Considerada uma das quatro grandes cidades da moda, juntamente com Milão, Paris e Nova Iorque, Londres é a casa de alguns dos designers mais procurados, das principais grandes lojas e dos mercados mais originais.
Está a planear umas férias para fazer compras na cidade? Fique na moda e visite estes locais badalados...
Se só pudesse visitar um grande armazém de luxo em Londres, teria de ser o Liberty.
Localizado em Great Marlborough Street, a um passo das movimentadas Oxford Street e Carnaby Street, o Liberty é famoso pela sua mistura ecléctica de nova marcas e de designers famosos, pela moda, artigos para o lar e acessórios.
O edifício de quatro andares é um marco emblemático em si mesmo. Foi projectado nos anos 20, quando o revivalismo Tudor estava na berra, e construído com madeira reciclada de dois navios, os HMS Impregnable e o HMS Hindustan.
O Dover Street Market também merece uma visita. Esta extensa concept store de seis andares combina o espírito rebelde dos mercados cobertos de Londres com marcas de moda exclusivas.
Uma vez que tenha absorvido tudo o que há para ver, faça uma pausa para um café na Rose Bakery, que fica no último piso. Se quiser mesmo ver marcas de moda, dirija-se a Motcomb Street e a Pont Street, em Knightsbridge.
Lá, pode deliciar-se com as montras das lojas de Christian Louboutin e de Anya Hindmarch. No que diz respeito à alfaiataria londrina, não é preciso ir mais longe do que os bem-vestidos manequins de Jermyn Street.
Propriedade do antigo modelo Konrad Lindholm, o Floyd’s, em Shacklewell Lane, é um sítio pequeno e acolhedor onde pode pestiscar qualquer coisa, se estiver de passeio pela zona trendy de Dalston.
Este restaurante é uma verdadeira pérola, graças aos ingredientes adquiridos de forma ética e aos pratos de preços razoáveis.
Ainda em Dalston, o L’Atelier Cafe serve excelente café, bolos e pratos leves, perto de um original mercado coberto, cheio de pechisbeques kitsch.
Por falar em interiores fantásticos, o Sketch, em Conduit Street, está localizado numa antiga loja Christian Dior. Concebido para ser uma “experiência sensorial completa”, este colorido restaurante é certamente espantoso, em particular a sua fabulosa sala de jantar em tons de cor-de-rosa bebé.
De directa? O Duck & Waffle, no 40º andar da Torre Heron, está aberto 24 horas por dia. Isso quer dizer que pequenos-almoços ao raiar da manhã e petiscos a altas horas da noite estão à distância de uma curta subida de elevador. A vista também não é nada má.
A Brick Lane, famosa pela oferta de comida indiana e asiática, também tem uma reputação estabelecida graças às suas lojas fora do vulgar e bancas de mercado.
É onde se encontra um dos maiores mercados de rua de Londres, com bancas onde pode encontrar antiguidades e bric-a-brac por uma bagatela. Estes mercados têm imensas preciosidades e tralhas.
Se tiver tempo para deambular pelas bancas, poderá encontrar alguns tesouros escondidos que não verá em mais nenhuma parte de Londres.
Também há algumas lojas independentes, mais a atirar para o chique do que para o foleiro, a par de salões de chá vintage e de bares retro, para um almoço regado a álcool.
Outra das maiores atracções da zona leste de Londres para quem gosta de moda é o Spitalfields Market. Abertos sete dias por semana, estes dois salões da era vitoriana têm muito para ver.
Para a sua dose de moda num fim-de-semana, vá ao Spitalfields’ Saturday Style Market, onde poderá encontrar roupa original, acessórios, artigos para o lar e bens de origem ética concebidos por mais de 80 designers independentes.
Aos Domingos, páre e cheire as flores no Columbia Road Flower Market, um local cheio de fragrâncias e de oportunidades fotográficas.
Enquanto isso, na zona sul de Londres, os passeios cobertos das animadas Brixton Village e Market Row acolhem cerca de 100 negociantes independentes de moda, joalharia e arte.
Dos bem-vestidos mods aos punks cheios de tachas, Londres tem dado origem ao longo dos anos a alguns dos looks mais icónicos da moda. Não é preciso procurar muito para encontrar belas peças vintage.
Vá à Rellik, em Golborne Road, onde poderá encantar-se com roupa e acessórios desde os anos 30 até ao presente.
Em Covent Garden, a Blackout II é uma verdadeira cápsula do tempo que contém os estilos mais excitantes do século XX, desde os anos 20 até aos anos 80.
Contudo, nenhuma viagem pelo passado da moda em Londres poderia estar completo sem uma visita a Carnaby Street, o centro da swinging London dos anos 60.
Actualmente, a Sam Greenberg Vintage de Carnaby convida os mais dedicados seguidores da moda a passar por lá e a conhecer a sua colecção do mais original estilo de rua.
Vai visitar Londres em breve? Marque as suas fotos com #RyanairStories e poderá aparecer no nosso feed de Instagram.
- Jessica Fogarty