Saboreie Hamburgo

Há muitas e boas razões para visitar Hamburgo, como por exemplo os parques de diversões, as praças com peixe fresco à venda e os franzbroetchen [uma espécie de croissant típica da cidade]. Não por acaso que Hamburgo é a terceira cidade mais visitada da Alemanha. Contudo, há um ambiente único na cidade que atrai os visitantes e que vai para além da imensa variedade de atracções, da sua arquitectura peculiar, ou da sua animada vida nocturna.

 

Se houve uma coisa que aprendi depois de todas as minhas passagens pela Alemanha, é que os alemães são um povo tranquilo, sociável e criativo, reflectindo-se estas características de forma muito especial em Hamburgo. Independentemente de lhe apetecer descobrir a cidade nas ruas modernas e restaurantes da moda em HafenCity, na arte urbana e ambiente rebelde de Schanzenviertel, ou no deboche de néon de Reeperbahn, Hamburgo tem algo reservado para si. Veja o nosso vídeo e guia dedicado à Alemanha, intitulado “Gateway to the World”, para descobrir algumas das melhores coisas que pode fazer e ver no país.

 

De transportes

É fácil deslocar-se em Hamburgo. Tal como qualquer cidade alemã que vale o seu peso em salsichas típicas, Hamburgo foi feita para os ciclistas: as suas estradas são seguras e não há inclinações de terreno particularmente pronunciadas. Se a ideia não lhe agradar muito (ou se o tempo estiver muito mau), não se preocupe. Os transportes públicos são de excelente qualidade, incluindo os ferries que fazem o transporte entre ambas as margens do rio Elba.

Onde ficar

Há uma grande variedade de óptimos hostels em Hamburgo. No entanto, se quiser instalar-se num quarto cómodo e cheio de estilo sem gastar muito dinheiro, o Superbude Hostel in St. Pauli não desilude. Não se deixe enganar pelo rótulo de hostel: este sítio é extremamente limpo, muito bem concebido e excepcionalmente acolhedor, sendo que também serve um óptimo pequeno-almoço. Para além disso, têm bicicletas gratuitas para os hóspedes (na lógica de “o primeiro a chegar é o primeiro a ser servido”) e aquecimentos especiais nas casas-de-banho, para não passar frio depois de tomar duche. Contudo, o melhor deste sítio é o facto de fabricar o seu próprio pão e de os funcionários o deixaram muitas vezes na recepção, ao lado de um frasco de Nutella, para que os hóspedes possam petiscar qualquer coisa quando lhes apetecer. Ora, isto é hospitalidade como deve ser. 

O que comer

Tal como com os hotéis, não é difícil deixar-se levar para restaurantes de topo em Hamburgo. No entanto, porquê fazê-lo, quando a comida barata é tão boa? Se, durante a sua estadia, estiver a decorrer a feira Hamburguer Dom, aproveite para comer todas as salsichas, sanduíches, hambúrgueres e panquecas que conseguir. Outro local onde pode encontrar comida deliciosa e barata é o Rindermarkthalle, mesmo ao pé da estação de comboios de Feldstrasse. Certifique-se de que prova um franzbrötchen, pelo menos uma vez, durante a sua estadia. Afinal de contas, este é o bolo emblemático da cidade, carregado de canela; um acompanhamento perfeito para um bom café.

No paraíso do chocolate

Para aqueles que adoram chocolate, o Chocoversum em Hamburgo é um sítio a não perder. Pode fazer uma visita guiada da fábrica de chocolate de Hamburgo por apenas 15€ e, muito importante, criar a sua própria tablete de chocolate, embalá-la e levá-la consigo para casa. Tudo incluído no preço.  Os guias são fantásticos e as visitas são realmente interessantes. Vai aprender tudo o que há para saber sobre todo o processo de fabrico de chocolate, desde o grão de cacau à tablete, com imensas oportunidades para ir provando o chocolate em cada fase de produção.

 

Visita guiada ao porto de Hamburgo

O porto de Hamburgo fica no coração da cidade, de modo que é obrigatório fazer uma visita guiada de barco ao porto e aos canais da cidade. A Barkassen-Meyer organiza visitas de barco fantásticas, que o/a vão levar pelas maravilhosas vias marítimas de Hamburgo. Vai ter a oportunidade de navegar pelo famoso Speicherstadt (bairro dos armazéns) e por HafenCity, antes de atravessar as comportas e passar ao lado da Filarmónica de Hamburgo, pelas gigantescas docas, pelos terminais de contentores e por alguns dos marcos emblemáticos da cidade. As visitas partem à hora certa, sendo as descrições geralmente feitas em alemão, embora também haja guias áudio disponíveis em inglês. 

