Onde comer em Paris - para vegetarianos

Se disser a uma pessoa francesa que não come carne, ser-lhe-á servido frango. Se educadamente relembrar essa pessoa francesa de que, na verdade, não come mesmo carne... essa pessoa vai olhar para si com uma expressão vazia no olhar e provavelmente vai servir-lhe peixe.

 

Nunca saberei como é que a minha mãe conseguiu explicar ao meu pai francês que criar crianças vegetarianas era uma boa ideia, menos ainda como é que o convenceu a fazê-lo. Contudo, aparentemente ainda estou aqui para contar a história.

 

A carne é um ingrediente que está embebido no inconsciente francês: os almoços e jantares consistem normalmente num prato de carne com dois tipos de legumes, com pão, queijo e vinho.

 

Depois de comer literalmente só baguetes e croissants durante três dias (não o recomendo, de todo!), percorri Paris de cima a baixo à procura de comida sans la viande, para que não dê por si num coma de hidratos de carbono durante a sua estadia na capital francesa. Eis as minhas principais descobertas:

East Side Burgers

Não é o seu hambúrguer vegetariano típico

Os hambúrgueres gourmet são o último grito e Paris não ficou de fora, criando o que diz ser o primeiro tasco de fast food 100% vegetariano da capital.

 

Ali, são servidos hambúrgueres de vários tipos de ingredientes vegetarianos, sendo que pode encontrar variações francesas de tofu, assim com cachorros-quentes vegetarianos, nuggets e croquetes.

 

Para além disso, vai encontrar sobremesas de fazer crescer água na boa, como tartes de Spéculoos e um menu especial com um hambúrguer, um acompanhamento e uma bebida por apenas 10 €. Ora, não é isto o que se chama de pechincha?

 

www.eastsideburgers.fr, 60 Boulevard Voltaire, 75011 Paris

 

Estação de metro mais próxima: Voltaire

Pousse-Pousse

Sempre vegan, a toda a hora, no Pousse-Pousse

100% vegan, 0% estranho e nojento, 100% delicioso.

 

Este restaurante é um bocadinho mais caro, mas não é de estranhar, tendo em conta o facto de utilizarem ingredientes orgânicos e de servirem pratos com uma apresentação extraordinária.

 

Neste paraíso de comida saudável para amantes da gastronomia vegan, vai encontrar pequenas tartes de batata-doce, kale chips e sumos de fruta acabados de fazer.

 

Não vai conseguir dar-se conta de que a mousse de chocolate não tem produtos lácteos... há aqui definitivamente algum tipo de magia negra vegan a ser praticado…

 

www.poussepousse.eu,  5 Rue Notre Dame de Lorette, 75009 Paris

 

Estação de metro mais próxima: Notre–Dame–de–Lorette 

Soya Cantine

Vale cada cêntimo

Peço desculpa, ouvi alguém dizer que há um buffet de brunch ao fim-de-semana por 24 €?

Já lá estou.

 

Será que ouvi alguém dizer que há batatas assadas com baunilha, lasanha vegetariana e pudim de chocolate e tofu, que sabe a chocolate Lindt?

 

Quero ir para lá, agora.

 

O Soya Cantine é um restaurante fino, também um bocadinho mais caro do que a média, mas que vale cada cêntimo: tem uma decoração industrial, pratos com uma apresentação impecável e uma gastronomia inovadora.

 

20 Rue de la Pierre Levée, 75011 Paris

 

Estação de metro mais próxima: Republique

Le Potager Du Marais

O charme parisiense nunca falha...

Este é suposto ser o melhor restaurante vegetariano de Paris, onde a gastronomia tradicional francesa é repensada de forma vegetariana, para que nós que não comemos carne a possamos apreciar.

 

O seu charme parisiense é inabalável; para além disso, todos os ingredientes são orgânicos e há ainda uma página inteira do menu inteiramente dedicada a opções vegan.

 

Mais uma vez, não é barato, mas isso não é nada que surpreenda quem aprecia cozinha vegetariana. Para ser sincera, era capaz de vender um rim, ou o meu filho que ainda não nasceu, só para comer aquela lasanha de espinafres com hummus de novo.

 

www.lepotagerdumarais.fr, 24 rue Rambuteau, 75003 Paris

 

Estação de metro mais próxima: Rambuteau

Le Poutch

Vive Le Poutch!

Antigamente, este sítio era um café de inspiração australiana chamado Tuckshop. A australiana em mim está arrasada por nunca ter tido a oportunidade de provar as suas delícias com Vegemite.

 

Contudo, acredito que a comida agora seja tão boa como era dantes. Mais de metade do menu é feito de comida vegetariana, com coisas boas como queijo de cabra, baguetes de abacate e arando, muffins de cenoura e queijo Comté, assim como bolo caseiro de granola e cenoura. Parece-me que a versão actual deste café vai ser um sucesso.

 

www.lepoutch.fr, 13 Rue Lucien Sampaix, 75010 Paris

 

Estação de metro mais próxima: Jaques Bonsergent

Bob’s Juice Bar

Bob’s + Le Poutch = a equipa de sonho dos brunches

Este é o tasco hipster por excelência. Faz parte de uma rede de restaurantes que este misterioso “Bob” criou e que incluem uma padaria, uma cozinha e um bar de sumos e saladas.

 

O Bob é o pai dos hipsters de Paris.

 

Os sumos são todos espremidos na hora, há batidos vegan, bagels de abacate e café de saco, para os snobes do café. Que mais pode querer? Fica ao lado do Le Poutch.

 

Será que ouvi alguém dizer “equipa de sonho dos brunches”?

 

www.bobsjuicebar.com, 15 Rue Lucien Sampaix, 75010 Paris

 

Estação de metro mais próxima: Jaques Bonsergent

Padaria Rose

Um sítio demasiado delicioso... não deixe de lá ir!

Este sítio tem todo um tema inglês, por isso se calhar estou a fazer um bocadinho de batota, só que era demasiado delicioso para não o mencionar. Gerido por um casal franco-britânico, esta padaria/café/espaço de brunches por excelência fica em Pigalle, muito perto do Moulin Rouge. E é inacreditável.

 

O maior problema que vai ter é que vai querer provar tudo. Há demasiados bolos caseiros por onde escolher, o que vai ter um impacto na sua dieta. Pode sempre comer uma pequena pizette; é crocante e não lhe vai pesar muito na consciência. No entanto, eu tive vontade de chorar só de olhar para o bolo de cenoura.

 

É destas coisas que os sonhos são feitos.

 

46 Rue des Martyrs, 75009 Paris (Nota: se estiver pelo Reino Unido, fique a saber que a Rose levou a padaria dela também para Londres, podendo encontrá-la em Dover Street). 

 

Estação de metro mais próxima: Notre-Dame-de-Lorette

Mercados

Se tiver a sorte de ficar alojado num sítio onde possa cozinhar, tenho a dizer que lamento muito, mas não podemos ser amigos, porque estou cheia de inveja de si.

 

No entanto, quem é que precisa de amigos, quando pode travar amizade com a fenomenal produção alimentar francesa, que para além de ter imensa qualidade, é extremamente barata?

 

Claro que cada mercado vai estar repleto de vegetais maravilhosos, mas será que posso humildemente sugerir o Marché Couvert des Batignolles? Neste belo e antigo mercado fechado, para além das bancas do costume, onde vai encontrar frutas, vegetais, queijo e pão maravilhosos, há áreas de restauração fantásticas para vegetarianos e bancas de smoothies. A não perder!

 

Estação de metro mais próxima: Brochant

 

Dê agora uma espreitadela aos voos para Paris.

 

- Mathilda Edwards