Dez razões pelas quais tens de ir a Belfast já

Não importa se escolheres comer tudo o que te aparecer à frente, ou absorver a sua emocionante história, ou dar uma escapadela às zonas em redor de Belfast: esta “pequena cidade” é o sítio onde tens de estar agora.

É o paraíso dos amantes da gastronomia

Os chefs combinam ingredientes locais e tradicionais para criar sabores de renome mundial, o que se reflecte na recente aquisição de uma estrela Michelin por dois dos restaurantes de topo de Belfast, o Ox e o Eipic.

 

Se preferires uma experiência de jantar mais casual, mas igualmente saborosa, visita o Salt, na continental St Anne’s Square, ou delicia-te com comida feita com ingredientes locais no Made in Belfast.

 

Durante o dia, vai até ao St George’s Market, para provares produtos caseiros e misturares-te com os simpáticos habitantes locais.

 

As noites devem ser passadas a absorver o ambiente do vibrante centro nocturno de Belfast, o Cathedral Quarter. Na manhã seguinte, atira-se a uma tradicional Ulster Fry no Maggie May’s ou no Harlem Café.

Tem imensa história

Uma das melhores formas de descobrir a história recente de Belfast é partir numa Black Cab Tour, que te leva aos famosos murais políticos de Belfast.

 

Para veres um pouco do que era Belfast na era vitoriana, visita a Crumlin Road Gaol, que existe há 150 anos. Entretanto, uma visita ao Titanic Belfast (recentemente nomeada uma das principais atracções da Europa) vai levar-te a uma imersão no fascinante passado de construção naval da cidade.

É uma cidade repleta de cultura

Belfast pode gabar-se de ter um rico património cultural e literário. Este legado ainda vibra em locais como o teatro The Lyric e o The MAC.

 

A cena artística vibrante da cidade também está em alta, com o Crescent Arts Centre a ter patentes exposições diárias e recitais, enquanto a Galeria Fenderesky, no centro da cidade, mostra obras do melhor talento local e internacional.

Belfast ao ar livre é DEMAIS

Não nos chamam a Ilha Esmeralda por acaso! Belfast está cheia de espaços onde podes desfrutar de uma lufada de ar fresco.

 

Nos Jardins Botânicos da cidade, podes passear por roseiras, ou vaguear pela verdejante paisagem tropical de Palm House.

 

Em alternativa, se preferires um passeio mais desafiante, faz uma caminhada no Parque de Cavehill Country e desfruta de uma espantosa vista panorâmica sobre a cidade.

Tem um bairro de estudantes que está na moda

Belfast é uma cidade universitária, com uma população de estudantes jovem e animada. A Queen’s University Belfast, com os seus tijolos vermelhos, abriu em 1849, tendo um espaço espantoso para descobrir.

 

Perto dali, o Museu Ulster, cheio de história da Irlanda do Norte, arte e zonas de descoberta interactivas, também merece uma visita. Toda esta zona é conhecida como Queen’s Quarter, albergando alguns dos melhores cafés, bares, galerias e salas de concertos da cidade.

 

Se te apetecer uma dose de cafeína, recomendamos a loja de café especializada The Pocket e o Kaffe O, cheio de nordic cool.

É o paraíso das compras

O centro compacto de Belfast faz com que esta cidade seja perfeita para fazer compras. Victoria Square, com o seu centro comercial a céu aberto, tem mais 70 lojas bem conhecidas, restaurantes e cafés.

 

Dica: Sobre ao topo da cúpula para uma vista panorâmica extra sobre a cidade.

 

Se quiseres comprar presentes, tais como mantas e cachecóis, peças de cerâmica, roupa e tudo o resto, não precisas de ir mais longe do que a cadeia familiar irlandesa Avoca. Não deixes de ir ao curioso Studio Souk: trata-se de um bazar de artesanato local, perfeito para fazer compras de última hora.

A cidade está rodeada de casas senhoriais e castelos

Foge ao movimento da cidade com uma visita a uma das muitas casas históricas e jardins do National Trust. Propriedades como o neoclássico Mount Stewart, ou os finos Rowallane Gardens são destinos perfeitos para uma viagem de um dia.

 

Os amantes da Natureza também vão adorar a reserva pantanosa de Castle Espie, em County Down, que alberga a maior colecção de pássaros aquáticos autóctones da Irlanda.

É a casa d'A Guerra dos Tronos

Os fãs d' A Guerra dos Tronos vão ter a oportunidade de entrar no coração dos Sete Reinos, nos arredores da cidade.

 

Para dares início de forma dramática à tua aventura em Westeros, vai até Parque Florestal de Tollymore, com a floresta frondosa, cavernas escondidas e pontes em estilo gótico.

 

Ali, poderás observar a vista espectacular das Montanhas Mourne que, segundo consta, inspiraram as Crónicas de Narnia, da autoria de C.S. Lewis. A nordeste dali, encontra-se a Abadia de Inch, com 800 anos de existência, que é a localização de alguns dos momentos mais memoráveis d'A Guerra dos Tronos.

 

Para oeste, vais encontrar Castle Ward, o lar da Casa Stark: Winterfell.

 

Mesmo que não sejas fã desta imensamente popular série de televisão, a incrível beleza da arquitectura clássica e gótica desta propriedade do século XVIII faz com que seja perfeita para uma viagem de carro.

As suas paisagens são lendárias (literalmente)

Segundo uma lenda popular irlandesa, Giant’s Causeway foi construído pelo herói mítico irlandês Finn Macool, como um desafio a um gigante escocês.

 

Menos romântico, mas não menos impressionante é o facto de que as 40 mil colunas que compõem este local Património da UNESCO foram moldadas pela actividade vulcânica há cerca de 60 milhões de anos.

 

Depois de absorveres a magia de Giant’s Causeway, dá um salto até à ponte de corda de Carrick-a-Rede, que liga a ilha principal à pequena ilha de Carrick-a-Rede. Aproveita para observar as ondas do Atlântico a rebentar lá em baixo.

A diversão é suprema

Mais do que tudo o que é referido nesta lista, são os habitantes locais, calorosos e hospitaleiros, que vão fazer com que a tua viagem a Belfast seja inesquecível.

 

Não há melhor forma de acabar um dia cheio de acção do que a descansar num acolhedor pub, metendo conversa com os simpáticos locais.

 

Vai até ao famoso Crown Liquor Saloon (património do National Trust) ou ao Duke of York, que tem uma esplanada exterior e sessões de música tradicional duas vezes por semana.

 

Voos para Belfast

 

- Equipa da Ryanair