Pinta a manta de verde no sítio onde tudo começou e passa o dia de São Patrício este ano em Dublin. Junta-te às celebrações a 17 de Março, dia em que todo país sai à rua, para mostrar ao mundo o que é que esta pequena ilha tem para oferecer. Descobre o que é ser irlandês por um dia e desfila com a multidão que festeja o seu santo padroeiro da melhor forma que sabem - uma festa gigante, com quantidades copiosas de bebida. Eis o nosso guia do que fazer em Dublin durante as celebrações do dia de São Patrício.
O desfile
Sendo a parte principal dos cinco dias de festa, o desfile é um elemento vital da experiência de São Patrício. Com um tema diferente todos os anos, esta impressionante procissão passa por algumas das ruas mais emblemáticas e marcos históricos de Dublin. Combinando artistas de rua com bandas marchantes irlandesas e internacionais, grupos de comunidades locais, majoretes e gigantescos carros alegóricos, o desfile é um espectáculo de cor, diversão e de entretenimento fantástico. Tendo início em Parnell Square North ao meio-dia, o desfile demora cerca de duas horas a completar a sua volta, terminando onde Kevin Street se cruza com Wexford Street, no coração da cidade.
Tornar a cidade mais verde
Espera até ao cair da noite e passeia pelas ruas da cidade, em busca das luzes verdes. Em celebração do feriado nacional do país, a maior parte dos principais edifícios e atracções têm uma iluminação verde. Vai até sítios como o Castelo de Dublin, edifícios governamentais e à 3Arena, para veres a tradicional luz verde em todo o seu esplendor. Como uma mostra de apreciação pela cultura irlandesa, várias cidades pelo mundo fora têm seguido este exemplo e, a 17 de Março, vais ver marcos emblemáticos como a Grande Muralha da China e o London Eye iluminados a verde, mostrando o seu apoio à Ilha Esmeralda.
Visita o berço de São Patrício
Faz uma pausa nas celebrações da capital e vai até ao campo, para veres a terra natal do santo padroeiro da Irlanda. Armagh tem as suas próprias celebrações todos os anos, durante o seu ‘Home of St. Patrick Festival’, que merece definitivamente uma visita, se tiveres algum tempo. Considerada a capital espiritual do país, devido à sua ligação com o santo, as ruas animam-se com música, dança e diversos eventos culturais durante essa semana. Descobre o Museu do Condado de Armagh e a Biblioteca Robinson, para aprenderes um pouco mais sobre a história do homem que trouxe o Cristianismo à ilha, e procura pelos artefactos e manuscritos que sublinham o papel de liderança deste condado nos primórdios do Cristianismo irlandês. Com duas catedrais com o nome do santo e a primeira igreja que construiu, Armagh é a experiência por excelência, se quiseres mergulhar na história deste feriado.
Ceili Mor
Calça os teus sapatos de dança e participa na maior dança tradicional ao ar livre que o país alguma vez viu. Este evento de dança gratuito celebra a dança, língua e cultura tradicional irlandesa, decorrendo em Merrion Square, estando aberto a todos os que queiram participar. Podes desfrutar de música ao vivo no palco principal e aprender os passos com figuras de renome da dança tradicional irlandesa, à medida que são demonstrados por escolas de dança das comunidades locais. Deixa-te envolver pelo ambiente autêntico e fazer de conta que estás no Riverdance por uma tarde, neste evento a não perder no centro da cidade.
Workshops
Ao longo da semana, os museus e outros locais de património têm workshops gratuitos, centrados em torno da história das celebrações. Há imensas coisas à borla para fazer em Dublin, por isso aproveita e participa em workshops interactivos, visitas guiadas a pé pelos marcos mais famosos de Dublin e relaxa numa das muitas exibições cinematográficas espalhadas pela cidade. Certifica-te de que adquires um programa da organização do festival, ou vê o que está online.
Temple Bar
Considerado pelos habitantes locais como uma zona turística, ainda assim não é possível negar a imersiva experiência irlandesa que vais ter, se beberes um copo no Temple Bar. Aninhado na margem sul do rio, as ruas calcetadas e a música tradicional que se ouve de cada bar não têm rivais na cidade. Sendo o coração da noite de Dublin, não vão faltar sítios onde beber uma pint. Experimenta alguns dos preferidos, como o The Temple Bar Pub, The Foggy Dew e The Porterhouse.
Dame Street
Antes de chegares ao Temple Bar, Dame Street é outro sítio fantástico para beber uma Guinness. Perto da famosa Trinity College e do antigo Banco Central da Irlanda, esta rua alberga uma abundância de pubs tradicionais. A uma curta distância tanto de Grafton, como de O’Connell Street, dá um salto o The Stag’s Head para uma pint de cerveja preta.
Baggot Street
Conhecida pela sua pletora de bares, Baggot Street é o sítio por excelência para dar início a uma ronda às capelinhas. Um pouco afastada das ruas principais da cidade, a estrada que vai de Upper a Lower Baggot Street é conhecida como a ‘Baggot Street Mile’ - uma rota conhecida onde deves beber uma pint em doze pubs. Dá início ao fim-de-semana no O’Donoghues e vai até onde a noite te levar!
The Brazen Head – 20 Bridge St. Lower
Não podes voltar para casa sem visitar um dos pubs mais antigos da Irlanda, nos arredores do centro da cidade. O The Brazen Head é um centro de história e cultura, que te vai servir uma fatia de tradição, a acompanhar a tua pint. Com música ao vivo sete dias por semana, o pub também tem um espectáculo de folclore e de contos ao jantar - a introdução perfeita à cultura tradicional irlandesa.
The Fitzwilliam Hotel – 128 St. Stephen’s Green
Localizado no topo de Grafton Street, mesmo em frente de Stephen’s Green, este hotel é ideal para uma estadia de fim-de-semana. Com a sua localização central, vais estar minutos de toda a acção e não vais perder pitada.
The Shelbourne Dublin – 27 St. Stephen’s Green
Mesmo em frente da entrada sul do jardim, o Shellbourne é um hotel um bocadinho mais caro, perfeito para um mimo. Sendo um dos edifícios mais emblemáticos da capital, o hotel fica entre Merrion Square e Grafton Street, sendo os seus bares e restaurantes os favoritos dos locais.
Hotel Riu Plaza The Gresham Dublin – 23 O’Connell St. Upper
Localizado no coração da cidade, fica neste hotel se quiseres ver o desfile passar por uma das ruas mais conhecidas de Dublin. Com o Spire mesmo ali ao pé, Croke Park e o Temple Bar também a uma curta caminhada, este hotel é um excelente alojamento para ficares durante as celebrações.
As deslocações pela cidade durante o período festivo não podiam ser mais fáceis. Há diversos meios de transporte, como os LUAS, os autocarros de Dublin e serviços ferroviários, que te levam de uma zona para outra. Podes apanhar o Aircoach para o centro da cidade, a partir do aeroporto de Dublin. Tenta comprar um passe de viagem de 72 horas, que te dá acesso ilimitado às viagens Hop On Hop Off e a todos os serviços de autocarros de Dublin.
Estás a planear visitar a Irlanda neste dia de São Patrício? Certifica-te de que nos marcas nas tuas fotos do que se passa em Dublin durante o dia de São Patrício, usando a hashtag #ryanairstories, para teres a oportunidade de aparecer no Instagram da Ryanair.
Voos para Dublin
- Lucy Norris