Dez escapadelas perfeitas em spas

Está na altura de exorcizar a melancolia do Inverno e planear uma divertida escapadinha num spa, ou um fim-de-semana para se mimar em algum sítio fabuloso.

 

Existe uma enorme variedade de retiros relaxantes pela Europa e arredores, sendo estes dez as nossas escolhas...

Marraquexe

Marraquexe

Há algo mais revigorante do que um retiro de spa em Marraquexe?

 

Esta cidade marroquina, exótica e colorida, alberga uma variedade de hotéis boutique ao estilo de Riade, que estão prontos e desejosos para o/a estragar com mimos, seja durante um fim-de-semana ou uma semana inteira de coisas boas e rejuvenescentes.

 

Enquanto as suas manhãs e, frequentemente noites, poderão estar recheadas de tratamentos hammam e travessas de reconfortante chá de menta, vale a pena aventurar-se durante o dia numa visita ao Jardim Majorelle (o belo jardim fechado, propriedade do estilista Yves Saint Laurent), ou até aos perfumados souks, onde pode comprar chá, perfumes e o importantíssimo óleo de argânia.

Algarve

Monchique

O Algarve nunca falha ao atrair multidões até às suas costas solarengas, mas a maior parte dos visitantes desconhece a costa nordeste da região, em particular a zona conhecida como “o jardim do Algarve”.

 

A zona da Serra de Monchique, a 300 metros acima do nível do mar, é verde e montanhosa, sendo perfeita para fazer caminhadas, andar de bicicleta e montar a cavalo.

 

É igualmente perfeita para pausas de puro prazer em qualquer um dos seus variados resorts de bem-estar.

Baden-Baden

Baden Baden

Baden Baden fica no sudoeste da Alemanha, sendo uma vila termal que pratica bem-estar e relaxamento em grande estilo.

 

Ali, vai encontrar por toda a cidade grutas de sal marinho, banhos termais, terapias anti-stress e todo o tipo de clínicas dedicadas à saúde e ao bem-estar.

 

Ao mesmo tempo, também vai encontrar hotéis cheios de estilo, belas oportunidades para fazer compras de luxo, assim como as condições perfeitas para fazer caminhadas, esquiar no Inverno ou jogar golfe e ténis.

 

Um aviso: é bem possível que nunca mais se queira ir embora.

Chianciano Terme

Chianciano Terme

O lema de Chianciano Terme é “A Cidade da Saúde”, não sendo difícil perceber porquê. Tal como Bath, em Inglaterra, esta vila toscana é rica em águas minerais. Os seus resorts proporcionam-lhe uma oportunidade de desfrutar de uma experiência completa, que inclui desde nascentes de águas minerais a museus, spas e desporto.

 

Poderá passar o dia a chapinhar em nascentes de águas minerais naturalmente fortificadas, em spas, em piscinas de água mineral com cascatas, jactos e correntes, para além de um spa sensorial - se isto lhe parece espantoso, é porque é MESMO.

 

Este spa está dividido em quatro “trilhos sensoriais”: depurativo, relaxante, energético e de reequilíbrio. Portanto, seja qual for o seu problema, eles resolvem-no.

 

O spa tem uma piscina com um remoinho, sauna, banhos turcos, sessões de aromaterapia e muito, muito mais. Se isto não é a definição de um sonho, então não sei que lhe diga.

Carlsbad

Carlsbad

Para além de pertencer a um conto de fadas com todo o direito, graças aos seus coloridos edifícios aninhados nas montanhas da Boémia, Carlsbad - ou Karlovy Vary, em checo - é uma zona termal importante na Europa de Leste. Seja qual for a sua preferência, ali vai ter uma experiência de bem-estar total.

 

Relaxe num dos spas de renome mundial com profissionais que lhe vão receitar os tratamentos correctos, para garantir que regressa a casa fresco/a e rejuvenescido/a; faça uma visita a um dos melhores profissionais privados de saúde do mundo, se o seu problema é mais sério; fique num daqueles que são os melhores hotéis que a República Checa tem para oferecer e descubra a rica cultura de golfe da cidade.

