O guia da Europa para viciados em chocolate

Há alguma coisa mais gloriosa neste planeta que chocolate de qualidade, rico, suave e que se derrete na boca? Temos quase 100% de certeza que não, e a Europa tem algum do chocolate mais rico, mais suave, de melhor qualidade e que mais se derrete na boca que alguma vez provaste. Para todos os viciados em chocolate, apresentamos-vos aqui uma doce lista de chocolates que têm de provar pelo menos uma vez na vida, aqui no continente europeu, a um voo de distância... ponham o cinto, porque este texto vai dar origem a desejos extremos...

Berlim: Fassbender & Rausch

A Fassbender & Rausch, em Berlim. Imagens: Facebook

Berlim: Fassbender & Rausch Estas são as duas únicas palavras que os viciados em chocolate precisam de se lembrar em Berlim. O maior empório mundial do chocolate, desde 1863, tem uma loja de chocolate, um café de chocolate e um restaurante de chocolate. Podes escolher um entre os 10 tipos de chocolates quentes diferentes, e um dos seus bolos dolorosamente belos. São tão bonitos que nem os vais querer comer...naaaaah! Vais totalmente querer comê-los, porque são sublimes. Recomendamos também que compres uma caixa com os seus perfeitos pralinés e trufas. E não percas as esculturas de chocolate (mas essas não podes comer).

 

Voos para Berlim

Bruxelas: Pierre Marcolini

A Pierre Marcolini, em Bruxelas Imagens: Facebook

Um viciado em chocolate em Bruxelas estará praticamente como se fosse uma raposa num galinheiro. Este é o tipo de cidade onde podes comer os bolos que quiseres, pedir ainda mais bolos, comê-los acompanhados com um chocolate quente e ainda comprar uma caixa dos melhores chocolates que alguma vez comeste na vida. É muito difícil escolher apenas uma experiência chocolateira em Bruxelas, mas se tivermos mesmo de o fazer - e temos - então vai ter de ser a Pierre Marcolini. Estes chocolates são um bom bocado mais caros que um Dairy Milk, mas basta olhares uma vez para os bolos e chocolates da Marcolini - já para não falar para o sabor - e vais dar por ti a gastar todo o teu dinheiro neles. Tenta não pedir uma segunda hipoteca da tua casa.

 

Voos para Bruxelas

Lyon: Bernachon

A Bernachon, em Lyon. Imagens: Facebook

Na Bernachon, é feito não só o melhor chocolate de Lyon, mas o melhor de França. E ali fazem mesmo o chocolate; não se limitam a fazer guloseimas de chocolate pré-feito. Até torram os grãos de cacau ao seu gosto. Vai lá e, quando lá estiveres, experimenta duas coisas: Le President e Les Palets D’or. O primeiro é o bolo de assinatura da Bernachon - um esponjoso bolo de chocolate génoise com praliné de avelã e confit de cereja, envolvidos nas mais delicadas folhas de chocolate que possas imaginar - tão finas que se dissolvem na boca. As Palets D’or são ganaches de chocolate decorados com folhas de ouro. Ambo são gloriosos e valem cada cêntimo.

 

Voos para Lyon

Bratislava: Mondieu

Ai meu Deus. A Mondieu, em Bratislava. Imagens: Facebook

O café Mondieu, em Bratislava, tem chocolate derretido à pressão. À PRESSÃO! Há chocolate branco, de leite e preto prestes a serem servidos na chávena mais próxima, directamente para a tua garganta. Para além de servirem chocolate quente perigosamente bom, podes pedir um trio de croissants regados com cada um dos tipos de chocolate diferentes, com tigelas de chocolate para os molhares e uma selecção de bolos que é tão boa que até trazem lágrimas aos olhos dos deuses. Este sítio também está sempre cheio de gente feliz (provavelmente por causa do chocolate. À pressão.). Até podes pedir comida saudável na Mondieu... se quiseres mesmo...

