A Bélgica à lupa: cinco formas de ficar a conhecer a região de Flandres

A região flamenga da Bélgica pode parecer pequena em termos geográficos, mas as suas principais cidades incluem Bruges, Antuérpia, Gante, Mechelen, Lovaina e Bruxelas. Para além disso, todas elas estão localizadas a uma curta distância umas das outras, o que quer dizer que tem muito por onde escolher numas curtas férias. Apetece-lhe um fim-de-semana de aventura? Então, continue a ler este artigo e descubra cinco formas de familiarizar com as vilas e cidades da Flandres...

Comer TODO o chocolate

Créditos das fotos: Visit Flanders

Pralines ricos e cremosos? Sim, por favor. Uma tablete de delicioso chocolate preto? Já para dentro do meu estômago.  Na terra do chocolate belga, não vai ter mãos a medir na altura de escolher uma recordação chocolateira da Flandres. Há imensos sítios para provar a produção de chocolate local, desde as famosas cadeias de lojas, como a Godiva ou a Neuhaus, até às boutiques chocolateiras como a The Chocolate Line (em Bruges e em Antuérpia).

A tradição chocolateira da Flandres teve o seu início no século XIX, quando a farmacêutica suíça Neuhaus se instalou em Bruxelas e começou a adoçar os seus amargos remédios com chocolate. Actualmente, o chocolate belga é famoso em todo o mundo pela sua alta qualidade. Se quiser conhecer melhor a sua história, vai encontrar museus dedicados ao chocolate, como o Choco Story em Bruges, ou o Museu do Cacau e do Chocolate em Bruxelas.

Conhecer os heróis locais das histórias de banda desenhada

Créditos das fotos: Visit Flanders

Se quiser orientar-se melhor por Bruxelas, nada melhor do que uma viagem pelas suas memórias de infância.  O Roteiro da Banda Desenhada é uma visita guiada de arte urbana, que celebra as personagens clássicas da banda desenhada belga, como Tintim e os Estrunfes. É uma daquelas visitas guiadas que valem bem a pena. O percurso, digno de figurar no seu feed de Instagram, inclui mais de 50 obras de pintura ao ar livre, sendo que há sempre novas adições a surgir nos mais inesperados cantos da cidade.  Vai encontrar diversos mapas dos murais por toda a capital belga.

 

Se estiver a viajar em família, ou se só tem um par de dias para conhecer Bruxelas, esta é a melhor forma de ver o mais que puder no mínimo tempo possível. Dica: aproveite para recarregar energias entre murais nas muitas bancas de comida de rua. Prove as tradicionais batatas fritas belgas afogadas em maionaise, ou waffles cobertos de chantilly e frutos silvestres. Divinal.

Cerveja, cerveja e mais cerveja

Créditos das fotos: Visit Flanders

A Bélgica está no topo da lista europeia das mecas da cerveja, com mais de 1500 variedades diferentes de cerveja: regular, à base de frutos silvestres, de abadia, feitas por monges trapistas, para além das famosas Lambic e Gueze. Não há melhor forma de mergulhar na cultura local cervejeira do que num dos muitos festivais da cerveja, que decorrem ao longo de todo o ano nas cidades flamengas. O Festival de Setembro da Cerveja Belga em Bruxelas é o maior destes, com mais de 50 cervejeiras presentes em Grand Place com o que de melhor produzem.

Sacie a sua sede de moda

Créditos das fotos: Visit Flanders

Para outro tipo de sede, não se esqueça de ensaiar a sua melhor pose. Na Flandres, a moda é levada muito a sério. Há tanto para escolher em termos de moda em Antuérpia, Gante e Bruxelas que é impressionante. Tanto é que é aconselhável deixar algum espaço livre na sua bagagem para aquele par de sapatos imperdível ou para um novo sobretudo. Com gigantescas lojas-mãe de grandes marcas, mercados de rua hipster e concept stores, estas cidades são o paraíso dos devotos da moda. As melhores compras que pode fazer em Antuérpia são as peças de joalharia e outros artigos únicos, criados por jovens designers ainda desconhecidos, mas a caminho da fama. Prefere ir à procura de bons descontos? Então, vá até Veldstraat, em Gante e deixe-se levar numa extravagância de lojas de marca.   Em contrapartida, em Bruxelas, o centro da moda fica na Rue Neuve, uma rua fechada ao trânsito a norte de Grand Place. Se não encontrar aqui aquilo que de está à procura, então é porque provavelmente nem vale a pena comprá-lo.

De festa em festa

Créditos das fotos: Visit Flanders

A Flandres sabe festejar: desde eventos de música épicos como o Tomorrowland, que decorre anualmente em Boom (arredores de Antuérpia) até festivais locais de cariz medieval.  Não interessa a altura do ano, porque há sempre uma desculpa para se deixar envolver nestes animados eventos ao ar livre. Todos os Verões, há mais de 280 festivais de música a decorrer nas vilas e cidades da Flandres, com concertos de bandas famosas e dj sets. Durante o Outono, é a mesma coisa: em Novembro, os centros das cidades da região flamenga transformam-se em animados paraísos natalícios, repletos de mercados, árvores de Natal cheias de luzes a piscar, ringues de patinagem no gelo e feiras de diversões. Há coros, desfiles e concertos para completar o ambiente mágico. No entanto, a diversão festiva não termina aqui. Em Dezembro, decorrem as maiores celebrações de Ano Novo de toda a Europa, com enormes espectáculos de fogo-de-artifício iluminando os céus da capital belga.

 

Para obter mais informações e conselhos sobre como viajar para a região de Flandres, visite: www.visitflanders.com

 

 

 

Voos para Bélgica

 

 

 

- Fiona Hilliard