Nove excelente razões para voar até Belfast

Regressamos a Belfast, e não podíamos estar mais felizes. Não é apenas porque se trata de uma cidade espectacular, com imensas coisas para ver e fazer, porque o é; é porque também é uma excelente base, a partir da qual se pode explorar o resto da Irlanda do Norte.

 

Se nos perguntares, a viagem por excelência a Belfast e à Irlanda do Norte inclui um par de dias a descobrir as excelentes atracções culturais da cidade (assim como a sua lendária vida nocturna) e um par de dias com um carro alugado, visitando algumas dos locais mais impressionantes da Irlanda do Norte.

 

Se gostarias de saber de que locais estamos a falar, continua a ler. Neste artigo, listamos nove dos melhores!

Titanic Belfast

O Titanic Belfast abriu em 2012, no “bairro Titanic” da cidade, marcando um século desde que o navio partiu na sua viagem inaugural e se afundou de forma trágica. O museu e o seu edifício são uma homenagem fantástica ao Titanic e aos seus passageiros, assim como ao rico património marítimo de Belfast.

 

Localizado no antigo estaleiro Harland & Wolff, onde o RMS Titanic foi construído, conta a história do navio, desde a sua construção até ao momento em que se afundou, após embater contra um icebergue, no famoso desastre de 1912.

 

É enorme, interactivo e incrivelmente informativo. Visitá-lo deve estar no topo da tua lista de coisas para fazer na cidade.

The Dark Hedges

A uma hora da cidade, encontra-se uma das atracções mais fixes, assustadoras e belas da Irlanda do Norte. É tão boa que apareceu n' A Guerra dos Tronos (na segunda temporada, quando Arya foge de King’s Landing, após o seu pai ser morto). Referimo-nos aos belos Dark Hedges.

 

Estas belas e antigas faias foram plantadas pela família Stuart no século XVIII, para impressionar os visitantes da sua propriedade. A verdade é que funcionou. Podem considerar-nos bastante impressionados.

 

As árvores criam uma bela cobertura sobre a estrada, como um túnel natural pelo qual é agradável conduzir e ainda melhor fotografar.

Giant’s Causeway

Lembras-te quando dissemos que os Dark Hedges eram uma das atracções mais fixes, assustadoras e belas da Irlanda do Norte? Bom, o Giant’s Causeway é uma das outras. Talvez seja até mesmo a melhor.

 

Reza a lenda que Finn MacCool, um gigante irlandês, construiu este passadiço entre a Irlanda do Norte e a Escócia, para que pudesse atravessar o mar e ir bater num gigante escocês.

 

A ciência explica-o de forma diferente. Tem algo que ver com vulcões e basalto e rocha a arrefecer.

 

Nós gostamos mais da história do gigante rufia, mas o melhor desta atracção é que tem um centro de visitantes onde podes aprender tudo sobre ambas as versões da sua criação. Não deixes de visitar o Giant’s Causeway quando fores à Irlanda do Norte.

Carrick-a-Rede

Fica sem fôlego e dá-te um ataque cardíaco com uma visita à ponte de corda de Carrick-a-Rede.

 

Construída há mais de 350 anos, a ponte de corda está suspensa a mais de 30 metros de altura, acima do mar em fúria, entre a ilha principal e a “ilha Rochosa”.

 

Ainda hoje, se tiveres coragem, podes atravessá-la. Não te preocupes, já não é a mesma ponte que os pescadores de salmão construíram em 1755, mas ainda constitui uma atracção cheia de adrenalina!

 

A ponte, que fica perto de Giant’s Causeway e da Bushmills, está a uma hora de distância do aeroporto, sendo claramente uma das atracções a riscar da tua lista de coisas que deves ver pelo menos uma vez na vida.

Destilaria da Bushmills

A uma hora de distância de carro, a norte do Aeroporto de Belfast, vais encontrar uma pequena aldeia chamada Bushmills, que é o berço do whiskey mais antigo da Irlanda.

 

Se gostas de whiskey, então vais estar no teu elemento (até te recebem com um toddy quente!), mas não tens de ser apreciador/a para descobrir a história e evolução da destilaria ao longo dos anos.

 

Trata-se de uma destilaria que ainda está em funcionamento. Por isso, se a visitares durante a semana, vais ver todo o sítio em acção. No final da visita de 45 minutos, ainda te oferecem mais uma pequena amostra de whiskey.

 

A entrada custa 7,50 £ para adultos, mas com as amostras gratuitas, fica quase de graça!

Crumlin Road Gaol

Crumlin Road Gaol abriu (ou melhor, fechou) as suas portas aos prisioneiros em 1845, sendo uma prisão que esteve em funcionamento durante 150, até encerrar em 1996.

 

Hoje em dia, podes visitar o edifício, conhecer a sua história e a de algumas das 25 mil pessoas que ali cumpriram pena.

 

Trata-se de um lugar fascinante, cheio de histórias (e também de alguns segredos), sendo que vais poder ouvir muitos deles; execuções e internamentos, nascimentos, mortes, casamentos e tudo o que está pelo meio.

 

É muito interessante, os guias são fantásticos e, com as entradas a custarem apenas 8,50 £ para adultos, vale bem o preço.

The Crown Liquor Saloon

Tão famoso como atracção turística e pérola da arquitectura, como bar, o Crown Liquor Saloon é um antigo palácio de gin vitoriano, que foi maravilhosamente preservado, sendo uma verdadeira instituição de Belfast.

 

Para onde quer que olhes, vais ver vitrais, madeira trabalhada de forma elaborada e mosaicos. Há dez cabines privativas, que ainda têm placas de metal originais (usadas para fabricar armas e peças para armas), assim como um antigo sistema de campainhas, para chamar os empregados.

 

Não há muitos sítios como este hoje em dia, por isso certifica-te de que o visitas quando estiveres pela cidade.

The Ginger Bistro

Se gostas de comer bem e se estás por Belfast. então tens de comer no Ginger Bistro. Trata-se de um dos restaurantes mais conhecidos e amados de Belfast, e com razão.

 

Ali, são servidos pratos simples, mas muito bem cozinhados, que usam imensos ingredientes irlandeses, maravilhosos e frescos. Há ali também uma influência asiática, mas o que vais comer é principalmente clássicos da gastronomia irlandesa, generosos e saborosos, com um toque moderno.

 

O bife é incrível, e a sobremesa de chocolate em estilo fondant é simplesmente... basta olhares para a imagem (acima). Garante que marcas uma reserva com antecedência, para evitar desilusões.

Museu Ulster

Bom, este museu fica nos Jardins Botânicos de Belfast, portanto essa é logo uma boa razão para lá ir.

 

O museu fechou entre 2006 e 2009, tendo sido completamente renovado, reabrindo no seu 80º aniversário, totalmente remodelado e recheado com uma colecção muito interessante de artefactos, arte e tudo o que possas imaginar de antropológico.

 

Poderás ter uma visão alargada da história da Irlanda do Norte e do seu povo, desde a Pré-História até aos dias de hoje. A entrada é totalmente gratuita, sendo uma forma genuinamente interessante de passar algumas horas, tanto para miúdos, como para graúdos.

 

Voos para Belfast

 

- Dee Murray