Dez coisas para fazer por menos de dez euros... em Estocolmo

Sítios como Estocolmo, conhecidos por serem bastante caros, tendem a ter muitas atracções interessantes gratuitas. Portanto, não é assim tão difícil divertir-se por lá sem gastar muito dinheiro. Se quiser conhecer Estocolmo e ver realmente a cidade, mas se o seu orçamento é apertado, leia esta lista sobre coisas fantásticas para fazer por dez euros ou menos.

Visita guiada gratuita

Visita guiada de Estocolmo gratuita Imagens: Facebook

As visitas guiadas a pé são do melhor que há. Pode visitar os marcos mais emblemáticos de uma nova cidade, o que é óptimo para aprender a localizar-se. Para além do mais, vai poder conhecer algumas das histórias mais interessantes da cidade. Há três visitas guiadas diferentes que pode fazer com a Free Tour Stockholm; uma visita pelo centro de Estocolmo, outra pelo centro histórico ou ainda uma visita dedicada apenas ao bairro da moda de Söder. Se quiser, até pode fazer as três visitas! Não se esqueça de dar uma gorjeta ao seu guia, visto que este só recebe se lhe derem valor!

Pausa sueca para café na Vete-Katten

Uma suprema pausa para café na padaria Vete-Katten Imagens: Facebook

Quando na Suécia, tem obrigatoriamente de fazer uma fika. Os suecos levam a sua fika (uma pausa para café melhor do que uma pausa para café) muito a sério, sendo que vai ter muitas oportunidades para o fazer. Certifique-se de que faz pelo menos uma fika na Vete-Katten. A Vete-Katten é uma super-padaria, particularmente famosa pelos seus bolos Semla e prinsesstårta (bolos princesa). Saboreie um pedaço de beleza de confeitaria e um bom café numa suprema fika sueca, por menos de dez euros. Se não conseguir decidir entre o bolo Semla ou o bolo princesa, o nosso conselho é ignorar as restrições de orçamento e provar ambos. Afinal de contas, está de férias.

Museu ao ar livre

Museu Aberto Skansen Imagens: Facebook

O Museu Aberto Skansen é um museu ao ar livre, com um jardim zoológico, sendo também um local fantástico para apreciar uma bela vista sobre a cidade. Custa 100 coroas suecas para entrar (menos de dez euros) e, assim, pode deixar-se envolver por um mundo diferente. O local inclui uma réplica de uma vila do século XIX, com sapateiros, vidreiros, curtidores de peles e ferreiros, todos eles demonstrando os seus ofícios. Por seu turno, o jardim zoológico alberga uma série de animais escandinavos, tais como ursos-pardos, renas, lobos e linces. Embora qualquer pessoa goste deste local, é particularmente agradável para famílias.

Aprecie obras de arte moderna e de arquitectura

Design, arquitectura e arte moderna, completamente grátis. Imagens: Facebook

A arquitectura e design suecos são famosos em todo o mundo (não só graças ao Ikea). Poderá conhecer a sua história e crescimento no Centro Sueco de Arquitetura e Design, localizado na ilha de Skeppsholmen, no centro de Estocolmo. O centro de design fica no mesmo complexo que o do Museu de Arte Moderna, cuja entrada também é gratuita. Assim, poderá dedicar uma manhã ou tarde por lá sem tocar na carteira.

 

Assistir ao render da guarda

Toda a gente conhece o famoso ritual londrino do render da guarda, mas Estocolmo tem a sua própria versão. É tão interessante, formal e merecedor de fotos como o render da guarda em Londres... só que é mais azul. O render da guarda de Estocolmo acontece no Palácio Real (perto da Gamla Stan, a cidade velha) todos os dias, às 12h15, de Segunda a Sexta-Feira; aos Domingos e feriados, é às 13h15. Toda a cerimónia dura cerca de uma hora, com música, cavalos e uma grande fanfarra.  Se quiser conhecer melhor o local, pode também visitar gratuitamente a Real Armaria do palácio.

Dê umas braçadas nas águas de Estocolmo

OK. Esta sugestão depende completamente da altura do ano em que decidir visitar a cidade. Contudo, se a temperatura for suficientemente simpática, pode dar um mergulho em vários locais de grande beleza em Estocolmo. Pequenas praias, enseadas e pontões de madeira são excelentes locais para se deixar ficar durante umas horas. Pode nadar em águas límpidas e até mesmo fazer um pequeno piquenique. No sítio web VisitStockholm poderá encontrar mais informações sobre os melhores locais para dar um mergulho na cidade.

Hamburgueres no Max

Imagem: Facebook

Não é costume recomendarmos cadeias de fast-food aos nossos leitores. No entanto, quando o fazemos, é porque valem mesmo a pena. A cadeia Max Burgers é o restaurante de fast-food sueco por excelência. Não só é barato, como também é muito bom. Acima de tudo, vale a pena lá ir para comparar a qualidade da comida com a de qualquer outra cadeia do género da concorrência, como se fosse uma experiência científica. Por cerca de 7 a 9 €, pode comprar um hamburguer, com batatas fritas e uma bebida incluídos. Também servem saladas, se preferir...

Conhecer o centro histórico

O encantador Gamla Stan

O excepcionalmente encantador centro histórico de Estocolmo é conhecido como Gamla Stan. É a zona da cidade onde vai dar por si a passar mais tempo, quer lhe façamos ou não a sugestão. Ainda assim, fica a sugestão! O centro histórico está repleto de belos edifícios, pequenos e vibrantes cafés, lojas de recordações cheias de pechisbeques, igrejas interessantes e pequenos museus. Se lhe apetecer gastar esses dez euros, pode fazê-lo para entrar no Museu Nobel, cuja entrada custa 10 coroas suecas (cerca de dez euros) e que inclui uma visita guiada. Ou então, pode sempre fazer outra fika. A escolha é sua!

Visita guiada artística grátis ao Metro

Porque é que os transportes públicos não são todos assim?

O metro de Estocolmo é extremamente interessante. Com uma extensão de mais de 110 km, é referenciado a nível mundial como a mais longa galeria de arte. Mais de 90 estações foram transformadas com azulejos, esculturas, murais, instalações e muito mais. É um feito realmente impressionante. Pode fazer uma visita guiada grátis muito interessante sobre as obras de arte do metro. Só tem de comprar um bilhete de metro e se preferir ir explorar por sua conta, adquira um passe de metro e embarque!

Saboreie uma sandes Reuben no Katarina Olkafe

YES. Images: Facebook.

The Reuben sandwich might be an American creation but there’s a place in Stockholm that makes one to rival any NY deli – Katarine Olkafe is a nice little pub that serves really good beer, and has an exceptionally strong sandwich game. If you’re looking for something really filling but you’re on a budget, their Reuben should sort you out. It’s inches thick with homemade pastrami, cheese, mustard, mayo and sauerkraut. The sandwich is 95 SEK, just under a tenner, so if you want drinks and sides it’s going to cost a little more than that. If you feel like splashing out, allow us to recommend the Mac and Cheese side.