De olho no bairro: Os bairros mais cool de Barcelona

Das muralhas com dois mil anos da Ciutat Vella às ruas salgadas do bairro dos pescadores, estes são os sete bairros mais cool de Barcelona que vale a pena explorar...

El Born e Gótico

Dentro de muralhas ancestrais, os bairros mais antigos de Barcelona são agora um centro de moda independente, cheio de lojas que vendem de tudo, desde artigos vintage e prêt-à-porter de alta gama a peças feitas à mão e artigos para o lar.

 

Comece a sua visita na icónica via conhecida como Las Ramblas e descubra sítios cheios de cultura, como o Museu Picasso e a dramática catedral.

 

No bairro de Born, passeie pelo verde Passeig Del Born e pare para recarregar energias num dos bares, cafés ou restaurantes da moda, antes de visitar a impressionante igreja de Santa Maria del Mar.

Raval

O bairro de Raval não é só uma área de confluência de culturas. Ao longo dos últimos anos, tornou-se no centro artístico da cidade, com o alucinante MACBA (Museu de Arte Contemporânea de Barcelona) e o CCCB (Centro de Cultura Contemporância), pérolas da zona.

 

As rendas baratas também atraíram empreendedores das indústrias criativas, que encheram as ruas coloridas com bazares peculiares e lojas de moda indie.

 

Pode comprar peças únicas e achados valiosos em ruas como Carrer de la Riera Baixa e Carrer Tallers, ou provar comida étnica nos restaurantes ao longo das Carrer Joaquin Costa, Carrer Pintor Fortuny e Carrer del Dr. Dou.

Sant Antoni e Poble Sec

Estes bairros são o paraíso dos apreciadores de gastronomia, tudo isto graças ao celebrado e premiado chef Ferran Adrià, que ganhou estatuto de lenda depois de o seu restaurante El Bulli ser aclamado 5 vezes como “o melhor restaurante do mundo”.

 

Adrià e o seu irmão Albert têm agora cinco restaurantes no bairro, incluindo o restaurante Tickets, premiado pelo guia Michelin, onde pode provar criativas tapas contemporâneas.

 

No entanto, não vai encontrar só restaurantes de luxo. Ao longo de ruas como Carrer del Parlament e Carrer Blai, há vários espaços de brunch, bares de tapas e tabernas tradicionais. Basta ver onde está toda a gente para encontrar os melhores locais...

Eixample

Eixample, que significa literalmente “a extensão”, é um triunfo do planeamento urbano.

 

Foi concebido e construído no final do século XIX, quando o governo decidiu que era altura de demolir as muralhas da cidade velha e melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.

 

Rapidamente atraiu os ricos e famosos, muitos dos quais contrataram artistas como Antoni Gaudi e Lluís Domènech i Montaner para construir casas magníficas, dando ao bairro a sua alcunha de ”Quadrat d’Or” (Praça Dourada).

 

Dê um passeio pelo nobre Passeig de Gràcia, onde pode fazer compras em lojas de marcas exclusivas, antes de parar para comer umas tapas e beber cava no novíssimo empório da gastronomia, o restaurante El Nacional.

Gràcia

Em tempos, este bairro estava completamente separado da cidade de Barcelona. Contudo, acabou por ser engolido pela metrópole, quando o bairro de Eixample se expandiu.

 

Embora esteja a dez minutos de metro do centro da cidade, esta comunidade unida numa aldeia independente parece ser um mundo à parte.

 

Explore ruas como Carrer del Torrent de l’Olla, Carrer Bonavista e Carrer Verdi, onde pode experimentar comidas do mundo e encontrar várias lojas de moda indie.

Poblenou

Quando as indústrias criativas e as start-ups de tecnologia se mudaram para este bairro, em tempos a principal zona industrial da cidade, os armazéns e fábricas abandonadas foram transformados em espaços de design e edifícios de escritórios avant-garde.

 

Delicie-se com a autêntica cozinha catalã em restaurantes da velha guarda como o Els Tres Porquets. Se preferir, meta-se por uma rua secundária e descubra os novos espaços da moda, como o Skye Coffee ou o Balius Cocktail Bar.

 

Muitas das melhores praias de Barcelona encontram-se a um pequeno passo daqui.

Barceloneta

Entre o Mar Mediterrâneo e os iates bilionários que navegam na nova marina, o bairro de Barceloneta é o exemplo acabado do contraste de Barcelona entre o antigo e o moderno.

 

No entanto, apesar de tudo o que vem com o turismo de massas, este antigo bairro de pescadores conseguiu manter a aura de aldeia piscatória, continuando a ser um dos melhores locais para “ir de tapas”.

 

Abra o apetite com um passeio de bicicleta ao longo da praia e dê um mergulho rápido no mar, antes de se deliciar com marisco em bares de tapas como o Jai-ca Bar e La Cova Fumada.

 

Vai visitar Barcelona em breve?  Marque as suas fotos com #RyanairStories e poderá aparecer no nosso feed de Instagram.

 

- Ben Holbrook