Quem é que não gostaria de visitar uma ilha? Nós adoramos ilhas e quanto mais remotas e desconhecidas, melhor. Se está a sentir aquela ansiedade pré-férias de Verão e não decidiu ainda para onde ir, deixe-se inspirar por estas belas nove ilhas, pedaços de paraíso na terra...
A menina-bonita das ilhas Baleares está relativamente escondida, em relação às suas irmãs. Formentera fica a uma curta viagem de ferry de Ibiza, mas é como se estivesse num mundo à parte. Ali, não vai encontrar mega-discotecas da moda, multidões de gente que gosta de borga e raves na praia.
Pelo contrário: vai encontrar praias de areia branca, pinhais, dunas, marisco delicioso, águas absurdamente límpidas e, quem sabe, talvez até um pouco de paz interior. Isso é sempre bom.
Estas ilhas mesmo remotas. Realmente remotas. Com isto queremos dizer que ficam precisamente acima da remota Noruega, logo, para lá de remotas. Uma vez que asseguremos o seu transporte seguro até Oslo, ainda vai ter de enfrentar várias horas de viagem. Contudo, há sítios que valem bem a pena a distância. Estar nesta ponta remota do mundo quer dizer que poderá apreciar a aurora boreal no Inverno, o sol da meia-noite no Verão e uma beleza natural intocada, para a qual não há palavras que lhe façam justica e que lhe vai de certeza trazer lágrimas aos olho
Mesmo no meio do Mediterrâneo, o arquipélago maltês pontua este mar de maravilhosos tons de azul como três pequenas pepitas de ouro. A ilha de Malta é a maior de todas, com a grande cidade e a fatia de leão de turistas... de súbito, a uma curta distância de ferry, fica a ilha de Gozo. Esta é uma ilha muito mais tranquila, mais rural e tranquila. A ilha de Gozo é encantadora. Não deixe de a visitar. Fora de brincadeiras.
Mesmo junto à bela e azul costa mediterrânica de França, vai encontrar um arquipélago composto por quatro pequenas ilhas, conhecidas como Ilhas de Hyères [Îles d’Hyères]. Destas, a maior é a ilha de Porquerolles.
A maior parte da superfície de Porquerolles está classificada como Parque Nacional e zona de conservação da natureza desde o início dos anos 70. Visite Porquerolles e vai ter a oportunidade de ver como era a Riviera francesa antes de ter sido tomada pela construção civil.
Um aviso: Porquerolles é uma ilha maravilhosa. Ah, e se quiser vaguear durante as suas férias, vá até à Île du Levant, a duas ilhas de distância de Porquerolles, no mesmo arquipélago. É uma ilha dedicada ao naturismo, por isso nem tem de levar bagagem...
Sim, por incrível que pareça, a Escócia também tem algumas ilhas absolutamente paradisíacas. De entre todas elas, a ilha de Colonsay, localizada nas Hébridas Interiores, é particularmente bela.
É certo que não tem um clima tropical - afinal de contas, estamos a falar da Escócia. No entanto, tem águas cristalinas, praias imaculadas, penhascos de inclinação dramática, uma flora e fauna raras e uma beleza natural praticamente intacta, já que apenas 100 pessoas vivem ali.
Se o seu desejo é fugir de tudo, esta ilha é para si. Viaje até Glasgow e desfrute da viagem do aeroporto até Oban, onde pode apanhar o ferry para Colonsay. Esta sugestão tem tudo que ver com paz e tranquilidade.
Os habitantes locais referem-se a estas ilhas como as Caraíbas Galegas. Ao mesmo tempo, os Romanos deram-lhes o nome de Ilhas dos Deuses. Basta olhar para as espantosas Ilhas Cíes, com as suas areias branco-pérola e águas azul-turquesa.
Vai perceber logo o porquê destes nomes divinos. A praia de Rodas, que liga duas das ilhas, é igual àquilo que imagina ser uma praia paradisíaca. Estas ilhas e as águas que as rodeiam são também património natural; na verdade, 80% do Parque Natural é subaquático. Por isso, pode ter a certeza de que vai encontrar um manancial de beleza natural intocada - isto se conseguir arrastar-se da praia para partir à descoberta da zona.
Contudo, conhecer as Ilhas Cíes não é assim tão fácil, já que há um limite de visitantes diário. Portanto, não se esqueça de marcar o seu lugar no barco com bastante antecedência.
Alguém quer ir ver de perto um vulcão em actividade? A ilha de Stromboli, junto à costa norte da Sicília, é uma das oito ilhas do arquipélago das Eólias, sendo um dos três vulcões activos de Itália. O Stromboli está constantemente em actividade e a boca do vulcão pode ser muitas vezes vista à distância, o que explica a sua alcunha, “O Farol do Mediterrâneo”.
Esta ilha serviu de inspiração a J.R.R. Tolkein (a temível região de Mordor é baseada na ilha de Stromboli) e também surge na obra de Júlio Verne Viagem ao centro da Terra. Entre os seus visitantes regulares, a ilha conta com nada mais, nada menos que a dupla Dolce e Gabbana. É uma viagem dramática, bela e que vale mesmo a pena.
Na costa da Bretanha, França tem mais uma pérola em forma de ilha. Belle-Île-en-Mer, a Bela Ilha, conta com cerca de 60 praias, nas quais pode descansar a mente e desfrutar da luz do sol.
É uma ilha realmente bela: imagine pequenas aldeias piscatórias, fortes antigos, uma paisagem costeira selvagem, uma deliciosa gastronomia francesa à base de pratos de marisco e até mesmo um festival de ópera todos os anos, em Agosto. Para além de tudo isto, é fácil chegar a Belle-Île, já que há partidas diárias de ferries a partir de Lorient. Deleite-se com uma bela lagosta bretã durante a sua estadia.
São Miguel é a maior e mais movimentada ilha do arquipélago dos Açores. Se é certo que o arquipélago tem mais ilhas “secretas”, no que diz respeito a ilhas europeias, São Miguel ainda é vista como uma pérola escondida.
Faça uma caminhada até ao centro de uma gigantesca cratera vulcânica, faça-se ao mar num safari para ver baleias, banhe-se numa nascente de água quente, navegue de canoa por desfiladeiros escondidos e almoce um prato que foi cozinhado em vapor vulcânico... Esta é a ilha perfeita para quem gosta de se manter em actividade enquanto viaja.
Procure aqui voos para Ponta Delgada
- Dee Murray