Como não gostar de um museu totalmente dedicado ao gelado? O Museu do Gelado Carpigiani, nos arredores da cidade de Bolonha, oferece um delicioso pedaço de todos os sabores doces e tipicamente italianos.
Vai poder aprender tudo sobre a história do gelado, das suas origens no século XI à forma como são confeccionados os deliciosos sabores de chocolate e frutas que hoje comemos e adoramos.
Uma vez aprendida a lição, dirija-se à zona de provas, onde poderá deleitar-se com uma enorme variedade de sorvetes ou gelados cremosos, pela generosa quantia de 3 €.
Museu do Gelado Carpigiano, Via Emilia, 45, 40011 Anzola dell’Emilia, Bolonha
Faça de conta que é a Alice no País das Maravilhas, com uma visita a este bizarro museu que alberga garrafas em miniatura. Considerado como o único museu do género no mundo, a Galeria de Garrafas em Miniatura de Oslo [Mini Bottle Gallery] tem em exposição mais de 53 mil mini-garrafas.
Embora não possa consumir os produtos em exposição no estabelecimento, não vai conseguir resistir ao escorrega que o leva até à altamente surreal “Sala dos Horrores”. Muito curioso...
The Mini Bottle Gallery, Kirkegata 100153, Oslo
O Museu Currywurst [Deutsches Currywurst Museum] é a festa da salsicha por excelência: uma celebração do petisco preferido da cidade, cheia de música e dança. Os expositores interactivos convidam-no a viajar pela história desta humilde invenção do final dos anos 40, que se transformou praticamente num ícone gastronómico.
Experimente fazer salsichas num ambiente virtual, deixe-se embriagar pelos aromas da sala de especiarias, relaxe num sofá em forma de salsicha e oiça imensas canções dedicadas ao currywurst, que tocam em dispositivos áudio em forma de garrafas de ketchup. O Instagram nem vai saber o que é que lhe caiu em cima...
Museu Currywurst [Deutsches Currywurst Museum], Schützenstraße 70, 10117 Berlim
O Museu do Diabo de Kaunas está a abarrotar de bonecos de peluche e de peças antigas de madeira talhada. Apesar do nome, que pode dar a ideia de que se trata de um antro de depravação, este museu é extremamente acolhedor.
Este museu foi criado por Antanas Žmuidzinavičius, artista e excêntrico local, que coleccionou mais de 2 mil representações do Diabo e de entidades demónicas de todo o mundo. As peças em exibição incluem desde figuras políticas (Hitler e Estaline surgem representados como demónios, numa dança macabra), até galhos e calhaus que se assemelham ao Príncipe das Trevas.
Museu do Diabo [Žmuidzinavičius Museum], V. Putvinskio g. 55, Kaunas 44211
Costuma dizer-se que o que para alguns é tralha, para outros é um tesouro. Quem visitar Varsóvia está cheio de sorte, porque em 2005, David Hill e Ilona Karwinska tiveram a brilhante ideia de transformar a sua preciosa colecção de letreiros em néon da Guerra Fria num museu fora de série.
Desde então, a colecção deste museu tem crescido a um rápido ritmo, com centenas de luminosas peças kitsch, sendo orgulhosamente a maior coleccção de anúncios em néon de toda a Europa.
Museu do Néon, Mińska 25, Soho Factory, Edifício 55
Prepare as suas barabatanas e óculos de mergulho! O Museu Atlântico fica a 12 metros abaixo da superfície da costa sul de Lanzarote, sendo o primeiro museu subaquático da Europa.
A sua colecção inclui esculturas humanas criadas pelo artista britânico Jason deCaires Taylor, o criativo por trás do museu subaquático da costa de Cancun, no México.
Cada uma das estátuas do Museu Atlântico foi concebida para incentivar a vida debaixo de água e o plano futuro é expandir o seu número para cerca de 300 exposições.
Este museu, localizado a cerca de 25 quilómetros de Benidorm, é propriedade da arqueóloga Andrea Ludden, que também se encarrega da sua gestão.
Ao longo dos últimos 30 anos, Ludden juntou cerca de 20 mil saleiros e pimenteiros fora do vulgar, que incluem peças curiosas como reproduções dos anos 60 dos membros dos Beatles até pequenos cangurus. O museu de Guadalest é o segundo Museu dos Saleiros e Pimenteiros criado por Ludden e pelo seu marido.
O primeiro surgiu em 2001, localizado em Gatlinburg, no estado norte-americano do Tennessee. Ora, isto é o que se chama dedicação à causa.
Avinguda d’Alacant, 03517 El Castell de Guadalest, Alicante
- Fiona Hilliard