Oito passeios diários a partir de Brive

Aninhada no pitoresco vale de Dordogne e a uma curta distância de aventura ao ar livre e de aldeias tipo casa de bonecas, a vila de Brive é o sítio por excelência para ser um ponto de partida para uma viagem de carro em França.

 

As dicas seguintes são apenas algumas das nossas preferidas na zona de Brive, que garantidamente vão fazer com que te apaixones por esta região.

1. Rocamadour

Foto: Donna Tzaneva

Conhecida pelos seus milagres medievais e localização perto de um penhasco, a antiga aldeia-fortaleza de Rocamadour é considerada o Santo Graal da peregrinação.  Dizia-se que a Madonna Negra, uma pequena estatueta negra na Chapelle Notre Dame de Rocamadour, retratando a Virgem Maria e o Menino Jesus no seu joelho esquerdo, teria propriedades curativas, atraindo milhares de peregrinos do mundo cristão ocidental, desde reis a marinheiros e toda a gente no meio.

 

Actualmente, Rocamadour é considerada Património Mundial da UNESCO e ainda atrai um forte movimento de peregrinação, especialmente aqueles que fazem o Caminho de Santiago. 

2. Sarlat

Foto: Donna Tzaneva

Viaja no tempo e rodeia-te de um espantoso cenário medieval e fachadas renascentistas, ao explorares as belas ruas calcetadas da vila de Sarlat. Não é supressa nenhuma que esta bonita vila tenha chamado a atenção de numerosos produtores cinematográficos de Hollywood ao longo dos anos. Este é o ponto de partida ideal para quem quer viver a experiência da vida numa aldeia: visita os mercados locais, participa em palestras sobre história medieval, ou simplesmente aproveita para descansar.

3. Roque Gageac

Foto: Donna Tzaneva

A cerca de 8 km de Sarlat, fica a visualmente atraente vila de Roque Gageac. Localizada na margem norte do rio Dordogne, esta vila foi, em tempos, considerada um importante ponto de comércio fluvial. Actualmente, é oferecida aos visitantes uma variedade de desportos aquáticos e passeios ao ar livre,  

4. Terrasson

Foto: Donna Tzaneva

A vila de Terrasson é o epíteto do encanto de contos de fadas. Conhecida pelos seus invulgares telhados em xisto azul, Terrasson é verdadeiramente hipnotizante. A sua forte produção artesanal reforça o carácter único da zona, com artesanato sem igual feito pelos habitantes locais, que pode ser encontrado praticamente em todos os cantos da vila. Trata-se de uma verdadeira pérola para quem quer originalidade e criatividade.  

5. Les Jardins de L’Imaginaire

Foto: Donna Tzaneva

Nenhuma referência a Terrasson fica completa sem falarmos dos Jardins da Imaginação, localizados a uma curta distância da vila.  Este parque público e jardim interactivo está recheado de vistas cuidadosamente seleccionadas, aromas e sons escolhidos pelos curadores Ian Ritchie e Kathryn Gustafson.

6. Lascaux

Foto: Donna Tzaneva

A caverna de Lascaux é um sítio a não perder para amantes de história. Localizada perto da aldeia de Montignac, esta caverna foi descoberta acidentalmente por um grupo de adolescentes em 1940. Alberga das mais famosas pinturas rupestres do mundo, tendo passado a ser Património Mundial da UNESCO em 1979.

 

Actualmente, os visitantes que queiram ver estas pinturas rupestres são convidados a visitar a réplica exacta da caverna, que fica perto da sua localização original.

7. Pompadour

Foto: Donna Tzaneva

A cerca de hora e meia do aeroporto de Brive, fica o Pays de Pompadour, um sítio recheado de rica história, trilhos para caminhadas ao ar livre, eventos sociais frequentes e uma utopia para apreciadores de cavalos. Pompadour proporciona uma experiência equina inesquecível, com corridas, dressage e saltos de obstáculos. Durante o Verão, decorrem ali espectáculos nacionais e internacionais, atraindo iniciantes e cavaleiros olímpicos. Actualmente, é o lar do Garanhão Nacional Francês, ou ‘Haras National’, onde é feita a criação dos campeões mundiais do futuro.  

8. Collonges la Rouge

Foto: Donna Tzaneva

Não é surpresa que esta aldeia tenha recebido o título de “uma das aldeias mais bonitas de França”. A sua flora vibrante, os seus edifícios vermelhos únicos e terraços pitorescos fazem com que uma visita a Collonges la Rouge seja imperdível.

 

Voos para Brive

 

- Donna Tzaneva