O Aeroporto de Shannon, na costa ocidental da Irlanda, fica apenas a um passo de alguns dos cenários mais espectaculares da ilha, de cidades com uma cultura rica e de rotas costeiras encantadoras.
Sendo o ponto de partida ideal para quem não tem muito tempo a perder, Shannon também marca o início de um trajecto para descobrir a magia, a aventura e a beleza da rota Wild Atlantic Way.
Está a pensar viajar até à Irlanda em breve? Estas são as nove razões para eleger Shannon como a sua porta de entrada irlandesa para descobrir algumas das atracções mais amadas da ilha.
Com 1500 milhas (2500 quilómetros), a rota Wild Atlantic Way é o trajecto costeiro mais longo do mundo, com muito para ver, ficando apenas a três horas de distância de carro do Aeroporto de Shannon.
Em primeiro lugar, não há nenhuma lista de viagens imperdíveis que fique completa sem uma visita aos Penhascos de Moher.
Parte da Rede Global Geoparques da UNESCO e Zona de Protecção Especial, estes penhascos marcantes chegam a medir 702 pés (214 metros) no seu ponto mais alto.
Faça uma caminhada ao longo do trilho dos penhascos, que se alongam por 12,5 milhas (20 quilómetros), para poder apreciar a melhor vista dos enormes e escarpados precipícios, que cortam a rocha à medida que a linha da costa mergulha no Atlântico.
A rota pode ser feita em secções ou integralmente. Seja como for, vai poder desfrutar de paisagens marítimas de cortar a respiração.
A norte dos penhascos fica Burren, uma vasta e extensa paisagem de pedra calcária que percorre County Clare até ao Oceano Atlântico. A melhor forma de apreciar os encantos de Burren é dar um passeio pela sua superfície quase-lunar.
Os artistas e fotógrafos vão encontrar fontes de inspiração em todo o lado. Plantas alpinas do Árctico espreitam por fendas nas rochas; orquídeas raras proporcionam explosões de cor inesperadas e, nisto, o oceano azul-profundo oferece um melancólico e constante pano de fundo.
Loop Head fica na parte ocidental de Clare, apenas a uma hora e meia de carro do Aeroporto de Shannon. Este promontório é o paraíso dos observadores de baleias, ficando completo com penínsulas pitorescas e estradas costeiras dramáticas.
Certifique-se de que sobe ao topo do farol de Loop Head para desfrutar de vistas panorâmicas espectaculares. Quer ver mais paisagens acidentadas e varridas pelo vento? Prolongue então a sua viagem e passe a noite na casa do faroleiro, um alojamento premiado.
Outra paragem a não perder é Derrigimlagh Bog. Trata-se de um local selvagem e misterioso, formado por uma manta de retalhos de pequenos lagos e turfa, atravessado por uma única e estreita estrada.
A melhor forma de descobrir este austero e lençol de pântanos é alugar uma bicicleta na vila de Clifden, a pitoresca “capital” de Connemara, apenas a 6 quilómetros de distância (3 milhas).
Preste atenção ao monumento em honra de Alcock and Brown, em forma de asa de avião branca, que homenageia o par pioneiro que caiu em Derrigimlagh Bog em 1919, colocando um ponto final no primeiro voo atlântico mundial sem paragens.
Descubra a vida nas ilhas da Irlanda fazendo uma viagem de um dia a uma das três das ilhas Aran, localizadas na foz da Baía de Galway, a pouco mais de uma hora de carro de Shannon.
Pode explorar a ilha mais pequena, Inis Oirr, de bicicleta (10€ por dia), ou melhor ainda, numa charrete puxada por um pónei. Desloque-se a trote por vias estreitas, sob enormes céus abertos, ao longo de praias e montes cobertos de trevos.
Há ferries que transportam passageiros de e para as ilhas todos os dias. Mais tarde, vá até Doolin, o centro musical de Clare ocidental, e desfrute de uma noite na vila.
Para viver uma experiência alternativa numa ilha, apanhe o barco até à Ilha de Skellig Michael, a partir de Portmagee. Poderá reconhecer o escarpado rochedo do filme “A Guerra das Estrelas: O Despertar da Força”.
Ao subir os íngremes degraus até ao topo, vai encontrar uma colecção de retiros monásticos em forma de colmeia, extremamente bem preservados, construídos no século VI.
Em tempos, o autor George Bernard Shaw descreveu este lugar como “parte do nosso mundo de sonhos”, sendo que os visitantes desde então têm afirmado que esta é uma experiência de uma vida.
Skellig Michael é Património Mundial da UNESCO e, assim, as viagens para a ilha são limitadas, recomendando-se que marque com antecedência.
Há viagens adicionais, duas vezes por dia, que dão a volta à ilha. Também é possível ficar a saber mais sobre a história dos monges que fizeram de Skellig Michael o seu lar, graças à Skellig Experience, na ilha de Valentia (ligada ao continente por uma ponte).
A bonita vila costeira de Lahinch é a capital do surf da Irlanda. Se nunca experimentou surfar umas ondas, vai poder encontrar várias escolas de surf prontas para lhe dar umas dicas.
De regresso a terra firme, vai encontrar muito para se entreter. Jogue golfe num dos campos premiados de Lahinch, ou divirta-se numa sessão de música tradicional irlandesa.
Despedindo-se da costa ocidental pelo seu espelho retrovisor, vá em direcção às luzes de Galway, cidade que fica apenas a uma hora do Aeroporto de Shannon. Galway é uma cidade compacta, histórica e acolhedora.
É conhecida pelas suas coloridas ruas, repletas de cultura, arte e música irlandesas. Vai encontrar pubs com ambiente, becos antigos, história medieval e animados festivais de Verão.
Assista a um espectáculo no Teatro da Câmara Municipal ou no Druid Theatre. Experimente a cena gastronómica da cidade em restaurantes premiados como o Restaurante The Malt House e visite os curiosos cafés no pequeno subúrbio costeiro de Salthill.
Vá até Limerick para desfrutar de outra grande cidade. Apenas a meia-hora de carro do Aeroporto de Shannon, esta cidade alberga uma mistura de grandeza desbotada da era georgiana, zonas verdes como o People’s Park e marcos icónicos dignos de contos de fadas como o Castelo de King John, onde poderá encontrar um centro interpretativo topo de gama.
Limerick também tem uma cena festivaleira em crescimento e várias atracções para dias chuvosos, que incluem o excelente Museu Hunt e a Galeria de Arte da Cidade de Limerick.
- Voos para a Irlanda