Dicas e truques essenciais para sobreviver aos aeroportos

Uma pergunta aos nossos leitores: o melhor momento da sua viagem é o tempo que passa no aeroporto? Alguém acha que sim? Não? Pois, também nos pareceu.  Passar tempo num aeroporto é um daqueles males necessários, quando queremos ir do ponto A ao ponto B, mas não quer dizer que isso tenha de ser um total pesadelo. Leia as seguintes dicas e truques, sugeridos por alguns dos bloggers de viagens mais importantes do mundo, para poder superar o desafio de sobreviver aos aeroportos da próxima vez que viajar... 

Compre um passe de embarque prioritário

Luggage

O meu principal truque para passar rapidamente por um aeroporto muito movimentado é adquirir um passe de embarque prioritário. Estes podem ser comprados na maior parte dos sítios web dos aeroportos. Se comprar o passe com antecedência, o custo pode ser inferior a cerca de cinco euros. Vai ver que é dinheiro bem gasto! Dessa forma, pode passar por todos os controlos de segurança e chegar ao átrio de embarque em alguns minutos. A maioria das pessoas com passes prioritários é constituída por viajantes frequentes. Logo, não vai encontrar muita gente a atrasar filas devido ao transporte incorrecto de líquidos ou moedas. Esta opção é óptima se tem pressa, se detesta filas longas ou se vai viajar com crianças. É também uma boa opção se quer dar início às suas férias em grande estilo, sem dar cabo do seu orçamento!

 

Conselho da Monica, autora do blogue The Travel Hack 

Viajar com pouca bagagem

Cabin

Se houve algo que aprendi, após uma década a viajar, é que as pessoas não usam a maior parte da roupa que levam nas suas malas. Da próxima vez que viajar, comprometa-se consigo a levar apenas uma mala de mão. Isso permite-lhe poupar tempo (no acto de fazer check-in e também ao sair do aeroporto) e dinheiro (para pagar a bagagem de porão, desde que a sua mala de mão esteja em conformidade com os limites de peso e tamanho da companhia aérea com a qual voar). Viajar apenas com bagagem de mão também é óptimo para não perder a cabeça, já que não vai ter de se preocupar com tantos pertences durante a viagem e no seu destino. Uma mala leve também lhe alivia a mente.

 

Conselho do Robert, autor do blogue Leave Your Daily Hell 

Leve consigo uma garrafa de água reutilizável

Water

Como blogger de viagens profissional há cinco anos, tenho bastante experiência em relação no que diz respeito a passar tempo em aeroportos. Se quer explorar o mundo, os aeroportos são inevitáveis. Um simples truque que uso para tornar a experiência mais agradável é levar comigo uma garrafa de água reutilizável. Assim que passar os controlos de segurança, encha-a num chafariz ou bebedouro e leve-a consigo para o avião. É uma forma de não gastar imenso dinheiro no terminal em garrafas de água que não pode depois reutilizar. É muito importante manter-se hidratado, saudável e contente enquanto está em trânsito durante a sua viagem. Para além do mais, sou de opinião que beber muita água também ajuda a superar o jet-lag!

 

Conselho do Matthew, autor do blogue Expert Vagabond 

Estude antes de viajar

Travel Research

Os aeroportos internacionais podem ser uma experiência avassaladora à chegada, após uma longa viagem. Sabe qual é a melhor forma de chegar à cidade ou ao seu hotel, a partir do aeroporto? Em muitos aeroportos, há taxistas clandestinos que andam de um lado para o outro à procura de clientes. Apanhar um deles pode custar-lhe muito dinheiro ou, pior ainda, pode ser muito perigoso. Se, por exemplo, tem uma escala longa para fazer entre voos, sabe quais são as instalações colocadas ao seu dispor, como por exemplo quartos, salas, ou como aceder ao lounge do aeroporto? Por fim, se tem pouco tempo para fazer a ligação entre voos (por exemplo, eu nunca marco voos com menos de 90 minutos entre si), sabe quais são as suas opções se perder o voo?

 

Não espere até à última hora para se informar sobre tudo isto. Faça a sua pesquisa e estude as suas opções com antecedência. Poderá encontrar toda a informação de que precisa no sítio web do aeroporto.

