Os treze sítios mais assustadores da Europa

Quem é que não gosta de apanhar um susto de vez em quando? Agora, vais ter a oportunidade de apanhar uns quantos durante as tuas férias, nos sítios mais assustadores da Europa. Já agora... estes destinos não são válidos apenas para a época de Halloween.

1. Londres

Imagem via iStock: PytyCzech

A primeira paragem em qualquer lista de sítios assustadores na Europa tem obrigatoriamente que ser Londres. Alguns dos pontos de partida são os soturnos cemitérios da era vitoriana e pubs assombrados como o The Ten Bells.

 

Faz a visita guiada de Jack, o Estripador, ou visita a Masmorra de Londres, para viveres um pouco da história tenebrosa da capital inglesa. Se gostas de coisas assustadoras, vai até ao Museu Grant, onde vais encontrar mais de 68 mil espécimes de animais preservados, para além de uma colecção de cérebros maravilhosamente estranha.

 

Voos para Londres

2. Bucareste

Imagem via iStock: DavorLovincic

Bucareste é o destino perfeito para entusiastas de vampiros. A Transilvânia fica a uma curta viagem de carro da capital romena e ali vais encontrar o castelo onde, em tempos, viveu Vlad, o Empalador.

 

Os actos brutais e tortuosos de Vlad foram a inspiração por trás da obra “Drácula”, de Bram Stoker e o seu castelo transformou-se numa das atracções turísticas mais populares da Roménia.

 

Bucareste é também onde fica o Hotel Cismigiu, que consta ser assombrado pelo fantasma de uma jovem mulher. O Palácio do Parlamento também costuma ser visitado por outro fantasma feminino, que suplica por ajuda.

 

Voos para Bucareste

3. Dublin

Imagem via iStock: bibi57

Por falar em Drácula, este vampiro emblemático foi criado pelo nativo de Dublin Bram Stoker. A capital da Irlanda organiza um festival em honra do autor todos os anos em Outubro, com quatro dias de aventuras arrepiantes.

 

Contudo, se não estiveres de visita em Outubro, poderás celebrar o legado de Drácula no Castelo Drácula, na cidade-natal de Stoker, Clontarf.

 

Se estás à procura de uma experiência verdadeiramente assustadora, vai até ao  Hellfire Club de Dublin, em Montpellier Hill. Outrora uma estalagem de caçadores, se as histórias são verdadeiras, ali ocorreram eventos verdadeiramente horríveis.

 

Voos para Dublin

4. Roma

Imagem via iStock: PytyCzech

A capital italiana tem uma estranha afeição pela vida depois da morte, com milhares de estátuas dedicadas aos mortos espalhadas pela cidade.

 

Na Basílica de São Pedro, vais encontrar as Portas da Morte, que retratam as mortes de Jesus, Maria e São Pedro. Muitos católicos recusam-se a franqueá-las, pois acreditam que fazê-lo dá azar.

 

No Campo de’ Fiori, vários visitantes afirmam ter visto o espírito do filósofo e astrólogo Giordano Bruno passeando-se pela praça. Este foi julgado por heresia e executado pela inquisição de Roma. Hoje em dia, a sua estátua encapuzada encontra-se no Campo de’ Fiori, arrepiando os transeuntes.

 

Voos para Roma

5. Madrid

Imagem via iStock: fhogue

Madrid é definitivamente um sítio a visitar pelos amantes do sobrenatural. Em tempos, o Ministério das Finanças em Madrid foi usado como uma prisão durante a Guerra Civil, sendo que muitos dos que faleceram durante o conflito foram ali enterrados.

 

Os guardas reportam ouvir vozes estranhas, para além de portas e janelas a bater, durante o seu serviço. Se quiseres assombrações, então não podes também perder uma visita ao Palácio Linares.

 

Outrora a residência de uma família nobre, consta que está assombrada pela filha, que foi assassinada. Também uma das atracções mais populares de Madrid, o Museu Rainha Sofia, está assombrado pelos fantasmas dos antigos pacientes, da era em que este espaço era um hospital.

 

Voos para Madrid

6. Edimburgo

Imagem via iStock:

Não há dúvida de que Edimburgo é um dos sítios mais assustadores da Europa. De teatros assombrados a caves subterrâneas e passagens de gelar o sangue, a capital escocesa é um sítio a não perder para quem gosta do horror.

 

O sítio mais arrepiante a visitar é o cemitério de Greyfriars Kirkyard, que foi um dos primeiros campos de concentração do mundo. Muitos presbiterianos do Convénio foram ali executados. Um dos responsáveis por isso foi George Mackenzie, sendo que a sua sepultura ali é conhecida pela actividade paranormal.

 

Voos para Edimburgo

7. Corinaldo

Imagem via iStock: Hibiscus81

Corinaldo tem duas faces: por um lado, é uma vila italiana idílica, com paisagens pitorescas e natureza galardoada com prémios. Por outro lado, os seus habitantes descendem de uma longa linhagem de bruxas, as quais ainda hoje são veneradas.