 

Voos para Bratislava

Vilnius: AJ Šokoladinės

A AJ Chocolates, em Vilnius. Imagens: Facebook

Vais encontrar a AJ Šokoladinės (Chocolates AJ) numa das ruas principais do centro histórico de Vilnius. Vista de fora, não parece muito grande - facilmente passarias por lá sem reparares. No entanto, não te limites a passar por lá. Entra e prepara-te para te encheres até às orelhas com uma enorme selecção de trufas inacreditáveis, pralinés e outras delícias de chocolate. O chocolate quente é algo de especial (particularmente se estiveres de visita a Vilnius nos meses mais frios), havendo inclusivamente um salão inteiro construído com chocolate. Deves definitivamente provar o praliné de queijo azul e nozes; é muito melhor do que parece.

 

Voos para Vilnius

Madrid: San Gines

A San Gines, em Madrid. Imagens Facebook

A San Gines existe em Madrid desde 1894. Por isso, não é de estranhar que os seus churros com chocolate tenham sido elevados a uma forma de arte. Este sítio nem sequer tem um menu porque, francamente, se aqui vieres, o que vais pedir é churros. Por 3,90€, podes comer seis leves e crocantes churros com uma chávena de chocolate para os molhares nela. Ou para a beberes. Se acabares os churros, usa os dedos, ou bebe-a directamente. Estão abertos quase 24 horas por dia (não vás entre as 7 e as 9 da manhã), por isso vais ter imensas oportunidades para alimentar o teu vício, mesmo que seja às 4 da manhã, com outro bando de patifes.

 

Voos para Madrid

Paris: Angelina

A Angelina, em Paris. Imagens: Facebook.

Não é nada fácil escolher um chocolateiro em particular que se destaque em Paris. Há tantos, tantos, tantos e são todos tão, tão, tão bons. Poderias passar dias sem fim a fazer a rota das suas lojas de chocolate. Na verdade, DEVERIAS passar dias sem fim a fazer a rota das suas lojas de chocolate. No entanto, uma visita à Angelina, para provar o seu famoso chocolate quente africano e um “Mont Blanc” (o bolo de assinatura da Angelina), é uma experiência parisiense de chocolate que todos deveriam ter pelo menos uma vez na vida. De facto, se possível, uma vez por dia. Faz por ires lá. É decadente, luxuoso, caro e vale totalmente a pena. Estas pessoas merecem uma medalha.

 

Voos para Paris

Turim: Guido Castagna

A Guido Castagna, em Turim. Imagens: Facebook

Turim é a meca dos amantes de gastronomia, particularmente para os amantes de gastronomia da variedade chocolateira. Foi em Turim que foram inventados os gianduiotti - aqueles longos pedaços triangulares de suave chocolate e avelã assada, vindos do paraíso. Basicamente, é o que inspirou tanto a Nutella como a Ferrero Rocher. A cidade tem uma enorme variedade de chocolateiros incríveis, mas se só puderes provar um tipo de chocolate em Turim, certifica-te de que é aquilo por que foi premiado Guido Castagna. O chocolate, as trufas, o creme de barrar de avelã... é tudo genuinamente magnífico.

 

Voos para Turim

Kerry: Chocolates Skelligs

Os doces chocolates de Skelligs. Imagens: Facebook

O doce aroma a chocolate chega-te às narinas assim que passas pelas portas de entrada da fábrica de chocolates de Skelligs, em Ballinskelligs, um dos pequenos recantos mais belos da Irlanda. As visitas à fábrica são gratuitas, havendo até um pequeno café, que abre da época da Páscoa até Setembro. Ali, poderás saborear um dos melhores e mais cremosos chocolates quentes que alguma vez tomaste na vida, ao mesmo tempo que admiras a costa sul da Irlanda, com as ilhas Skellig à distância. É uma bebida perfeita para tomar num dos dias mais selvagens da Irlanda, à medida que olhas para as ilhas e te perguntas quem é que teve a grande ideia de construir ali um mosteiro.

 

Voos para a Irlanda

Londres: Choccywoccydoodah

A gloriosa Choccywoccydoodah. Imagens: Facebook.