Descobrir Sternschanze

Der Schanze é um pequeno bairro cheio de estilo, a norte de St. Pauli. Nos anos 80 e 90, foi o centro da contracultura da cidade, tendo ainda hoje essa aura. É um sítio cheio de arte urbana, pequenas lojas e cafés, óptimos restaurantes e bons bares. Fique de olho no famoso teatro Rote Flora e páre para comer um pastel de nata do outro lado da rua, num dos encantadores cafés portugueses de Schulterblatt. Esta zona da cidade é muito dinâmica e animada, sendo um prazer passear por lá. Por isso, dê-se ao luxo de passar algum tempo ali e desfrute do passeio. 

Comer e beber no Rattshern e no Altes Madchen

Não importa a que zona da Alemanha vá, porque pode ter a certeza de que vai quase sempre encontrar boa cerveja. Se quiser beber um copo de cerveja de qualidade em Hamburgo, não perca mais tempo e vá directamente à cervejeira artesanal Ratsherrn em Lagerstrasse (literalmente, a rua da cerveja lager), mesmo no limite do bairro de Sternschanze.  É uma pequena e encantadora cervejaria, onde pode fazer uma visita guiada e participar numa prova de cervejas, antes de ir tomar uma pint e comer qualquer coisa na cervejaria Altes Madchen. A Ratsherrn também tem uma loja, portanto aproveite para comprar algumas garrafas da marca, para levar consigo para casa. 

Na Feira Popular de Hamburgo

Se conseguir fazer com que a sua visita coincida com a feira Hamburg Dom, faça-o. A Hamburg Dom tem a duração de 30 dias, decorrendo todos anos no Verão, no Inverno e na Primavera. Assim, pode planear a sua visita a Hamburgo com antecedência. Conhecida como Dom, é um enorme paraíso de néon. Trata-se de um parque de diversões repleto de atracções cheias de velocidade e de gluhwein [vinho quente]. Recomendamos que tenha cuidado ao misturar néon com atracções cheias de velocidade e vinho quente: quando se misturam as três coisas ao mesmo tempo, pode dar confusão... Em todo o caso, é uma óptima forma de passar uma noite, quer esteja com a família, ou com amigos. Recomendo vivamente que vá em busca da banca que vende mini-panquecas e que se delicie com uma travessa cheia delas. 

Reeperbahn

De um paraíso de néon para outro... está bem, se calhar o termo “paraíso” não é o melhor para descrever aquele que é conhecido como o infame “bairro da luz vermelha” de Hamburgo. No entanto, ali há certamente muitas luzes de néon e não poderá dizer que conhece bem Hamburgo sem ter passado pelo seu lado mais decadente. Em tempos, os marinheiros, sedentos de companhia feminina, vinham até esta zona da cidade para satisfazer as suas necessidades básicas. Na actualidade, as ruas estão cheias de turistas, adolescentes e vendedores do mercado negro... no meio disto tudo, ainda poderá encontrar famílias, pelo menos ao início da noite. É um sítio louco e engraçado para descobrir, sendo também um óptimo destino para se divertir.

 

Peixeirada no Fischmarkt

Para ir à praça, vai ter de se levantar cedo, ou ficar acordado/a até tarde - tudo depende de si. No entanto, acredite que vale 100% a pena o sacrifício, quanto mais não seja para observar as pessoas. Vai ver pescadores de cabelo grisalho a vender peixe, bêbedos regressando de uma noite de festa no Reeperbahn, famílias em busca de legumes baratos, dançarinos, pessoas a comer, peixeiras e um vendedor de plantas, cujo espectáculo merecia ser pago. O mercado abre por volta das 6 da manhã e fecha por volta das 9h30 (ou um pouco depois).  Compre um fischbroetche - a sério. 

Túnel do Elba

Se resolver visitar o Fischmarkt num domingo, pode atravessar o túnel que passa por baixo do rio Elbe. É uma boa forma de digerir aquelas sanduíches de peixe que devia ter comido, seja a pé ou de bicicleta. Seja qual for o meio de transporte que escolha, atravessar este famoso túnel é um rito de passagem obrigatório para qualquer visitante de Hamburgo que se preze. Quando chegar ao outro lado, vai encontrar um óptimo miradouro, a partir do qual pode apreciar uma vista fenomenal da cidade.

 

Voos para Hamburgo

 

- Dee Murray