Ressacas felizes: seis dos melhores sítios para tomar um brunch em Edimburgo

Tens um fim-de-semana selvagem planeado para Edimburgo, mas não fazes ideia de onde te reabasteceres entre pints? Ainda bem que pensámos em tudo isso e por ti e reunimos seis dos principais especialistas gastronómicos da cidade, para que nos dessem as suas sugestões de onde comer na manhã do dia seguinte.

 

Desde cocktails anti-ressaca até robustos pequenos-almoços à escocesa, amortece o golpe da ressaca de amanhã e experimenta estas dicas para sítios onde tomar um brunch em Edimburgo. Depois podes agradecer-nos...

The City Café

“Por mais que Edimburgo seja uma cidade com uma excelente arquitectura e grandes vistas, qualquer mente turva pela manhã precisa de um intervalo de tanto passeio e um pouco de carinho. Se te sentes um pouco frágil, então vais ver que este pequeno sítio perto de High Street é uma instituição de Edimburgo.

 

Com a sua fachada em art deco e detalhes em crómio, este diner à americana tem mesas de canto acolhedoras, um ambiente tranquilo e comida saudável. O pequeno-almoço completo (8/5 £) tem um toque escocês, com haggis, black pudding e scones de batata.

 

A cultura americana e o soul também inspiram alguns dos pratos. Por isso, podes recarregar as tuas energias com um bom cheeseburger Monteray Jack (8£), um prato de nachos (4,50 £) ou então costoletinhas grelhadas em nogueira fumada (7,50 £).

 

Há também uma fenomenal selecção de cervejas artesanais locais e escocesas em garrafa, tais como Williams Bros, Stewart Brewing, e Arran Brewery, oferecendo tanto IPAs como cervejas pretas.

 

Em termos de cocktails, podes optar por um clássico Bloody Mary, ou um gin martini com pepino fresco. Os simpáticos empregados vão tratar bem de ti e pôr-te de volta em aventuras em pouco tempo.”

 

The City Café, 19 Blair Street, Edimburgo EH1 1QR. Telf: 0131 220 0125 Serve comida 7 dias por semana, das 9h00 às 22h00.

 

Recomendação da Leila, do Leilappetit.com

Henri

“O café e charcutaria Henri fica no coração de Stockbridge, um verdejante subúrbio da cidade, que tem um ambiente particularmente vibrante ao domingo, dia em que decorre o mercado de agricultores locais.

 

Está aberto todo o dia, servindo pequenos-almoços, almoços e pratos de degustação para partilhar à noite. Se estás à procura de algo diferente dos previsíveis ovos Benedict, ou de um pequeno-almoço escocês completo, então o Henri é provavelmente o sítio perfeito.

 

Com um ambiente encantador, algumas mesas no exterior para quando faz sol, não precisas de fazer mais do que sentares-te, relaxares e desfrutares.

 

Como uma pequena parte da antiga aliança escocesa-francesa em Edimburgo, o Henri também tem o melhor que há do queijo e charcutaria de França, o que está patente no seu menu.

 

A tosta de queijo Comté, bacon e cebola (5,95 £) é uma excelente escolha; os croissants de queijo e fiambre (4,50£) simplesmente derretem-se na boca; o pão com passas é “ooh la la”, particularmente quando servido quente.

 

Podes acompanhar o teu pequeno-almoço continental com um dos melhores cafés em Stockbridge, sendo que assim estarás preparado/a para um grande dia, a descobrir esta encantadora parte da cidade.

 

Dica: Antes de te ires embora deste pequeno paraíso, certifica-te de que dás uma olhadela pela charcutaria e pela sua crescente selecção de vinhos orgânicos e bio-dinâmicos, a fantástica montra de queijos, chocolates e patés... e a lista continua. De certeza que não vais sair de lá de mãos a abanar!”

 

Henri, 48 Raeburn Place, Stockbridge, Edimburgo, +44 31332 8963. Seg-Qui 9-19, Sexta 9-até tarde, Sábado 9-19, Domingo 9-18

 

Recomendação da Hilary, do Mymonkfish.com

Roseleaf

“Se estás à procura de um bar curioso e cheio de estilo, com imensa personalidade, não é preciso procurar mais longe. O Roseleaf é o sítio ideal para espantar todos os males.

 

Certifica-te de que provas um Bloody Mary perfeitamente equilibrado - vais ver que a tua ressaca vai passar a ser uma recordação distante. Para quem procura algo mais substancial do que um Bloody Mary, sugiro uma vista de olhos ao menu.

 

O Roseleaf percebe a grandeza do brunch, sendo por isso que é servido até as 17h.  Como gostas de comer os teus ovos pela manhã? Bom, tendo em conta que ali servem ovos Benedict de seis formas diferentes, de certeza que o Roseleaf te vai ajudar a escolher.

 

Recomendo o The Barry Benny com bacon estaladiço. Outros dos favoritos são as fatias douradas, com um monte de bacon e salpicos de xarope de ácer - uma forma indulgente de começar o dia.