 

Se visitares Corinaldo durante o Halloween, prepara-te para o pior. É que a vila transforma-se na capital das bruxas e “celebra” o Halloween com um evento de arrepiar, que dá pelo nome de “Halloween - O Festival das Bruxas”.

 

Voos para Ancona

8. Bruges

Imagem via iStock: Kai Frede

Se calhar, recordas-te que no filme “Em Bruges”, esta cidade era descrita como sendo de um conto-de-fadas. Contudo, se acreditarmos nas suas histórias de fantasmas, estamos mais a pensar num pesadelo.

 

Muitos caçadores de fantasmas viajam até à Bélgica para explorar a Torre de Refrigeração IM e o Château Miranda, dois dos edifícios abandonados mais assustadores do país.

 

A história mais infame da cidade é a de um monge e de uma freira que viviam no rio Reie. O monge estava apaixonado pela freira, mas matou-a e enterrou o seu corpo num túnel secreto. Ambos assombram agora as ruas de Bruges e o seu povo, desaparecendo à meia-noite.

 

Voos para a Bélgica

9. Paris

Imagem via iStock: kjschoen

Embora Paris seja conhecida como a cidade do amor, também tem uma reputação ligada ao sobrenatural. O Musée de Vampires é o museu mais tenebroso de Paris, com uma colecção que inclui kits de protecção anti-vampiro e gatos mumificados.

 

Se quiseres assustar-te, então não deixes de visitar Le Manoir de Paris, um museu e uma casa assombrada num só. Se vires o Homem Vermelho a passear pelas ruas de Paris, é sinal de que estás em apuros. Diz-se que ver o antigo assassino a soldo real é um presságio de morte - a personificação da Morte à moda de Paris.

 

Voos para Paris

10. Berlim

Imagem via iStock: suteishi

Mais uma capital europeia, e ainda mais edifícios assombrados. Berlim fica no topo de um labirinto de escuros túneis subterrâneos, com uma pletora de histórias para contar.

 

Em Klosterstraße há um antigo mosteiro gótico franciscano, assombrado pelo Frade Roderich, um homem famosamente cruel, que matou o seu próprio filho.

 

Na Cidadela de Berlim, o fantasma de Anna Sydow vagueia até hoje os seus salões, em busca de uma saída, após ter sido aprisionada pelo filho do seu amante.

 

Voos para Berlim

11. Bratislava

Imagem via iStock: nevarpp

Bratislava tem indiscutivelmente mais histórias de fantasma per capita do que qualquer outra cidade europeia. Isso não surpreende, já que se trata de uma das cidades mais antigas da Europa e, embora esteja rodeada pelas belas montanhas dos Cárpatos e por encantadoras vinhas, a capital eslovaca tem algumas histórias terríveis para contar.

 

Uma das mais conhecidas em Bratislava é a história de Ursula, uma mulher envolvida num dos triângulos amorosos mais estranhos de todos. Ursula e a sua amiga estavam apaixonadas pelo mesmo homem. Então, ela resolveu espalhar o rumor de que a sua amiga era uma bruxa, o que levou a que esta fosse queimada na fogueira. Ursula acabou por passar o resto da vida atormentada por remorsos.

 

O amor é fantástico, não é?

 

Voos para Bratislava

12. Praga

Imagem via iStock: ands456

Os contos populares checos levar-te-iam a crer que as ruas de Praga foram, em tempos, guardadas por um mítico Golum de barro, a quem foi dada vida por um rabi no século XVI, para proteger os guetos judeus da cidade.

 

Crê-se que o Castelo de Houska foi construído sobre uma entrada para o inferno, sendo que demónios desse poço sem fundo se escaparam e percorrem a cidade ao cair da noite. É melhor também teres atenção ao cavaleiro templário sem cabeça, que cavalga pelas ruas da cidade.

 

Voos para Praga

13. Veneza

Imagem via iStock: Anton Aleksenko

Veneza é um dos nossos destinos mais populares, graças aos seus românticos canais, vistas pitorescas e bonitos cafés... não o é, definitivamente, por causa dos seus arrepiantes edifícios assombrados.

 

Se tiveres coragem, apanha o autocarro aquático até ao Palazzo Dario, também conhecido de forma não muito fofinha como “A Casa que Mata”. Vários dos seus antigos proprietários morreram de forma misteriosa. És capaz de o conseguir visitar e de não te acontecer nada de mal, mas desaconselhamos vivamente que peças um empréstimo ao banco para o comprar.

 

O Cain degli spiriti tem um ambiente assustador, e com razão. Outrora um ponto de encontro de apostadores, o Casino dos Espíritos era, alegadamente, o palco onde decorriam rituais demónicos, sendo assombrado pelo famoso pintor do século XVI Luzzo, que ali se suicidou.

 

Voos para Veneza

 

 

Esperamos que a nossa lista dos sítios mais assustadores da Europa não te tenha arrepiado demais. Marca o teu voo com a Ryanair e descobre estes destinos assombrados... se tiveres coragem.

 

- Seán Walsh