Uma viagem ao centro dos grandes mestres da arte holandesa

Embora a Holanda seja um país pequeno, no que diz respeito ao domínio da arte e cultura, é um gigante. A melhor parte é que a Holanda é um país tão maravilhosamente “gezellig” - palavra holandesa para “aconchegante” - que viajar de cidade em cidade, para ver as principais atracções culturais, mesmo a curta distância, é muito fácil. As suas quatro principais cidades - Haia, Roterdão, Amesterdão e Utrecht - estão todas localizadas numa área semelhante à de Londres e arredores. Cada uma delas tem a sua quota-parte de museus e galerias que certamente farão os amantes da arte perder toda a força nas pernas.

 

Os apreciadores de arte podem alugar um carro ou viajar de comboio para todo o lado. É possível ver e fazer muito em poucos dias na Holanda. Ainda assim, para se organizar melhor, fizemos uma lista das principais atracções na Holanda - todas elas atracções culturais a não perder! 

Dos velhos mestres da arte holandesa...

Mauritshuis, Haia: Mesmo no centro de Haia, vai encontrar o Mauritshuis, um espectacular museu de arte que, em grande parte, alberga as melhores obras da Idade do Ouro Holandesa (que teve lugar durante a maior parte do século XVII). Trata-se de uma colecção de fama mundial: é possível ver obras-primas como “A Lição de Anatomia do Dr. Tulp” de Rembrandt, “O Pintassilgo” de Fabritius e “O jovem touro” de Potter, todas elas em exposição permanente. 

À esquerda: “A rapariga com um brinco de pérola” de Vermeer. Créditos: Visit Holland. À direita: O museu Mauritshuis (créditos: Ivo Hoekstra)

Contudo, talvez a obra mais famosa e aquela que leva mais visitantes ao museu é o quadro “A rapariga com um brinco de pérola” de Vermeer, tornado famoso pelo filme com o mesmo nome, protagonizado por Scarlett Johansson.

 

Para mais informações, visite www.mauritshuis.nl/en 

 

MUSEU NOORDBRABANTS, Den Bosch: O Museu Noordbrabants, localizado em Den Bosch (‘s-Hertogenbosch) é um óptimo sítio para começar a sua viagem. A região de Brabante, no sul da Holanda, tem muito para oferecer aos amantes da arte. No entanto, o Museu Noordbrabants [Het Noordbrabants Museum, em holandês] é um sítio particularmente a não perder, já que tem em exposição seis séculos da rica história artística e cultural da região. Se quiser ver alguns dos trabalhos de início de carreira de Van Gogh, é aqui que os vai encontrar. Poderá ver obras com um estilo completamente diferente das famosas grandes e ousadas pinceladas, pelas quais o pintor é tão famoso actualmente. 

Museu Noordbrabantsin em Den Bosch. Créditos: Visit Holland

Há outra boa razão para visitar o Museu Noordbrabants: 2016 é também o ano de Hieronymus Bosch. Vão decorrer eventos e exposições de homenagem ao 500º aniversário da morte do artista ao longo do ano. 

PASSANDO PELOS MAESTROS...

CONCERTGEBOUW (SALA DE CONCERTOS) - AMESTERDÃO: Com cerca de 700 concertos e 700 mil visitantes todos os anos, o Concertgebouw de Amesterdão é a atracção holandesa por excelência para melómanos sérios. É aqui que se encontra sedeada uma das melhores orquestras do mundo, a Orquestra Real do Concertgebouw. Contudo, esta sala de concertos propõe também uma programação fenomenal e variada, que inclui músicos de renome internacional, maestros e orquestras que tocam um variado leque de géneros musicais. 

Concertgebouw em Amesterdão. Créditos: Visit Holland.

De certeza que vai encontrar um concerto ao seu gosto, independentemente de ser fã de música pop, jazz ou clássica. Desde 1888, ano do seu primeiro concerto, que esta sala é famosa mundialmente pela sua acústica fora de série.

 

Para comprar bilhetes, visite www.concertgebouw.nl/en 

ATÉ AOS GÉNIOS CONTEMPORÂNEOS...

ESCHER NO PALÁCIO - HAIA: É possível que não esteja familiarizado com o nome de M. C. Escher, que foi um artista gráfico, mas certamente que conhece a sua obra. O museu Escher no Palácio [Escher in Het Palais, em holandês] é um fantástico museu em Haia, onde poderá ter a oportunidade incrível de ver algumas das suas melhores e mais famosas obras. 

Escher no Palácio. Créditos: Visit Holland

Algumas das obras em exposição incluem os trabalhos “Belvedere”, “Drawing Hands” [“Mãos que desenham”], “Queda d”água” e “Subindo e Descendo”. Contudo, mais do que apreciar sua arte, poderá também perceber o seu processo artístico: por exemplo, como é que Escher conseguiu desenhar o movimento da água a subir, ou como transformou peixes em pássaros. Vai ver como o trabalho do artista se foi desenvolvendo, começando com retratos da vida real até entrar nos seus incríveis mundos de fantasia.

 

Para mais informações, visite www.escherinthepalace.com 

Obra de Mondrian: “Victory Boogie Woogie”. Créditos: Visit Holland

GEMEENTEMUSEUM (HAIA) – TUDO SOBRE PIET MONDRIAN: Quando descrevemos a ideia de nos perdermos num sítio, normalmente fazemo-lo de forma metafórica. No entanto, é possível perder-se literal e metaforicamente no Gemeentemuseum, em Haia. O museu é enorme.

 

Aqui, vai encontrar tudo o que há para ver sobre Piet Mondrian, um dos mais famosos artistas modernos do mundo. Tal como Escher, trata-se de um daqueles artistas cujas obras certamente reconhece, embora o nome não lhe seja familiar. O Gemeentemuseum é especial, pois aqui poderá ver muitas das suas obras menos conhecidas. Assim, é possível avaliar a sua evolução artística, desde o período em que pintava paisagens e moinhos, até aos trabalhos que lhe trouxeram fama mundial.

 

Em 2017, a Holanda celebra o centésimo aniversário do movimento artístico “De Stijl”. No âmbito desta efeméride, o Gemeentemuseum terá patentes todas as 300 obras de Modrian que tem no seu espólio numa única exposição gigante. Este evento é único na história do museu. Se só puder ver um dos seus quadros, não perca o “Victory Boogie Woogie”.

 

Para se manter informado sobre os horários dos museus e concertos no Concertgebouw,

 

visite @VisitHolland   #MeettheDutchMasters 

 

- Dee Murray