 

Os fãs dos pequenos-almoços completos devem experimentar o The Big Yin ou o Roseleafer (V) - um festim absoluto, servido na chapa.

 

Dica: Gostas de hambúrgueres? Experimenta então o Royal with Cheese. No entanto, se a tua onda são mais os cocktails vespertinos, então pede um servido num bule: o famoso pot-tail.”

 

Roseleaf, 23/24 Sandport Place, Leith, Edimburgo, EH6 6EW.

 

Recomendação do Gary, do Edinblogger.com

Nobles Café Bar

“O Nobles é um dos nossos sítios preferidos para tomar um brunch. Fica em Constitution Street, no coração de Leith, tendo um ambiente verdadeiramente tradicional e do antigamente. A iluminação diminuta e o ambiente descontraído fazem dele o sítio ideal para um brunch tranquilo de domingo (ou de qualquer outro dia).

 

Se fores lá para tomar um brunch domingueiro, então é melhor fazeres as coisas como deve ser. No Nobles, fazer as coisas como quer dizer significa pedir o ‘Nobles Full Scottish’: Black pudding de Stornoway, haggis  de Findlay, salsichas, duas fatias de bacon, tomates cherry, cogumelos, feijões, dois ovos e um scone de batata, por cerca de 9,95 £.

 

A comida é fantástica e é servida numa dose generosa, o que faz com que tenha uma boa relação qualidade-preço, sendo também um valor médio para um brunch domingueiro decente em Edimburgo.

 

O Nobles também oferece algumas alternativas excelentes no seu menu de brunch, tais como “ovos mexidos com pimentos verdes e chouriço”, um pequeno-almoço completo vegetariano e ovos Benedict, assim como muitas outras opções. Todos estes pratos são confeccionados com ingredientes locais e ovos de galinhas criadas ao ar livre.

 

Há também uma boa selecção de chás, cafés e sumos de fruta para tomares com o teu pequeno-almoço, ou então, podes optar pela minha bebida preferida, um Bloody Mary.

 

Nobles, 44a Constitution Street, Leith, 0131 629 7215. Seg - Sex meio-dia – 1, Sáb – Dom 10 – 1

 

Recomendação do Jonathan, do Edinburgers.co.uk

Papii

“O Papii é um pequeno e encantador café em Hanover Street, sendo um sítio fantástico para um brunch para te dar energia. A selecção inclui opções saudáveis, tais como granola e os seus fantásticos ovos Florentine, ou outras mais decadentes, como waffles com xarope de ácer e bacon.

 

Mesmo que comas só um simples pão, vais ver que este pequeno, tranquilo e compacto café é um tesouro no centro da cidade.

 

Com um incrivelmente bom café Artisan Roast em primeiro plano, os empregados de balcão estão sempre de sorriso aberto e com um simpático cumprimento à espera, sendo muito perspicazes se precisares de um pouco de tempo para reflectir sobre o dia que se antecipa.

 

Tão bom para quem quer comer lá dentro, ou levar a comida consigo, uma visita ao Papii é a forma ideal de começares o teu dia em Edimburgo.

 

Papii, 101 Hanover Street, Edimburgo, EH2 1DJ, 0131 220 5682, Seg-Sex 7.30-16; Sáb 9-17; Dom 10-16

 

Recomendação do BKR, do Lunchquest.co.uk

Spoon Café

“Apenas a uns quarteiros de Royal Mile, vais encontrar o Spoon Café, uma pérola escondida de Edimburgo.  Ali, compreendem muito bem o que se espera de um brunch, com um menu que varia entre comida super saudável e o clássico pequeno-almoço escocês completo.

 

Este tranquilo café, em estilo vintage, é uma grande sala em Nicholson Street, com imensas mesas (o que garante que vais sempre encontrar lugar para te sentares) e um menu de domingo totalmente dedicado ao brunch.

 

O prato-estrela é, como não podia deixar de ser, o pequeno-almoço escocês completo, sendo que sabes quando um café percebe o conceito de ressaca, quando servem batatas fritas com todos os suspeitos do costume do pequeno-almoço.

 

Há também uma grande variedade de opções saudáveis, se quiseres tratar bem do teu corpo. Algumas das opções mais angélicas incluem salada de fruta com frutos silvestres e melão, panquecas com iogurte, banana e granola e sumo de laranja natural.

 

A decoração tem imenso estilo, sendo feita de achados retro, jornais antigos, candeeiros coloridos em forma de bolhas, papel de parede dos anos 60 e serviços de louça vintage. O Spoon abre às 10 da manhã ao sábado e ao meio-dia ao domingo, o que é perfeito tanto para quem quer ir às compras na cidade, como para quem quer passar um dia de ressaca cheio de preguiça.

 

Spoon Café, 6a Nicholson Street, Edimburgo EH8 9DH.

 

Recomendação da Katey, do Edinburgh Etiquette

 

Voos para Edimburgo

 

- Fiona Hilliard