Ahhhh Glasgow. É uma das cidades mais divertidas que algum dia vais visitar - as pessoas são fantásticas, a música ao vivo é fenomenal, a cultura é imensa, as Tennents correm como Irn Bru e a pronúncia é, por vezes, quase impossível de decifrar.
É a cidade perfeita para uma escapadela urbana de fim-de-semana, sendo que o melhor é que é possível visitar Glasgow com pouco dinheiro. Para te dar um pouco de inspiração, aqui tens uma lista de dez coisas fantásticas para fazer em Glasgow sem gastar muito.
Acreditamos piamente num bom pequeno-almoço, para te dar forças para um dia a descobrir um sítio novo. Em Glasgow, o pequeno-almoço que tomaríamos seria o que vais comer no Stravaigin. O pequeno-almoço completo deles é simples e delicioso, havendo também uma versão vegetariana (ambas por menos de 7 £), sendo o combustível turístico perfeito para um dia de passeio.
Contudo, para os especialistas do pequeno-almoço, as estrelas ali são as fatias douradas com bacon local (6,45 £) e o seu estupidamente bom Nasi Goreng; bacon e arroz de gambas frito, com um ovo escalfado em cima (9,45 £). Este sítio é simplesmente maravilhoso. Se estiveres pela cidade, vai ser um crime se não comeres qualquer coisa por lá.
Visitar um cemitério talvez não seja o que muita gente considera um momento bem passado, o que é compreensível. No entanto, não ponhas de parte essa ideia. É muito mais tranquilo do que assustador e as lápides e monumentos são bastante bonitos.
Trata-se de um sítio cheio de atmosfera e tranquilidade. Contudo, a principal atracção são as vistas sobre a cidade a partir dali. Se estás à procura de uma perspectiva da cidade um pouco diferente, então este é o sítio onde a vais encontrar. A entrada é totalmente gratuita. Certifica-te de que vais lá antes do pôr-do-sol.
A estátua do Duke de Wellington, que ocupa um lugar de destaque na Royal Exchange Square, é uma das atracções mais populares de Glasgow. Só que isso tem menos que ver com a personalidade representada, e mais com o cone na sua cabeça.
O que começou como uma partida pregada por bêbedos é agora uma “tradição” com 30 anos; aos domingos de manhã, o Duque enfrenta o mundo com um cone de trânsito cor-de-laranja enfiado na cabeça. Por vezes, as orelhas do seu corcel são também adornadas de forma similar.
As autoridades já desistiram há muito de remover o cone, que teima em reaparecer na noite seguinte. Por isso, agora o cone está quase sempre na cabeça do Duque. É uma parvoíce, mas é um encantador reflexo do humor do povo de Glasgow. Tira uma selfie com ele, já que não custa nada. É simplesmente… Glasgow.
Visita o Palácio do Povo, para poderes ter uma perspectiva verdadeiramente fascinante sobre Glasgow e os seus habitantes, desde o século XVIII até ao momento presente.
O edifício em si é maravilhoso, e vais poder ver imensas coisas interessantes - imagens antigas de habitantes, a reconstrução de uma casa com um quarto, datada de 1930, na qual uma família inteira terá vivido e, acima de tudo, as autênticas botas-banana que Edmund Smith desenhou para Billy Connolly, as quais usou pela primeira vez em palco em 1975.
Ora aí tens um pedaço importante da história de Glasgow. A entrada também é totalmente gratuita, sendo a forma perfeita de passares algumas horas, se estiveres por Glasgow com pouco dinheiro.
Charles Rennie Mackintosh foi um arquitecto, designer e artista, originário de Townhead, em Glasgow.
Mackintosh concebeu alguns dos mais famosos edifícios de Glasgow, sendo que os poderás visitar todos, se quiseres. No entanto, se és tão coscuvilheiro/a como nós, vais querer dar uma espreitadela à casa de Mackintosh, onde o próprio viveu com Margaret McDonald Mackintosh durante 8 anos, no início do século XX.
