You Say Tomato... Guia de sobrevivência para La Tomatina

Todos os anos, na última quarta-feira de Agosto, uma pequena vila no leste de Espanha transforma-se num cenário de carnificina absoluta. Milhares de pessoas vindas de Espanha e arredores deslocam-se até lá para uma coisa apenas: uma enorme batalha.

 

A rixa - que dura exactamente uma hora - é intensa, imparável e completamente caótica. Quando esta termina, as ruas estão cobertas de vermelho...

 

...por causa de tomates esmagados.

 

Isto é La Tomatina, um dos festivais mais estranhos de Espanha, sendo que isso é dizer muito, quando neste país, há festivais que incluem actividades como lutas de vinho e piromania em massa.

 

O que começou como uma pequena altercação entre um grupo de amigos em 1945, em Buñol, veio a transformar-se na maior luta de comida do mundo. 30 mil pessoas tomam as estreitas ruas e passam 60 minutos a atirar 120 toneladas de tomates maduros esmagados umas às outras.

 

La Tomatina festejou o seu 70º aniversário em 2015, com direito até a um Google Doodle para assinalar a efeméride (prova de que é uma festa mesmo famosa).

Trata-se de uma verdadeira experiência de uma vida que nunca esquecerás. No entanto, há algumas coisas que deves saber e das quais te deves lembrar, para te orientares no meio do caos e te divertires o mais possível.

 

Independentemente de estares a planear a tua viagem a este festival este ano, ou se está a planear ir para o próximo, aqui está o nosso guia para sobreviver à La Tomatina.

Compra e imprime os teus bilhetes com antecipação

Actualmente, La Tomatina atrai cerca de 30 mil pessoas a Buñol, para além das 9 mil que residem todo o ano na vila. Por causa da enorme popularidade do festival, passou a ser um evento com bilhetes comprados há já alguns anos.

 

Só custa cerca de dez euros e vale a pena, mas certifica-te de que compras e imprimes o bilhete com antecedência. Infelizmente, ali não há leitores de códigos de barras!

Praça de Santa Maria e Catedral de Valência, no centro histórico, Espanha.

Viaja todos os dias para lá

Buñol é uma vila pequena, que não tem uma grande oferta de alojamento. Por isso, se estás a pensar qual é o melhor sítio onde ficar, faz o que toda gente faz: fica em Valência.

 

Podes apanhar um comboio para Buñol na manhã da grande batalha. O comboio parte da estação de Saint Isidre em Valência, em lugar da principal estação da cidade, demorando cerca de 45 minutos até Buñol.

 

Os comboios partem cedo de manhã, sendo uma viagem concorrida no dia da Tomatina. É melhor acordares de madrugada (ou antes disso) e prepara-te para enfrentar carruagens a abarrotar.

 

Há alguns hotéis e hostels que têm autocarro privados para Buñol na manhã da batalha, algo que vale a pena ter em conta, principalmente porque, em muitos deles, podes deixar uma mudar de roupa guardada.

Protege os teus pertences

É uma ideia terrível levar qualquer objecto de valor para La Tomatina.

 

Não só fica tudo cheio de tomate, como o evento atrai alguns carteiristas. Não te vais querer preocupar com os teus valores quando te estás a concentrar na tua pontaria.

 

Dito isto, não é fácil deixar tudo para trás por um dia, especialmente quanto tens de levar contigo um documento de identificação para transferires o teu bilhete para uma pulseira ou dinheiro para comeres depois da batalha.

 

Vais ver que há alguns habitantes locais que se oferecem para olhar pelos teus pertences por uma pequena quantia, além de haver alguns cacifos para alugar pela vila fora. Aproveita-os!

Protege também os teus olhos

Não sei se alguma vez te atiraram polpa de tomate à cara e aos olhos durante uma hora inteira, mas deixa-me que te diga que não é nada engraçado. Não vais conseguir ver nada, além do que faz arder os olhos. Por isso, arranja uns óculos protectores (ou uma máscara de mergulho) e protege-te bem.

Considera a possibilidade de usar Crocs

(Ou sapatos tipo Crocs, que podes comprar por poucos euros em Valência). Não é algo que normalmente aconselharíamos, só que na verdade, este é o calçado ideal para tal ocasião.

 

O que quer que tenhas vestido (e calçado) vai ser completamente arrasado, mas o problema não é só esse: depois da batalha, vais mesmo querer andar com sapatos completamente ensopados em tomates a ficar podres, sob o sol de Agosto?

 

Também me parece que não. Disseste chinelas? Sim, pode ser. Contudo, não são tão robustas quanto isso, e vais querer um par de sapatos sólidos quando estás no meio de uma gigantesca batalha de comida, a pisar um rio de fruta esmagada.

Veste roupa branca

Durante a batalha, a maior parte das pessoas usa t-shirts brancas. Também o deves fazer - quando em Buñol e essas coisas todas. Dito isto, também deves ter em conta que a tua t-shirt branca quase de certeza que vai ficar transparente durante a batalha, portanto tem isso em atenção. Recomendamos que uses um fato-de-banho por baixo da roupa.

Procura o poste engordurado com uma perna de presunto no topo

Isto não é tão nojento como parece e faz parte integrante da experiência da Tomatina. Há um poste ensebado no meio da vila, no topo do qual está atado uma perna de presunto.

 

As pessoas tentam trepar ao poste para apanhar a perna de presunto e, assim que alguém o consegue, aparecem os camiões cheios de tomates e a batalha começa.

Atira só tomates moles

Isto é suposto ser divertido, e não causa para lesões. Esmaga o teu arsenal antes de o atirares. Levar com um tomate inteiro na cara com toda a força não tem piada nenhuma. Por isso, faz com que os projécteis seja moles antes de os disparares. É tudo muito engraçado até alguém perder um olho...

Protege a tua máquina fotográfica dos líquidos

É provável que queiras tirar imensas fotografias de todo o caso, mas NÃO VAIS QUERER levar a tua máquina fotográfica, ou o teu smartphone novinho em folha para o meio da acção. É que pode acabar como um crouton brilhante no meio do gaspacho aos teus pés.

 

Arranja uma capa à prova de água, ou até mesmo um saco de plástico com fecho... ou então leva uma câmara descartável.

Tem calma.

É uma batalha de uma hora. Quando o canhão dispara, anunciando o seu fim, é mesmo o seu fim. Não é suposto atirares mais nenhum tomate, depois de o disparo declarar o fim da rixa.

 

Isso não é nada bem visto. Outra das regras importantes é não rasgar as t-shirts das pessoas. Antigamente, era algo que se via com regularidade no festival, mas como não tem graça nenhuma arrancar a roupa dos outros no meio da rua, a prática foi proibida. Estas são as regras. Não sejas aquela pessoa que não as cumpre.

 

Voos para Valência  

 

- Dee Murray