Vamos evitar ter este aspecto a todo o custo. Ninguém quer chegar a este extremo, só para respeitar os limites de bagagem...
Se quer viajar com pouca bagagem, vai ver que um pouco de organização é fundamental. Leia estas quinze sugestões sobre como melhor fazer a mala e antecipe menos aborrecimentos da próxima vez que viajar de avião:
Faça uma lista de tudo o que tenciona colocar na mala, para que possa facilmente ver o que já lá tem dentro, o que ainda lhe falta antes de partir e o que pode comprar no seu destino.
Não leve consigo toda a sua colecção de sapatos. Limite-se a levar três pares de sapatos, e leve o par mais pesado calçado.
Arrume primeiro os seus sapatos, colocando-os nos lados da mala. Encha os sapatos com meias e peças de roupa mais pequenas, equipamentos electrónicos ou objectos de valor. Dessa forma, evita também que os seus sapatos fiquem deformados.
Evite que a sua roupa fique marcada pelas solas dos sapatos, entre outas marcas - coloque-os dentro de um saco de pano ou de plástico, antes de os arrumar. As toucas descartáveis dos hotéis são também perfeitas para separar os sapatos de todos os outros objectos que leva na bagagem.
Arrume os artigos mais pesados (sapatos, calças de ganga) no fundo da sua mala com rodas. Vai ver que é muito mais fácil levá-la, porque o peso ficará mais bem distribuído.
Não desperdice espaço vazio - enrole a sua roupa, em vez de a dobrar. Assim, esta vai ficar menos enrugada e vai ter muito mais espaço na sua bagagem para incluir alguns extras que adquira ao longo da sua viagem.
Faça por ser mais fácil ver no tapete rolante as malas das quais fez check-in, especialmente se a sua mala for preta, azul-escura ou cinzenta (como 99,9% da população). Coloque uma etiqueta colorida ou uma fita na pega, para que não haja confusões à chegada.
Não use todo o espaço da mala para si, especialmente se viajar em casal. Divida a sua roupa entre duas malas, no caso de uma se perder em trânsito.
Faça uma cópia do seu passaporte, carta de condução ou bilhete de identidade, e envie-a para si por email. Também é boa ideia tirar fotos destes documentos e guardá-los no seu telemóvel, no caso de não ter acesso à Internet quando chegar ao seu destino.
Certifique-se de que a sua maquilhagem ou protector solar não pingam dentro da sua mala, estragando-lhe a roupa. Feche bem as tampas com fita-cola, ou ponha película aderente entre a tampa e a garrafa.
Coloque os artigos essenciais (pijama, escova e pasta de dentes) no topo da mala, no caso de chegar ao seu destino à noite. Isto evita que tenha de ter o trabalho de desfazer toda a mala quando chegar ao seu destino.
Não arrume uma mochila de campista à pressa. Um pouco de planeamento antecipado compensa imenso. Coloque os artigos mais pesados no meio da mochila, ou o mais perto possível das suas costas, já que assim vai ter menos pressão nelas quando estiver a andar. Siga a regra de ouro de enrolar a sua roupa, em vez de a dobrar. Não só vai ter mais espaço, como também a sua roupa terá menos rugas. Quando fizer o check-in, ate todas as fitas da mochila, de forma a que estas não fiquem presas no tapete rolante, quando aterrar.
Leve consigo um saco dobrável e leve dentro da sua bagagem de mão. Se lhe for pedido que entregue a sua bagagem de mão para check-in à última hora, porque os compartimentos do avião estão cheios, poderá colocar nesse pequeno saco o seu telemóvel, o e-reader, dinheiro, algo para comer e outros artigos de valor sem os quais não poderá viver durante o voo. Este pequeno saco pode então ser colocado debaixo do assento, à sua frente.
Não se esqueça de levar um adaptador, se viajar para países europeus cujas tomadas eléctricas são diferentes das tomadas do seu país.
Veja as nossas melhores ofertas de malas de viagem, exclusivas para clientes Ryanair!
Dica extra: se se esquecer do adaptador para o telemóvel, procure a porta USB de lado ou por trás da TV no seu alojamento. Poderá ligar o seu cabo USB ali e carregar o seu telemóvel.
- Fiona Hilliard