Ksenia Pletnova é guia turística profissional, tenho recebido visitantes de 65 países por todo o mundo em Kiev. Aquilo que de mais gosta no seu trabalho é ver as pessoas apaixonarem-se pela cidade, após chegarem sem quaisquer expectativas. Estas são algumas das suas principais recomendações para quem visita Kiev pela primeira vez...
“A pastelaria e café “Nikolay” é o sítio perfeito para tomar o pequeno-almoço. As suas especialidades são tartes doces e salgadas, deliciosas e acabadas de fazer, com carne de vaca, carne de cordeiro, frango, vegetariana, com queijo, com fruta, com frutos silvestres... a escolha é tua. Eu costumo comer a tarte de framboesa, com uma chávena de chá de ervas.
A cultura do café é levada muito a sério na Ucrânia. Há lojas de café, cafés e quiosques onde servem cafés por todo o lado. O meu sítio preferido é o espresso bar ONE LOVE. É uma espécie de pérola escondida, não sendo fácil de encontrar se não fores de Kiev. Contudo, recomendo-o vivamente. É um sítio cheio de estilo, que atrai uma clientela muito jovem. Podes tomar café e jogar xadrez, ou dar uma vista de olhos pela sua selecção de livros de arte. É aquele tipo de sítio onde as pessoas vão para trabalhar e relaxar na mesma medida. Recomendo o seu capuccino, feito com leite de amêndoa caseiro.
Kiev é uma cidade vibrante, onde o antigo e o novo se encontram. Esta afirmação é particularmente verdadeira, se estivermos a falar de arte. Ao caminhares pelas ruas de Kiev, presta atenção.
Em anos recentes, artistas internacionais têm usado a cidade como uma tela.
Ali, artistas da Ucrânia, de Espanha, da Argentina, da Austrália e de Portugal têm deixado a sua marca. Normalmente, o seu trabalho está escondido nas paredes cinzentas de casas antigas, mesmo no centro da cidade.
Se viajares com crianças, não deixes de visitar o Beco da Paisagem. Parte instalação de arte, parte parque infantil, está cheio de estátuas fantásticas de animais e de esculturas contemporâneas.
O Ostannya Barykada é um dos meus restaurantes preferidos na cidade. O nome significa “A Última Barricada”. É um sítio escondido, onde para poderes entrar, tens de saber qual é a palavra-passe. Para que saibas, é “Boritesya Poboryte”, uma frase famosa, da autoria do celebrado autor ucraniano Taras Shevchenko, que quer dizer “Se nunca deixares de lutar, poderás conseguir tudo”. A sua especialidade é comida ucraniana, feita com produtos locais. Ali, não vais encontrar Coca Cola! Eu escolho sempre o Frango Kiev, com salada de abóbora e queijo de cabra. Delicioso!
1. Descobrir a história de Kiev Fica a saber porque é que Kiev é conhecida como a “Cidade das Cúpulas Douradas” e o quão antiga é a Catedral de Santa Sofia. Visita o Monumento da Mátria, o Kyiv Pechersk Lavra (mosteiro nas cavernas), o Museu de Chernobyl e o museu sobre a vida no campo Pyrohiv.
2. Janta num restaurante tradicional ucraniano e prova o nosso famoso Borsch, uma sopa feita de carne de vaca picada, salteada com tomates e outros legumes, servida com natas. É um pedaço do paraíso! Também não podes deixar de beber vinho e cervejas artesanais ucranianas!
3. Sair à noite. Quando o sol se põe em Kiev, a vida nocturna aquece! Diverte-te com os habitantes locais num dos inúmeros bares, pubs e discotecas da cidade - toda a gente dança até de madrugada.
A altura do ano mais popular para visitar Kiev é de Abril a Outubro, sendo este período considerado normalmente como época alta. Durante os dias quentes de Maio, muitas das árvores da cidade estão completamente desabrochadas. É uma altura muito bonita para conhecer a cidade.
Nos meses de Verão, podes nadar no rio Dnipro e apanhar banhos de sol na praia, tomar um cocktail e ouvir música. No Outono, todas as zonas verdes de Kiev cobrem-se de tons vermelhos, amarelos, laranja e castanhos. É muito romântico! Em Outubro, também decorre uma maratona muito popular em Kiev.
O Inverno é uma altura muito aconchegante para visitar a cidade. Feiras de Natal e de Ano Novo enchem Kiev com o aroma da canela, vinho quente e pão de gengibre.
Poderás encontrar de tudo no mercado de Bessarabskyi: de fruta fresca e legumes a caviar e cerveja artesanal. Não há como falhar, porque fica mesmo no centro da cidade. Não tenhas vergonha de regatear.
Um dos melhores centros comerciais de Kiev é o Ocean Plaza. Ali, vais encontrar cerca de 400 lojas e 40 restaurantes.
Se quiseres ir à procura de antiguidades e de recordações, vai à feira de Petrivka, aos sábados e domingos de manhã.
Quando estiveres por Kiev, nunca apanhes um táxi na rua. Evita especialmente táxis que estejam estacionados perto das principais zonas turísticas. Vão cobrar-te uma fortuna! Os habitantes locais usam sempre as aplicações Uber e Uklon - vale a pena descarregá-las antes de chegares. Poderás ter de esperar um bocadinho mais pelo teu táxi, mas pelo menos, ficas logo a saber quanto custa.
Evita também pessoas com disfarces ou com pombos, mesmo que insistam em tirar fotos contigo. Vão tentar fazer-te pagar por isso.
Há quem confunda a cultura ucraniana com a cultura russa. Por favor, não sejas uma dessas pessoas! Os ucranianos têm muito orgulho na sua herança cultura e na sua língua.
Também não usamos chapéus de pêlo e não faz assim tanto frio no Inverno. A melhor forma de conhecer Kiev é deixar todas as ideias pré-concebidas em casa e abrires-te a novas experiências. Vais ficar espantado/a com a hospitalidade ucraniana, o seu património cultural, a sua comida deliciosa e a sua vida nocturna vibrante.”
Voos para Kiev