Ah, o maravilhoso mundo do arrendamento local, em que tudo é possível e nenhum sonho é demasiado grande... Dê uma vista de olhos a esta lista de locais para arrendamento de curto prazo por toda a Europa e comece a planear onde vai dormir este Verão.
Esta casa de campo na Cornualha parece ter sido concebida por um animador dos estúdios Pixar. Toda ela é curvada, fluida e tão excêntrica como nenhum outro lugar. Dá a ideia de que se trata de um sítio onde só entram sonhos felizes. Se a casa de campo parece saída de um conto de fadas, então a área em redor é um autêntico paraíso. Deste local encantador, poderá desfrutar de impressionantes vistas para este pequeno e maravilhoso canto de Inglaterra. Nem se mace com despertadores, porque os pássaros anunciar-lhe-ão quando chegar a manhã.
Os trulli são pequenas casas tradicionais da região italiana de Puglia, construídas com pedra e caiadas. Estas casas poderiam perfeitamente ter sido habitadas por hobbits. Mas não, na verdade, são pessoas que as habitam e você pode ser uma delas por alguns dias, por pouco mais de 60€ por noite. Se estiver de visita a Puglia, não vai conseguir ter uma experiência local mais autêntica se não ficar num trullo. Passe uma noite num trullo. Deleite-se com azeitonas, como manda a tradição.
Referimo-nos a um autocarro antigo, que foi remodelado e que agora é um alojamento numa floresta, cómodo, limpo e divertido. O autocarro tem dois quartos para quatro pessoas, uma área de convívio com sofás feitos a partir de bancos do próprio autocarro. Contudo, o melhor está no topo: trata-se de um terraço com um churrasco, plantas, uma área para jantar e um sofá. Este alojamento é só para vegetarianos, ou para aqueles que não se importam de o ser apenas pelo prazer de passar aqui uma noite.
Porque se calhar não lhe dá muito jeito ir até à Mongólia, este yurt mongol na Saxónia faz as vezes.
Na verdade, é mais um quarto num castelo. Não vai poder arrendar o castelo inteiro. Contudo, para além do quarto ser enorme e maravilhoso, pode desfrutar do espaço dentro do castelo e da sua piscina, e ainda tem direito a um pequeno-almoço buffet diário que inclui queijos ricotta e pecorino locais, carnes curadas, tartes e outros bolos. Trata-se de um local pequeno e encantador, num enclave campestre banhado pelo sol da Toscânia.
Dê largas à fantasia de ficar fechado num bar, passando uma noite no Conroy’s Old Bar em Tipperary, na Irlanda. Antes de se enfiar por baixo da torneira da cerveja e a abrir, lembre-se que este local é BYOB [Bring Your Own Bottle]... Contudo, o que lhe falta em bebida compensa em puro encanto e novidade. Para mais, ainda tem dardos e um jogo de skittles para se entreter.
Este quarto-esfera excepcionalmente cómodo na gloriosa zona campestre da Andaluzia é a escolha ideal para aqueles que viajam com um orçamento apertado. É também a escolha ideal para aqueles que não viajam com um orçamento apertado e que estão à procura de um pouco de aventura num casulo escondido no meio da natureza, com camas de rede e visitas inesperadas de burros.
Esta sugestão é dedicada àqueles que se querem mesmo desligar de tudo durante as férias. Pode ficar numa encantadora cabana de madeira ou na sua própria pequena e maravilhosa ilha privada, a apenas uma hora do Aeroporto de Rygge, em Oslo. Não se trata de uma ilha privada ao estilo de um magnata. É uma estadia em modo “regresso às origens”. No entanto, a cabana é confortável, a água é muito bonita e o sítio inclui um barco, que pode usar para ir ao continente quando e se precisar. Se está à procura de uma experiência de escapadinha genuína na Noruega, este é o local ideal.
Com mil raios e coriscos, ora aqui está um alojamento espectacular. Tem um aspecto quase militar de fora, com um casco cinzento brilhante. Contudo, ao entrar, ver-se-á dentro de um estúdio de acesso restrito, no qual se vai sentir totalmente em paz. Pode sentar-se no convés com um copo de vinho, a apreciar o pôr-do-sol.
Pergunto-me se os donos deste alojamento já tiveram de despejar hóspedes. É que não me supreende que estes se tenham recusado a sair. Este edifício, construído em 1761 como um moinho, tem duas camas, quatro pisos e não há fotos que façam justiça ao seu encanto. Não tem de fazer de conta que é a Rapunzel, mas também não faz mal se fizer.
De moinhos a faróis, a Croácia está a apostar forte no Airbnb. Este lindíssimo farol fica a um pequeno passo daquelas profundas águas azul-cobalto da costa de Pula. O interior do farol é tão belo como o espaço que o envolve. Sendo que pode acomodar seis pessoas, é uma verdadeira pechincha. É muito náutico, mas muito agradável.
Esta torre é um bocadinho mais vintage do que a anteriormente referida e é absolutamente maravilhosa. Neste caso, trata-se de um estábulo renovado na incrivelmente bela região italiana de Úmbria, rodeado de olivais e vinhas, a uma curta distância do Lago Trasimeno. Tem um jardim privado, uma piscina e vistas inacreditavelmente belas. Também é uma torre perfeita para fazer de Rapunzel.
Este local é mesmo fantástico. As casas-cubo de Roterdão , a cerca de meia-hora do Aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, foram concebidas pelo arquitecto Piet Blom, localizando-se no topo de uma ponte pedestre sobre a cidade. Agora, tem a oportunidade de passar uma noite numa delas. Venha pela excentricidade, fique por causa do piso de cima, uma “sala de estar” com vistas de 360°...
Deixe-se rodear por campos e florestas e passe uma noite mais perto das estrelas nesta luxuosa casa numa árvore, que fica no terreno de um castelo em Vernou la Celle sur Seine. Esta casa-árvore não tem electricidade. Por isso, prepare-se para uma romântica estadia à luz das velas. O pequeno-almoço é entregue todos os dias num cesto atado a uma corda, que puxa para o poder saborear. Não é preciso dizer mais nada, façam-me já a reserva!
Como se não bastasse poder passar umas noites na região de Loire, fique a saber que o pode fazer dentro de um avião. Infelizmente, não nos referimos a um dos nossos novos Boeings, mas não deixa de ser um avião espectacular. Este alojamento tem uma cama dupla, chuveiro, cozinha e casa-de-banho independente. Para além disso, tem um terraço encantador, onde pode tomar o pequeno-almoço enquanto desfruta da luz do sol. Até tem espaço para uma criança dormir no cockpit e, só por isso, leva pontos por pensar em turistas com família.