidade. Contudo, a principal atracção são as vistas sobre a cidade a partir dali. Se estás à procura de uma perspectiva da cidade um pouco diferente, então este é o sítio onde a vais encontrar. A entrada é totalmente gratuita. Certifica-te de que vais lá antes do pôr-do-sol.

Tira uma foto do Ole Conehead

A estátua do Duke de Wellington, que ocupa um lugar de destaque na Royal Exchange Square, é uma das atracções mais populares de Glasgow. Só que isso tem menos que ver com a personalidade representada, e mais com o cone na sua cabeça.

 

O que começou como uma partida pregada por bêbedos é agora uma “tradição” com 30 anos; aos domingos de manhã, o Duque enfrenta o mundo com um cone de trânsito cor-de-laranja enfiado na cabeça. Por vezes, as orelhas do seu corcel são também adornadas de forma similar.

 

As autoridades já desistiram há muito de remover o cone, que teima em reaparecer na noite seguinte. Por isso, agora o cone está quase sempre na cabeça do Duque. É uma parvoíce, mas é um encantador reflexo do humor do povo de Glasgow. Tira uma selfie com ele, já que não custa nada. É simplesmente… Glasgow.

Passa algum tempo no Palácio do Povo

Os melhores sapatos de sempre. Imagens: Facebook

Visita o Palácio do Povo, para poderes ter uma perspectiva verdadeiramente fascinante sobre Glasgow e os seus habitantes, desde o século XVIII até ao momento presente.

 

O edifício em si é maravilhoso, e vais poder ver imensas coisas interessantes - imagens antigas de habitantes, a reconstrução de uma casa com um quarto, datada de 1930, na qual uma família inteira terá vivido e, acima de tudo, as autênticas botas-banana que Edmund Smith desenhou para Billy Connolly, as quais usou pela primeira vez em palco em 1975.

 

Ora aí tens um pedaço importante da história de Glasgow. A entrada também é totalmente gratuita, sendo a forma perfeita de passares algumas horas, se estiveres por Glasgow com pouco dinheiro.

Coscuvilha a casa de Mackintosh

Charles Rennie Mackintosh foi um arquitecto, designer e artista, originário de Townhead, em Glasgow.

 

Mackintosh concebeu alguns dos mais famosos edifícios de Glasgow, sendo que os poderás visitar todos, se quiseres. No entanto, se és tão coscuvilheiro/a como nós, vais querer dar uma espreitadela à casa de Mackintosh, onde o próprio viveu com Margaret McDonald Mackintosh durante 8 anos, no início do século XX.

 

Uma meticulosa reconstrução da casa e do seu interior na Hunterian Art Gallery, na Universidade de Glasgow, quer dizer que podes aperceber-te do quão progressista era Mackintosh, e de como o seu estilo era tão moderno. É fascinante e a melhor parte é que a visita guiada de 30 minutos é totalmente gratuita.

Descobre a Sharmanka Kinetic Gallery and Theatre

Estranho e maravilhoso. Imagens: Facebook

A Sharmanka Kinetic Gallery and Theatre é muito fixe, tal como muitas missões de amor podem ser. A galeria foi aberta em 1996 por Eduard Bersudsky, um escultor e mecânico russo.

 

A galeria é uma colecção estranha e maravilhosa de esculturas motorizadas, construídas de sucata, que ganham vida com o seu movimento, assim como com uma maravilhosamente estranha música ambiente e iluminação.

 

É um festim para os sentidos; é estranha de uma forma perfeita e brilhante. Para assistires a um espectáculo de 45 minutos, do qual não te vais esquecer facilmente, só tens de pagar 6 £. Não deixes de a visitar, pois é uma das melhores coisas para fazer em Glasgow por pouco dinheiro.

Faz a visita guiada à cervejeira de Wellpark

A Tennent Caledonian é uma das cervejarias mais antigas do Reino Unido. Em Wellpark Brewery, têm estado muito ocupados a produzir “a pint preferida da Escócia” para todos desde 1885 (e fabricando outras cervejas há mais de 400 anos, antes disso).

 

Uma visita à cervejaria custa 7,50 £, o que te proporciona uma perspectiva verdadeiramente interessante da história da cervejaria e da lager Tennent em particular.

 

Também tens direito a uma pint no fim da visita, assim como algumas pequenas amostras de outras bebidas ali fabricadas. Vale bem o dinheiro.

Visita o Museu e Galeria de Arte de Kelvingrove...

... e deixa algumas horas livres para te deixares absorver completamente pela fabulosa colecção de arte na Galeria de Arte de Kelvingrove.

 

A colecção permanente é verdadeiramente impressionante: 22 galerias temáticas têm cerca de 8 mil peças diferentes de todo o mundo, num espaço incrível.

 

Da arte egípcia até ao maravilhosamente bem conservado avião Spitfire, da 2ª Guerra Mundial, passando pelo encantador Sir Roger, o elefante asiático, as fenomenais exposições na galeria e museu vão entreter miúdos, graúdos e toda a gente durante uma manhã ou tarde.

 

Adivinha quando é que custa? Nada. É totalmente de borla.  Podes gastar o teu dinheiro num café e numa fatia de bolo no café da galeria, se te apetecer!

Come um mac and cheese no Sloans Glasgow

O Sloans, o bar e restaurante mais antigo de Glasgow, serve comes e bebes desde 1797. Não sabemos há quando tempo é que o mac and cheese faz parte do menu, mas estamos muito agradecidos que assim seja.

 

Por 7,95 £, podes comer uma enorme tijela da sua famosa delícia de macarrão, cheia de queijo e hidratos de carbono, servida com batatas fritas. Também recomendamos que eleves a coisa a outro nível, pedindo uma cobertura de bacon extra e queijo brie por mais 1,50 £.

 

É o topo da comida de conforto, é uma instituição da cidade e definitivamente que te vai encher a barriga, o que é precisamente aquilo que queres, quando estás por Glasgow com um orçamento apertado.

Bebe um gole e dá um pé de dança no King Tut’s Wah Wah Hut

E não é só porque tem um nome fantástico (mas também porque tem um nome fantástico). O King Tut’s é um dos melhores e mais conhecidos espaços de música ao vivo em Glasgow, e com razão. Isso é um feito admirável, numa cidade que é famosa pela sua música ao vivo.

 

Localizado em Vincent Street, é um espaço bastante pequeno, com um alinhamento de concertos incrível durante todo o ano. Geralmente, podes entrar por menos de dez libras, sendo que vale cada tostão. Consulta a agenda de concertos antes de ires e comprar bilhetes antecipadamente.

 

 

 

Se a nossa fantástica lista de coisas para fazer em Glasgow por pouco dinheiro te despertou o interesse, então dá uma olhadela aos nossos voos para Glasgow.

 

- Dee Murray