Uma meticulosa reconstrução da casa e do seu interior na Hunterian Art Gallery, na Universidade de Glasgow, quer dizer que podes aperceber-te do quão progressista era Mackintosh, e de como o seu estilo era tão moderno. É fascinante e a melhor parte é que a visita guiada de 30 minutos é totalmente gratuita.
A Sharmanka Kinetic Gallery and Theatre é muito fixe, tal como muitas missões de amor podem ser. A galeria foi aberta em 1996 por Eduard Bersudsky, um escultor e mecânico russo.
A galeria é uma colecção estranha e maravilhosa de esculturas motorizadas, construídas de sucata, que ganham vida com o seu movimento, assim como com uma maravilhosamente estranha música ambiente e iluminação.
É um festim para os sentidos; é estranha de uma forma perfeita e brilhante. Para assistires a um espectáculo de 45 minutos, do qual não te vais esquecer facilmente, só tens de pagar 6 £. Não deixes de a visitar, pois é uma das melhores coisas para fazer em Glasgow por pouco dinheiro.
A Tennent Caledonian é uma das cervejarias mais antigas do Reino Unido. Em Wellpark Brewery, têm estado muito ocupados a produzir “a pint preferida da Escócia” para todos desde 1885 (e fabricando outras cervejas há mais de 400 anos, antes disso).
Uma visita à cervejaria custa 7,50 £, o que te proporciona uma perspectiva verdadeiramente interessante da história da cervejaria e da lager Tennent em particular.
Também tens direito a uma pint no fim da visita, assim como algumas pequenas amostras de outras bebidas ali fabricadas. Vale bem o dinheiro.
... e deixa algumas horas livres para te deixares absorver completamente pela fabulosa colecção de arte na Galeria de Arte de Kelvingrove.
A colecção permanente é verdadeiramente impressionante: 22 galerias temáticas têm cerca de 8 mil peças diferentes de todo o mundo, num espaço incrível.
Da arte egípcia até ao maravilhosamente bem conservado avião Spitfire, da 2ª Guerra Mundial, passando pelo encantador Sir Roger, o elefante asiático, as fenomenais exposições na galeria e museu vão entreter miúdos, graúdos e toda a gente durante uma manhã ou tarde.
Adivinha quando é que custa? Nada. É totalmente de borla. Podes gastar o teu dinheiro num café e numa fatia de bolo no café da galeria, se te apetecer!
O Sloans, o bar e restaurante mais antigo de Glasgow, serve comes e bebes desde 1797. Não sabemos há quando tempo é que o mac and cheese faz parte do menu, mas estamos muito agradecidos que assim seja.
Por 7,95 £, podes comer uma enorme tijela da sua famosa delícia de macarrão, cheia de queijo e hidratos de carbono, servida com batatas fritas. Também recomendamos que eleves a coisa a outro nível, pedindo uma cobertura de bacon extra e queijo brie por mais 1,50 £.
É o topo da comida de conforto, é uma instituição da cidade e definitivamente que te vai encher a barriga, o que é precisamente aquilo que queres, quando estás por Glasgow com um orçamento apertado.
E não é só porque tem um nome fantástico (mas também porque tem um nome fantástico). O King Tut’s é um dos melhores e mais conhecidos espaços de música ao vivo em Glasgow, e com razão. Isso é um feito admirável, numa cidade que é famosa pela sua música ao vivo.
Localizado em Vincent Street, é um espaço bastante pequeno, com um alinhamento de concertos incrível durante todo o ano. Geralmente, podes entrar por menos de dez libras, sendo que vale cada tostão. Consulta a agenda de concertos antes de ires e comprar bilhetes antecipadamente.
Se a nossa fantástica lista de coisas para fazer em Glasgow por pouco dinheiro te despertou o interesse, então dá uma olhadela aos nossos voos para Glasgow.
- Dee Murray