 

Conselho da Nora, autora do blogue The Professional Hobo 

Vá para a fila mais à esquerda

Left Lane

Para mim, a maior parte dos truques para sobreviver aos aeroportos tem que ver com poupança de tempo e são, normalmente, questões de senso comum.  Aprendi que é melhor escolher a fila mais à esquerda nos controlos de segurança, porque os destros (a maioria) tendem a escolher as filas mais à direita. Não sei se é sempre assim, mas vale a pena parar por um minuto e avaliar a situação. A maior parte das pessoas segue a multidão. Por isso, se parar um pouco e observar, poderá ver uma oportunidade para ir para uma fila mais pequena.

 

Conselho do James, autor do blogue The Savvy Backpacker 

Descarregue a aplicação

Download App

Se ainda não instalou a aplicação, faça já o download. Encontre os preços mais baixos para as datas em que quer viajar, faça check-in no caminho para o aeroporto e receba o seu passe de embarque directamente no seu telemóvel. 

Enrole a roupa em vez de a dobrar

Rolled Clothing

Ao fazer a mala de viagem, somos fãs do método de enrolar a roupa. Em vez de a dobrar, a roupa vai toda enrolada. Desta forma, evitamos vincos e até tecidos mais delicados, como a seda, não estão sujeitos demais ao tempo de estarem dentro de uma mala, independentemente do tamanho desta.

 

Conselho da Anna, blogger do 12 hrs 

Leve uma muda de roupa na bagagem de mão

Change of clothing

É sempre boa ideia levar uma muda de roupa na bagagem de mão, no caso de a bagagem de porão se perder à chegada. Isso já me aconteceu e ter uma muda de roupa à mão salvou-me a vida, após um longo voo. É também útil ter os seus artigos de higiene todos organizados dentro de um saco de plástico com fecho, em vez de ter de tirar e pôr tudo de novo na bagagem de mão durante o controlo de segurança.

 

Conselho do Paul, autor do blogue TravMonkey 

Levar uma camada de roupa extra vestida durante o voo

Extra layer

Se vai viajar num voo cedo, prepare-se para o frio da pista quando partir e chegar, levando uma camisola ou cachecol. Dessa forma, também vai sentir-se mais quente quando o ar condicionado do avião começar a funcionar. Se viajar com bebés ou crianças, leve um pequeno cobertor para os manter confortáveis e ajudar a adormecê-los durante o voo. 

Viaje fora das horas de ponta

Asleep Plane

Um bom conselho para quem viaja sozinho é escolher o horário menos popular de uma rota específica (faça a sua pesquisa antes de ir - a minha experiência é de que, normalmente, os voos mais tardios às Terças-Feiras são menos procurados) - e escolha o seu lugar online o mais tarde possível. Assim, pode marcá-lo numa fila vazia, o que quer dizer que se pode esticar à vontade e até mesmo deitar-se nos três lugares vazios durante todo o voo, se quiser!

 

Conselho da Becky, blogger do Global Grasshopper 

Use o multibanco local para levantar dinheiro

ATM

Em vez de trocar dinheiro numa casa de câmbio ao aterrar, dirija-se ao multibanco mais próximo para levantar dinheiro na denominação local. As casas de câmbio cobram taxas que, muitas vezes, são superiores às taxas de levantamento de dinheiro numa caixa multibanco normal. 

Tire uma foto ao seu lugar de estacionamento

Carpark

Para evitar esquecer-se onde estacionou o carro, tire uma foto no seu telemóvel do lugar de estacionamento no aeroporto, antes de partir de férias. Saber que o carro ficou na fila F, no segundo piso, vai poupar-lhe tempo e aborrecimentos quando sair do avião carregado de bagagem e ansioso por chegar a casa. 

Carregue o seu telemóvel em Modo de Avião

Charging

Se a bateria do seu telemóvel está quase a acabar e sabe que apenas tem alguns minutos para a carregar, pode fazer com que esta carregue mais depressa se mudar para a configuração para Modo de Avião. Desta forma, o telemóvel fica com todos os modos sem fios desactivados (não vai ser possível receber chamadas, nem aceder à internet), mas vai funcionar mais rapidamente, porque estes processos não estarão a funcionar. A bateria do telemóvel carrega assim mais depressa e terá mais carga do que tivesse carregado a bateria com as configurações normais.