Ver o mundo a arder: Las Fallas de Valência

Gostas do cheiro a pólvora pela manhã? Ora bem, a pólvora é um dos ingredientes mais importantes de Las Fallas de Valência, um dos festivais mais estranhos e maravilhosos de Espanha.

 

E isso é dizer muito, num país onde há um festival que é basicamente a maior luta de tomates do mundo, e outro que envolve pores-te deliberadamente no caminho de numerosos e zangados touros.

 

O festival de Las Fallas decorre todos os anos em Março, sendo a loucura total. Caos absoluto. Há música, arte, comida e dança, claro... mas também há pólvora. E explosões. Na última noite de festa, a 19 de Março. há centenas de fogueiras gigantes.

 

Na contagem decrescente para Las Fallas, as pessoas passam meses e meses (por vezes, cerca de um ano) a construir umas esculturas enormes, elaboradas e tipo desenho animado, conhecidas como ninots.

 

Cerca de oitocentas destas coisas são construídas ao pormenor por diferentes bairros e organizações da cidade, em preparação para o festival. Algumas chegam a custar mais de 60 mil euros.

 

Várias têm a altura de um prédio de três andares, sendo feitas de cartão, papel maché, esferovite, madeira e uma quantidade fenomenal de purpurinas. O esforço, tempo e custos envolvidos na criação destes ninots é impressionante.

São também uma forma de arte não muito consensual. Há quem ache que são bonitos e divertidos, e não há dúvida que passear pelas ruas de Valência a meio de Março é como estar dentro de um filme da Disney um pouco obsceno.

 

Há outros que os acham grotescos, o que tendo em conta que o objectivo destas esculturas é satirizar algo que se passa em termos políticos, ou na cultura popular, faz bastante sentido.

 

Independentemente do que penses delas, é inevitável não te deixares impressionar pela sua escala e pelo trabalho envolvido na sua construção.

 

Eis que, no dia 19 de Março, chega La Cremá. Se queres saber o que isso quer dizer, a resposta está na palavra “cremá”. Sabes o que significa cremação?

 

Aí está. Todo o esforço, dinheiro, as horas, semanas e meses sem fim... todas aquelas centenas de ninots construídos com tanto amor e dedicação literalmente esfumam-se. São queimados todos os ninots, excepto um, considerado o favorito e ao qual é dado um perdão.

 

É do melhor que há.

Imagem via iStock: charliemarcos

Os fogos não são ateados com um simples fósforo, para pegar fogo ao um ninot numa ponta e deixá-lo alastrar. Nada disso: no início da noite de dia 19, alguns homens pegam em machados e abrem uns buracos discretos nas esculturas, enchendo-as de foguetes.

 

À medida de a luz do dia dá lugar à escuridão da noite, a multidão começa a entoar cânticos. A iluminação de rua é desligada. O ambiente torna-se eléctrico. Então, ao virar da meia-noite, todos os foguetes escondidos dentro dos ninots são detonados, explodindo em centenas de fogueiras multicolores. É uma visão incrível.

 

O festival, que começa em crescendo no início de Março, tem ainda muitas outras coisas a acontecer, para lá de uma noite de um paraíso pirómano. Durante os dias, podes assistir a paradas, touradas, desfiles e concursos de paella.

 

Espectáculos de fogo de artifício explodem com vida um pouco por todo o lado. Há um espectáculo diário, conhecido como “masceltá”, durante o qual às 2 da tarde em ponto, longas resmas de foguetes são detonados, causando mais ruído do que aquele que seria aconselhável para os teus ouvidos!

 

E, na véspera da noite de Cremá, no dia 18, decorre a “Noite do Fogo”, durante a qual o céu valenciano se acende num dos mais intensos e belos espectáculos de fogo de artifício que alguma vez verás na vida.

 

Recordas-te da escultura vencedora que é perdoada? Essa vai para o Museu Fallas, onde ocupa um lugar ao lado dos ninots vencedores dos anos anteriores. A entrada só custa um par de euros para os ver a todos, se tiveres interesse em descobrir quais foram os vencedores dos anos anteriores.

 

Este evento é para ti se... és um pouco pirómano/a, se gostas de destruição e se quiseres descobrir Espanha de uma forma inesquecível.

 

Este evento não é para ti se... fores um cão, ou se não apreciares explosões aleatórias.

 

Voos para Valência 

 

- Dee Murray