Eis porque vais ADORAR Nantes

Nantes é uma cidade cheia de vida, criativa e moderna, à qual muitos artistas chamam a sua casa. Também tem servido de inspiração a muitos outros. Basta pensares na banda Beirut e na sua famosa canção “Nantes”, já para não falar na realizadora Agnès Varda, considerada a mãe da Nova Vaga de cinema francês- A cidade exala arte em todos os seus recantos. No entanto, a cultura é apenas uma das razões pelas quais vale a pena visitar a sexta maior cidade de França.

 

Localizada entre terra e mar, Nantes é frequentemente considerada um dos melhores sítios para viver em França. Conhecida por ser uma cidade amiga do ambiente, ali há mais de 1000 hectares de espaços verdes, com parques, jardins e ciclovias.

A não perder

Nenhuma viagem a Nantes poderá ficar completa sem partir à descoberta do Castelo dos Duques de Bretanha. Outrora o lar da Rainha de França, Ana de Bretanha, o castelo-museu é actualmente um marco de Nantes e da história da Bretanha. O acesso às muralhas, pátio e jardins é gratuito. Entretanto, o Museu de História de Nantes leva-te numa viagem pela história da cidade, incluindo o papel que Nantes representou no comércio de escravos europeu, assim como as suas indústrias locais e porto colonial.

Jardin des Plantes

O parque da cidade “Jardin des Plantes” é um espaço interactivo, amigo das famílias. Ali, vais dar por ti rodeado/a de criações fantásticas do artista francês Claude Ponti, assim como de cafés encantadores, plantas e estufas. 

Les Machines de l’Ile

Les Machines de l’Ile, por sua vez, estão completamente para lá daquilo que possas imaginar. Não há fotos nem vídeos que façam justiça a este mundo de sonho criado por Júlio Verne. Colhendo inspiração no universo mecânico de Leonardo da Vinci e na história industrial de Nantes, localizados nos antigos estaleiros de Ile de Nantes, vais encontrar o Grand Elephant, com 12 metros de altura, o qual podes montar. Vais também encontrar um Carrossel dos Mundos Marinhos, com 35 criaturas marinhas animadas (não importa a tua idade, porque vais ficar impressionado/a).  

Le Lieu Unique

Contudo, se quiseres realmente conhecer melhor a cidade, faz uma visita ao Le Lieu Unique. A primeira coisa que vai saltar a vista vai ser a torre LU (construída em 1909), um marco emblemático da cidade. A celebrada fábrica de biscoitos, agora convertida num espaço criativo, inclui um bar, um restaurante, uma livraria, banhos turcos e um viveiro. O centro de artes leva ao público eventos musicais, performances e arte contemporânea, durante todo o ano. À noite, o bar é um ponto de encontro para gente cheia de estilo; aos fins-de-semana, o espaço transforma-se para acolher DJs e concertos. 

O que fazer

Dá um passeio pelos Bairros Medieval e Graslin, localizados no coração da Cité des Ducs [Cidade dos Duques], nome pelo qual Nantes é frequentemente conhecida. Estes bairros têm imensos marcos emblemáticos, igrejas e lojas criativas, onde podes encontrar roupa de design, mobiliário e decoração. Quando começares a ficar com fome, vais ver que também não faltam cafés, bares e restaurantes.

Musée d’arts de Nantes

O Museu das Artes de Nantes é o maior museu em França Ocidental. A sua rica colecção inclui mais de 12 mil peças, que vão desde obras antigas a contemporâneas, sendo algumas da autoria de artistas de fama mundial, como Picasso e Monet.

Le Passage Pommeraye

Poderás viajar no tempo e fazer compras no Le Passage Pommeraye, uma arcada do século XIX, que alberga cerca de 50 lojas. Maravilhoso!

Le Mémorial de l’Abolition de l’Esclavage

O Memorial da Abolição da Escravatura relembra as expedições de Nantes no comércio de escravos. 

Le Nid

O Le Nid, um bar localizado no 32º andar da Torre da Bretanha, proporciona vistas panorâmicas de 360° sobre a cidade. O artista Jean Jullien criou ali um ambiente divertido, com uma decoração inspirada em pássaros. As cadeiras e mesas são cascas de ovos gigantescas, com um enorme bar em forma de pássaro branco.

Segue a linha verde

The Green Line

A iniciativa Le Voyage à Nantes criou uma linha verde no chão, que te guia pelas principais lojas da cidade e outras atracções. Segue a linha verde pelo coração de Nantes, para encontrares tudo o que a cidade tem para oferecer, de curiosidades engraçadas aos principais marcos da cidade.