 

A viagem de comboio de Praga até Carlsbad demora cerca de três horas.

Budapeste

Termas Medicinais de Szechenyi

Há séculos que Budapeste está no topo das listas europeias de cidades termais, graças a uma rede de nascentes de água quente natural, que borbulha sob a superfície da cidade.

 

As boas notícias são que não tem de gastar uma fortuna para mergulhar nas suas maravilhosas qualidades terapêuticas.

 

Por cerca de 20 €, pode desfrutar das quentes e curativas águas das Termas Medicinais de Szechenyi, ou passar uma tarde de relaxamento nos banhos termais de Gellért.

 

Para mimos de luxo, não é preciso ir mais longe do que os decadentes arredores dos hotéis termais de Budapeste.

Bath

Termas de Bath

“Chegaram a Bath. Catherine estava ansiosa e encantada. Os seus olhos estavam aqui, ali, em todo o lugar, enquanto se aproximavam dos seus belos e impactantes arredores, passando em seguida por aquelas ruas que os conduziam ao hotel. Ela queria estar feliz e já se sentia assim.”  

 

Jane Austen pode ter escrito estas palavras há 200 anos, mas a sua descrição da vila termal mais famosa do Reino Unido ainda é muito actual.

 

Bath é conhecida pelas suas nascentes termais, em torno das quais os Romanos construíram um templo e um complexo termal, que veio a dar o nome à cidade.

 

Apesar de a fama termal de Bath estar mais centrada nas suas nascentes de água quente, existem vários hotéis termais que oferecem pacotes de meia-semana ou de um fim-de-semana de mimos.

 

A maior parte das instalações destes hotéis estão abertas também a não-residentes, o que quer dizer que pode sempre dar lá um salto para fazer um ou dois tratamentos, enquanto está de visita.

Piešťany

Vilas termais da Eslováquia

As vilas termais da Eslováquia são ricas em minerais terapêuticos, nascentes termais e águas com propriedades curativas.

 

Piešťany é provavelmente a vila termal mais famosa da Eslováquia, estando a uma hora de carro, ou 50 minutos de comboio a partir de Bratislava.

 

Esqueça as suas inquietações e mergulhe no ambiente luxuoso, enquanto absorve as propriedades terapêuticas das nascentes de águas quentes locais e lama sulfurosa. Garantidamente que vai regressar a casa a brilhar com saúde.

Múrcia

O Mar Menor em Múrcia

Não só as lamas do Mar Menor de Múrcia são sobejamente conhecidas em Espanha pelas suas propriedades terapêuticas mágicas, mas também a região está repleta de águas ricas em minerais.

 

Os resorts termais na cidade de Archena (a 25 quilómetros do centro de Múrcia) captam toda esta maravilha terrena, oferecendo pacotes terapêuticos e tratamentos revitalizantes.

 

A vista também não é nada má. Localizados no fértil Vale de Ricote, pode antecipar despertares matinais com vistas para amendoeiras, laranjeiras e montanhas escarpadas.

Spa

Cidade belga de Spa

Facto: a cidade belga de Spa tem atraído viajantes graças às suas águas terapêuticas desde o século XIV, sendo responsável pelo conceito moderno de spa.

 

Actualmente, ainda é o destino perfeito para quem quer fazer uma pausa de tranquilidade, com diversos pactos de relaxamento disponíveis em hotéis e resorts locais.

 

Uma das atracções mais recentes da vila chama-se Les Thermes de Spa, estando aberta para sessões de uma tarde ou de dias inteiros.

 

A localização de Spa, junto à fronteira com a Alemanha, quer dizer que é acessível tanto a partir de Bruxelas, como de Colónia, seja de carro ou de comboio.

 

- Mathilda Edwards