Na Choccywoccydoodah, fazem coisas mágicas com chocolate. Os seus bolos são verdadeiras obras de arte, mas se não estás de casamento marcado, ou se não tens um outro evento que justifique encomendar um daqueles malandros, podes sempre prová-los no seu café de chocolate em Carnaby (também há um em Brighton). O seu chocolate quente é de beber e chorar por mais; os bolos são perfeitos e a travessa para molhar os bolos é o nirvana do chocolate derretido. Esquece o jantar e, em vez disso, come chocolate. Depois disso, compra umas tabletes para levar para casa e comer à ceia, pequeno-almoço e brunch. E depois regressa para jantar lá no dia seguinte.

 

Voos para Londres

Zurique: Sprüngli

A fenomenal Sprüngli, Zurique. Imagens: Facebook

Zurique fica a pouco menos de uma hora de Basileia de comboio e é o berço de algumas sérias opções chocolateiras. Embora te encorajemos a perder completamente a cabeça e ires à procura do maior número de lojas de chocolate que possas, e que comas o máximo que consigas dos seus produtos, seria totalmente de loucos não colocares a Confiserie Sprüngli no topo da tua lista. Poderás ter ouvido falar dos seus chocolates, mas com outro nome...Lindt. Conheces aquelas trufas maravilhosas da Lindor? Delicadas como seda por fora, e suaves como manteiga por dentro? Pois então, imagina um café inteiro recheado de chocolates acabados de fazer, bolos e outros tipo de pastelaria feitos pelas mesmas pessoas. Não tens de quê!

 

Voos para Basileia

Barcelona: Cacao Sampaka

A Cacao Sampaka. Imagens: Facebook.

Vai à Cacao Sampaka, que fica apenas a dez minutos da Praça da Catalunha e das Ramblas. Trata-se de um chocolateiro de alto nível, que serve todo o tipo de delícias de chocolate, como churros. Contudo, se tivéssemos de escolher apenas uma coisa para provares, então teríamos de sugerir o chocolate quente “Azteca”. É grosso como um xarope, sendo feito de 80% de cacau picante, que te vai levar a sítios onde nunca foste. Se te estás a sentir particularmente guloso/a, junta a este um fondue de chocolate - chocolate derretido, com uma série de belos frutos e/ou bolos para nele mergulhares.

 

Voos para Barcelona

Toscânia: Amedei

A Amedei, o tesouro toscano. Imagens: Facebook.

A gastronomia toscana é reverenciada pelos amantes da boa comida por todo o mundo. Logo, não é surpresa nenhuma que também haja chocolates incríveis para provar nesta bela zona de Itália. O chocolate Amedei é feito, desde o grau de cacau até à tablete, em Pontedera, a uma curta viagem de carro a partir de Pisa.  Trata-se de uma operação familiar: Alessio Tessieri parte em busca dos melhores grãos de cacau no mundo que o produz e a sua irmã Cecilia transforma-os em barras suavas, ricas e elegantes de puro e genuíno prazer. É tudo orgânico e cada fase do processo é cuidadosamente monitorizada pelos Tessieris. Isto é chocolate feito por amantes do chocolate para amantes do chocolate. Vais adorá-lo.

 

Voos para Pisa

Varsóvia: E. Wedel

Um prazer de luxo polaco: a E. Wedel. Imagens: Facebook

E em Cracóvia e Gdańsk e, bom, espalhada por toda a Polónia,  na verdade. O nome Wedel quer dizer apenas uma coisa: indulgência sem limites. Os seus lounges de chocolate são como pequenos oásis onde podes ir e devorar algum do melhor chocolate que a Polónia tem para oferecer. Eles sabem muito bem o que fazer com os grãos de cacau, e fazem mesmo uns chocolates fenomenais e outras sobremesas que não te vão levar completamente à falência. Os waffles de chocolate são sublimes, mas aqueles três frascos de chocolate derretido não devem ser esquecidos. O chocolate branco com frutos silvestres é... transcendental. É transcendental. Vais ter de o provar.

 

Voos para Varsóvia

 

- Dee Murray