Onde comer

La Cigale

No belo Bairro Graslin, vais encontrar o restaurante La Cigale, em estilo Art Nouveau. Aberto desde 1895, está listado como um monumento histórico. O La Cigale não só tem uma interminável exposição de ornamentos, como também serve gastronomia francesa divinal, tanto da terra, como do mar.

Le Bouchon

Num dos edifícios mais antigos do centro histórico de Nantes, poderás também encontrar o restaurante Le Bouchon. Podes antecipar um ambiente caloroso e acolhedor, com uma encantadora esplanada durante o Verão. Este restaurante é o sítio ideal para uma saída romântica, ou um jantar intimista com amigos. Ali, os pratos franceses são très chic - comem os olhos e o estômago.

La Cantine du Voyage

O La Cantine du Voyage proporciona um ambiente relaxante, mesmo ao lado dos famosos Les Anneaux. Este restaurante, com uma mesa comum, oferece um menu que inclui uma salada de entrada (com ingredientes provenientes do seu jardim de vegetais orgânicos, mesmo ao lado do restaurante), frango, batatas e uma bebida (vinho, cerveja ou sumo). Tudo isto por cerca de 11 €. Simples e delicioso.

Le Coin des Crêpes

Se quiseres comer crepes, bolachas e cidra, vai até ao Le Coin des Crêpes, um encantador espaço de crepes, com imensas opções e um serviço fantástico. Este é o sítio ideal para ti, se estás à procura de crepes e bolachas feitos com qualidade e ingredientes frescos. 

Barapom

Apetece-te levar um crepe contigo? Então, o Barapom é o teu sítio. Esta crêperie serve crepes em forma de cone, para que possas passear por Nantes, saboreando uma destas delícias. Experimenta um crepe com uma cola Breizh, a cola tradicional da Bretanha.

 

Para mais opções e informações, podes visitar o guia “Les Tables de Nantes”, no qual a iniciativa Le Voyage à seleccionou cerca de 150 restaurantes na zona - www.lestablesdenantes.fr  

As vinhas de Nantes

Château du Coing de Saint-Fiacre

Tira o maior partido da tua viagem e visita o berço do vinho Muscadet, nas vinhas de Nantes. Descobre as pérolas escondidas da capital do Muscadet e os seus 11,500 hectares de vinhas, que cobrem a maior área do vale do Loire. Em algumas das vinhas da região, podes encontrar visitas guiadas. No Château du Coing de Saint-Fiacre, podes ficar a saber mais sobre a região e a sua indústria vinícola com os seus funcionários. Esta vinha cobre 45 hectares e está rodeada por um belo castelo em estilo italiano  (entre os séculos XV e XIX). 

Onde ficar

Hôtel La Pérouse

O Hôtel La Pérouse, de 4 estrelas, é um hotel de design situado no centro de Nantes. Trata-se de um edifício avant-garde, da autoria de dois arquitectos locais, Barto + Barto, que foi inaugurado em 1993. A sua impressionante arquitectura já lhe rendeu vários prémios. Os quartos têm uma decoração moderna, actualizada em 2016. O pequeno-almoço é concebido com produtos locais, sendo que podes comê-lo na sala de pequenos-almoços ou no teu quarto, sem custos acrescidos.

OKKO Hotel

O OKKO Hotel é um moderno e acolhedor hotel de 4 estrelas, localizado a pouca distância do Castelo dos Duques de Bretanha. Partindo da visão de Olivier Devys e criado por Patrick Norguet, este hotel tem a zona de convívio perfeita, ideal para encontros profissionais. À noite, o hotel oferece uma bebida alcoólica gratuita e uma selecção de tapas francesas.

Passe Nantes

O Passe Nantes - imperdível ao melhor preço - é o cartão da cidade, sendo fácil de utilizar. Este cartão dá entrada nos principais museus, servindo também para os transportes públicos. Os preços oscilam entre os 25 euros para 24h, 35 euros para 48 e 45 euros para 72h. Para mais informações, visita: www.nantes-tourisme.com

 

 

Voos para Nantes

 

- Bárbara Soares.

O nosso evento de Verão?

LE VOYAGE A NANTES (Todos os Verões, entre Julho e Agosto)

 

Durante todo o ano, a Voyage à Nantes proporciona um evento sensível e poético de arte urbana, com 110 obras permanentes. Todos os Verões, artistas de todos os géneros, jardineiros, chefs e DJs são convidados a fazer uso do espaço público. São adicionadas novas atracções estivais à rota cultural da cidade, fazendo com que o ambiente em Nantes seja ainda mais vibrante. Vais encontrar de tudo: exposições pop-up e permanentes, pontos de encontro e concentrações inesperadas. Para poderes explorar cada canto da cidade, segue a linha verde pintada no chão!