Os nove melhores trilhos de caminhadas da Europa

Prepara-te para desfrutar de maravilhosas paisagens verdes, coloridas vistas costeiras e imensos passos no pedómetro. Está na altura de fazer um regresso à natureza e veres o que o nosso querido continente tem para oferecer, pé ante pé. Prepara a bússola, vamos caminhar em direcção aos melhores trilhos pedestres da Europa.

1. Alta Via 1

Imagem via iStock: Creativaimage

Começa a tua viagem pelos melhores trilhos pedestres da Europa, com os imponentes Dolomitas italianos em teu redor. A Alta Via 1 é um trilho de 120 quilómetros através de espantosos picos e vales, localizados no nordeste da Itália.

 

Por melhor que fosse acampar sob as estrelas, infelizmente não é permitido acampar ao longo da Alta Via 1. Em vez disso, podes marcar uma estadia num dos rifugios, para ires descansando ao longo da tua viagem.

 

Este trilho tem algum terreno difícil, por isso não te convenças de que és o Bear Grylls. Tem calma. Não se trata do destino, mas sim da viagem

 

Voos para Veneza

2. Caminho de Santiago

Imagem via iStock: sollafune

O Caminho de Santiago, em Espanha, é um dos trilhos mais populares da Europa, sendo que centenas de pessoas participam na peregrinação todos os anos.

 

O caminho propriamente dito não é muito difícil, já que é predominantemente plano, com bons trilhos. Podes optar por fazer o caminho sozinho/a, ou então se preferires companhia, podes inscrever-te numa das viagens organizadas.

 

Há uma série de rotas diferentes para escolher, sendo que a mais popular começa perto de Biarritz e termina em Santiago. Podes visitar este sítio web para obter mais informação.

 

Voos para Biarritz

3. Lagos do Parque Nacional de Plitvice

Imagem via iStock: tomch

Uma das melhores caminhadas que podes fazer na Europa é por entre o idílico cenário do Parque Nacional de Plitvice, na Croácia. Uma paisagem de verde e azul-turquesa até perder de vista fazem deste um dos melhores destinos para caminhadas na Europa.

 

Existem oito trilhos diferentes por onde escolher, cada um deles com níveis de dificuldade e duração variáveis. O trilho mais curto dura três horas. Em contrapartida, o mais longo tem de oito horas de duração.

 

Plitvice é um destino bastante popular. Por isso, certifica-te de que chegas cedo, para evitar potenciais enchentes de gente. Prepara um piquenique, faz uma pausa, relaxa e desfruta da bela paisagem.

 

Voos para Zadar

4. Trilho Costeiro de Cinque Terre

Imagem via iStock: ellobo1

Ah, Cinque Terre. Não só é um nome engraçado de dizer, como também tem alguns dos mais bonitos e divertidos do continente.

 

Sendo os trilhos com uma duração mais curta de todos os apresentados neste artigo, é perfeito para quem quer uma caminhada relaxante, com tempo para admirar as vistas.

 

Cinque Terre, composta por cinco aldeias costeiras italianas, fica no topo da costa. A caminhada de 11 quilómetros, só pelas fotos para publicar no Instagram, vale a pena.

 

Voos para Pisa

5. Trilho de Westweg

Imagem via iStock: ssiltane

Com início em Pforzheim, no sudoeste da Alemanha, faz o trilho pela Floresta Negra e, 282 quilómetros depois, vais dar por ti na bela cidade suíça de Basileia.

 

Frequentemente considerado a razão pela qual as caminhadas são tão populares na Alemanha, o Trilho de Westweg foi o primeiro trilho no seu género, quando construído para o efeito em 1900.

 

A jornada está dividida em doze secções. Assim, se fores um principiante, poderás adaptar-te aos poucos, antes de te atirares por completo numa das melhores caminhadas da Europa.

 

Voos para Karlsruhe

6. Trilho do Oeste das Terras Altas - Escócia

Imagem via iStock: UlyssePixel

O trilho de longa distância mais amado da Europa abriu pela primeira vez em 1980. Desde então, a sua reputação como um dos melhores trilhos para caminhadas da Europa tem-se desenvolvido.

 

O Trilho do Oeste das Terras Altas vai proporcionar-te umas das mais inspiradoras paisagens que a Escócia tem para oferecer. Com uma extensão de 154 quilómetros, vais poder ver de tudo um pouco: desde pântanos a margens de lagos.

 

Sendo a Escócia, podes antecipar um clima temperamental. Por isso, faz a mala a contar com chuva, vento e freio, antes sequer de apertares os atacadores das tuas botas de montanha.

 

Voos para Glasgow

7. La Masca – Tenerife

Imagem via iStock: leskas

Passando do vento e chuva da Escócia, para o sol radiante de Tenerife: La Masca é um destino verdadeiramente maravilhoso para quem gosta de caminhadas.

 

O espectacular cenário natural da vila envolve as encantadoras casas locais, numa das vilas mais bonitas de Tenerife.

 

Mais uma vez, aconselhamos que chegues cedo, para evitares enchentes de gente e poderes apreciar realmente tudo aquilo que La Masca tem para oferecer.

 

Voos para Tenerife

8. Trilho de Goethe - Alemanha

Imagem via iStock: DieterMeyrl

Assim intitulado a partir do nome do famoso escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, este trilho pretende estar à altura de uma das citações mais famosas do autor: “Só estiveste realmente num sítio se os teus pés estiveram lá”.

 

O trilho tem 19 quilómetros de extensão. Ao longo deste, vais encontrar 17 marcos que prestam homenagem a Johann Wolfgang von Goethe.

 

Por isso, se és fã de Goethe, ou apenas um/a fã de caminhadas, não percas a oportunidade de fazer o Trilho de Goethe.

 

Voos para Leipzig

9. Trilho de Kerry - Kerry

Imagem via iStock: no_limit_pictures

A Irlanda é famosa pela sua paisagem. Há uma enorme variedade de opções para caminhantes com mais ou menos experiência de visita à Ilha Esmeralda.

 

Contudo, o Trilho de Kerry é algo a não perder para amantes da natureza. Com 200 quilómetros de extensão, é o trilho pedestre sinalizado mais longo da Irlanda. Começa e termina na vibrante vila de Killarney.

 

Segue o trilho no sentido contrário aos ponteiros do relógio ao longo da Península de Iveragh e terás a oportunidade de passar pela paisagem campestre mais impressionante da Irlanda.

 

Voos para Kerry

 

Limpa o pó às botas de caminhada, enche a tua melhor garrafa de água e marca um voo com a Ryanair, para dares início com o pé direito à tua viagem em torno do continente, para desfrutares dos melhores trilhos de caminhada da Europa.

 

- Seán Walsh