Doze praias secretas em Itália

Diz arrivederci às multidões de turistas, de engarrafamentos e de gelados demasiado caros. Fizemos uma lista dos doze melhores esconderijos à beira-mar de Itália para que os descubras este Verão.

Apúlia

A solarenga costa de Apúlia, famosa por ser a ponta do salto da bota de Itália, é também popular entre os italianos, que sabem onde encontrar um canto tranquilo na areia para si durante os meses de Junho, Julho e Agosto. As pérolas que te apresentamos a seguir merecem uma viagem de carro a partir de Bari ou Brindisi…

Imagem via iStock: francesco_de_napoli

Porto Selvaggio:  A recatada baía de Porto Selvaggio está pronta para quem quer apanhar banhos de sol. Deita-te nas suaves rochas, ou faz um piquenique à sombra dos pinheiros. Se te apetecer partir à descoberta, segue os trilhos ao longo da costa e perde-te nos aromas locais de rosmaninho e murta selvagens.

 

Coordenadas GPS: 40°09’38.6″N 17°57’58.8″E

Imagem via iStock: vololibero

Porto Cesareo: Conhecido como “as Maldivas de Itália”, Porto Cesareo certamente que está à altura da promessa de praias desertas de sonho. Mesmo ao lado de uma lagoa, podes escolher entre várias enseadas escondidas na baía de Torre Lapillo e Punto Prosciutto.

 

Coordenadas GPS: 40°17’24.9″N 17°48’40.8″E

Sicília

Facto: À excepção da Sardenha, a Sicília tem mais praias, baías e enseadas do que qualquer outra região italiana. Mais praias também quer dizer que há menos pessoas. Menos pessoas quer ainda dizer que há uma forte probabilidade de encontrares um pequeno pedaço de paraíso deserto só para ti. Apresentamos-te algumas sugestões de praias menos conhecidas, facilmente alcancáveis de carro a partir de Trapani ou da Catânia. Pega numa granita de limão e vai testar as águas...

Imagem via iStock: Simone-

Marettimo: Localizada na costa ocidental da Sicília, Marettimo é uma vila marítima adormecida, que se aprecia melhor com uma estadia de uma ou duas semanas. Aqui, é perfeitamente aceitável dar longos passeios, fazer mergulho cheio de adrenalina ou passar dias preguiçosos ao sol, a dormir sestas.

 

Coordenadas GPS: 37°58’14.9″N 12°04’14.3″E

Imagem via iStock: argalis

Riserva Dello Zingaro: Localizada numa pequena baía ao largo do Mar Tirreno, a praia de Macarro não é dos sítios mais acessíveis. Na verdade, exige uma certa caminhada. No entanto, assim que os teus pés se afundem na areia e sintam as águas quentes, vais ver logo que a viagem valeu a pena.

 

Coordenadas GPS: 38°04’55.0″N 12°48’30.5″E

Imagem via iStock: gandolfocannatella

Praia de Scopello: Com as suas estacas que emergem do mar, a lembrar um cenário tropical, ninguém te levaria a mal se confundisses a Praia de Scopello com uma praia longínqua no sudeste asiático. Se te apetecer dar um salto para dentro de água, há um centro de mergulho na aldeia vizinha, que oferece excursões à costa rochosa e à sua colorida vida marinha.

 

Coordenadas GPS: 38°04’17.9″N 12°49’18.0″E

Imagem via iStock: mmac72

Isola Bella: A praia de seixos Isola Bella não é apenas uma praia. É também uma ilha e reserva natural, que alberga belos e raros pássaros e lagartos. Conhecida como “a pérola do Mar Jónico”, Isola Bella está rodeada de águas cristalinas e convidativas, montanhas rochosas e florestas de pinheiros. Leva na bagagem a tua máscara de mergulho e uma sensação de aventura

 

Coordenadas GPS: 37°51’04.8″N 15°17’57.5″E

Toscânia

Como se não houvesse já razões de sobra para adorar esta parte de Itália, a Toscânia puxa mais um trunfo da manga, na forma das suas praias encantadoras (e, na sua maioria, secretas). Se te apetece combinar uma escapadela gastronómica com um pouco de descanso e divertimento, marca uma paragem a partir de Perúgia numa destas belezas escondidas...

Imagem via iStock: Buffy1982

Parco Naturale della Maremma:  Mesmo entre a vila portuária de Talamone e o estuário de Ombrone, espera-te uma das praias mais espectaculares de toda a Itália. Depois podes agradecer-nos.

 

Coordenadas GPS: 42°39’22.0″N 11°05’08.2″E

Imagem via iStock: borchee

Marina Di Grosetto: Mesmo a sul da Marina Di Grosetto fica a praia de Marina di Albarese, uma baía intocada com cerca de cinco quilómetros, rodeada de uma frondosa floresta. Selvagem e rústica, o adjectivo bellissimo não chega sequer para a descrever.

 

Coordenadas GPS: 42°38’56.9″N 11°02’05.0″E

Região de Marcas (Le Marche):

Alegremente localizada entre os Apeninos e o Mar Adriático, a região de Marcas junta encanto aldeão e felicidade marítima na mesma medida.  Prepara a tua aventura costeira a partir de Ancona e o paraíso será teu.

Imagem via iStock: Calcifer87

Spiaggia delle Due Sorelle, Sirolo, Marche: A uma curta distância de barco de Porto Humano, em Sirolo, fica a praia das Duas Irmãs e a sua suave areia, inclinadas falésias e suaves ondas do Adriático. Com praias destas, quem é que precisa das Caraíbas?

 

Coordenadas GPS: 43°31’11.1″N 13°37’05.6″E

Imagem via iStock: treeffe

Portonovo: Localizada nas impecáveis costas da Riviera de Conero, no coração do Parque Nacional Parco del Conero, a praia de Portonovo tem todos os ingredientes necessários para umas férias estivais tranquilas. Há quem diga que é a praia mais bonita de toda a costa adriática. E se calhar têm razão.

 

Coordenadas GPS: 43°33’50.7″N 13°35’21.0″E

Calábria

Não te precisas de aventurar muito longe na Calábria para encontrares praias secretas.  Afinal de contas, é onde Itália em peso molha os pés no Mar Tirreno.  Prepara a tua partida desde Lamezia Terme or Crotone - a costa jónica chama por ti...

Imagem via iStock: brytta

Caminia: A pequena, mas perfeita, cidade costeira de Caminia fica no Lido de Catazaro, na costa jónica. Um dos destinos preferidos dos calabreses, esta praia praticamente não tem turistas, estando rodeada por imponentes falésias e águas brilhantes.  Prepara um piquenique feito de petiscos regionais e vais ver que não precisas de sair deste sítio maravilhoso para nada.

 

Coordenadas GPS: 38°44’42.0″N 16°33’23.4″E

Imagem via iStock: leonori

Scilla: A pitoresca Scilla é algo saído do mundo da fantasia. A sério, é mesmo. Segundo a Odisseia de Homero, era o lar do assustador monstro Scylla que, juntamente com Charybdis (outro malandro), guardava o Estreito de Messina. Lendas antigas à parte, hoje em dia Scilla é uma tranquila vila costeira, caracterizada por casas coloridas como bolas de gelados e um castelo com espectaculares vistas panorâmicas. De longe que a cereja no topo do bolo é a sua bela e larga praia. Sem monstros à vista.

 

Coordenadas GPS: 38°15’04.2″N 15°43’07.1″E

 

Descobriste alguma praia desconhecida em Itália? Partilha as suas dicas abaixo, na secção de comentários!

 

Voos para Itália

 

- Fiona Hilliard