Onde comer pelo Porto

Desde sanduíches enormes, de fazer crescer água na boca, a vinhos doces e aveludados, já para não falar de exuberantes sobremesas, uma viagem ao Porto é como ir ao paraíso dos amantes da gastronomia. Come e bebe por toda a cidade, graças a este guia das atracções mais deliciosas do Porto:

Ataca uma francesinha

A tradicional francesinha portuense

A palavra-chave aqui é “atacar”. A francesinha é uma sanduíche de proporções épicas.

 

Diz-se que este prato foi inventado por um imigrante português regressado de França nos anos 60, que queria criar uma versão portuguesa do Croque Monsieur. E mais do que isso.

 

Nesta gigantesca tosta afogada em queijo, vais encontrar presunto, chouriço e um bife (de vaca ou de porco), em molho de cerveja. A francesinha é normalmente servida numa cama de batatas fritas e, por vezes, com um ovo estrelado por cima.

 

Podes encontrar francesinhas em cafés e restaurantes por toda a cidade do Porto, mas um dos melhores sítios para provar este pesado “petisco” é no bonito e barato Bufete Fase, onde a francesinha é a única coisa que consta no menu.

 

Para uma francesinha num ambiente mais fino, vai até ao histórico Café Majestic. Este café é reconhecido como um dos dez cafés mais bonitos do mundo.

 

Outrora o ponto de encontro de artistas e escritores, ainda mantém a aura elegante de uma era passada, com as suas paredes espelhadas, candelabros e decoração em mármore. Não te esqueças de levar um grande apetite.

Descobre a história do vinho do Porto

Os montes e becos de Vila Nova de Gaia albergam inúmeras adegas de vinho do Porto. Por um preço baixo, podes combinar uma visita a uma delas com provas daquele que é o produto de exportação mais conhecido do Porto.

Uma visita guiada à adega do Porto Croft

A Croft disponibiliza visitas guiadas às suas caves durante todo o ano, incluindo uma prova de três tipos diferentes de vinho do Porto - Croft Pink, Reserva e Tawny com 10 anos.

 

A não ser que estejas de viagem com um grupo grande, não é necessário reservar antecipadamente: só tens de aparecer e juntar-te à próxima visita disponível. As visitas começam a cada 40 minutos e entrada custa 5€ por adulto, incluindo provas.

Como provar vinho do Porto

Há mais de 2000 anos que se produz vinho no vale do Douro, no Porto. Contudo, as origens do vinho do Porto são muito mais recentes, podendo ser encontradas em meados de 1700, quando os comerciantes ingleses começaram a juntar brandy ao vinho que exportavam, para o preservar.

 

Dito de forma simples, o vinho do Porto é definido como um vinho tinto suave, que contém bebidas brancas (brandy), para preservar o envelhecimento a longo prazo.

 

O processo em torno da produção de vinho do Porto implica que o vinho não passe por uma fermentação completa. Esta é parada, adicionado cerca de 30% de brandy, quando é atingido o nível ideal de açúcar, antes de envelhecer o vinho por um mínimo de dois anos.

 

Há seis tipos principais de vinho do Porto, sendo os estilos baseados no tempo de envelhecimento:

  • Porto Vintage: geralmente envelhecido durante 2 anos em barril, antes de ser engarrafado e deixado a envelhecer por um período entre 10 a 50 anos numa garrafa.
  • Porto Late Bottled Vintageenvelhecido entre 4 a 6 anos em barril, antes de ser engarrafado.
  • Porto Tawny: envelhecido durante um mínimo de 3 anos em barril, podendo ter entre 10 a 40 anos de idade.  Recomenda-se que se beba imediatamente depois de ser engarrafado.
  • Porto de Colheita: Trata-se de um Porto Vintage envelhecido durante muitos anos em barril, antes de ser engarrafado. Deve ser bebido logo após ser engarrafado.
  • Vinho do Porto Branco:  é um vinho do Porto feito com uvas brancas - trata-se de uma bebida refrescante de Verão, quando servido com água tónica e gelo.
  • Porto Rosé: é um vinho do Porto feito em estilo rosé.

Dá largas à tua gula

Guloseimas de dois dos locais mais populares onde comer sobremesas no Porto, Miss Pavlova e La Copa

Enquanto Lisboa tem uma longa fama, graças aos seus finos pastéis de nata que se derretem na boca, o Porto está a trilhar o seu próprio caminho, no que diz respeito a sobremesas divinais, com cafés como o Miss Pavlova e gelatarias como a La Copa na liderança

 

O Miss Pavlova é um café dedicado a bolos, tendo sido criado pela portuense Ana Maio, que viu o seu negócio passar de uma empresa de confeitaria baseada nas redes sociais para um estabelecimento de pedra e cal na Rua do Almada.

 

Por outro lado, o La Copa orgulha-se dos seus gelados caseiros e hospitalidade. A torrente constante de clientes que entram e saem do seu solarengo terraço são testemunho da sua grandeza.

 

Não há desculpas para não dares um gostinho ao dente; as colinas calcetadas e inclinadas do Porto proporcionam um excelente exercício físico para queimar todas essas calorias que consumires...

 

Voos para o Porto 

 

- Fiona Hilliard