A costa de areia branca de Paphos, aninhada no leste do Mediterrâneo, está recheada de história e cultura sem rival. É uma cidade moderna, que incorpora décadas de espectáculos arqueológicos, bonitos portos, túmulos antigos, fortalezas e espaços naturais únicos. É quase impossível não te apaixonares por Paphos. Considerado o berço de Afrodite, a antiga vila à beira-mar é ideal para românticos, com o seu brilhante mar azul, ruas simples e encanto local. Eis sete boas razões para passares um fim-de-semana ao sol em Paphos.
Situado junto ao porto, podes passar horas a passear pelas antigas ruínas do Parque Arqueológico de Kato Paphos. Com vestígios romanos, da Idade Média e de tempos pré-históricos, o parque tem uma mistura única da cultura grega antiga com a vida social e cultural romana. Dominado principalmente por uma impressionante colecção de restos da era romana, visita este parque e maravilha-te com as ruínas de quatro villas, cada uma delas decorada com intricados mosaicos que representam cenas da mitologia romana. Faz uma pausa de trabalhar para o bronze e mergulha em lições de história, ao fazeres uma visita àquelas que são as ruínas mais bem-preservadas da Europa.
Conhecida formalmente como Petra tou Romiou, esta formação rochosa marinha, mesmo ao largo da estrada que vai de Paphos para Limassol, merece definitivamente uma visita. Esta estrutura natural tem o seu nome a partir da deusa do amor e da área em redor. É uma das atracções turísticas mais populares da cidade. Relaxa na praia de seixos de Afrodite e molha os pés na água que, segundo reza a lenda, tem a poderosa energia da vida e do rejuvenescimento. Um paraíso para fotógrafos, esta espantosa baía não tem nenhum ângulo mau e proporciona bonitas vistas, independentemente da altura do dia.
Mesmo ao lado do centro da cidade, esta grande necrópole e Património Mundial da UNESCO é o que se segue na lista de coisas para ver em Paphos. Os Túmulos dos Reis foram construídos durante o período helenista, ficando albergados numa rede de fendas subterrâneas, escavadas na rocha do Parque Arqueológico. Suportados por antigos pilares dóricos, os túmulos tiveram em tempos paredes cobertas com frescos decorativos. Situados numa área que parece um deserto, esta atracção é uma visão incrível. As câmaras, utilizadas pelos habitantes, do século III a.C. até ao século III d.C., são um exemplo clássico de arquitectura greco-romana.
Calça as tuas botas de montanha e prepara-te para uma tarde de caminhada, escalando os Montes Troodos, em busca de um antigo mosteiro. Aninhado no pico da montanha, num cenário de encostas forradas de pinheiros, o maior e mais famoso mosteiro do Chipre tem feito parte do cenário desde o final do século XI. Esta estrutura bizantina está adornada com decorações e exposições feitas de metais preciosos, tendo um museu no centro, com uma colecção de manuscritos e antiguidades. Planeia a tua visita entre Agosto e Setembro, alturas em que decorrem mercados religiosos, e termina a tua experiência com um copo de vinho no restaurante.
Nenhuma visita a uma cidade poderá ficar completa sem visitar o centro histórico e os seus habitantes. Dá um passo atrás do tempo, escapa ao calor do meio-dia e dá um passeio pelas antigas ruelas, pontuadas com tabernas tradicionais e montras de lojas. O sentimento rústico de autenticidade do centro histórico de Paphos leva-te a uma era diferente, que nem museus conseguem reproduzir. Deambula por casas antigas, com estores de madeira pintados de azul e cinzento, e por engraçados edifícios em ruínas. Esta zona relativamente pequena consiste num aglomerado de ruas em torno da Praça Kennedy e dos Jardins Municipais. Aventura-te pelo meio do centro histórico, onde vais encontrar uma majestosa igreja, escondida do burburinho das ruas comerciais. Vais encontrar paredes cobertas de arte urbana, cafés cheios de estilo autêntico, restaurantes e bares à moda antiga, que em conjunto dão personalidade ao centro cultural de Paphos.
Originalmente construído como um forte bizantino para proteger o porto, o Castelo de Paphos está localizado na zona oeste da cidade, tendo a particularidade de as suas fundações estarem enterradas no mar. Esta estrutura medieval consiste numa grande torre quadrada, que envolve um pátio e que representa um exemplo do estilo de governação que o Chipre tinha nesses tempos. Actualmente, o castelo é um pitoresco detalhe para eventos culturais e festivais, assim como uma importante atracção turística, que proporciona um olhar pela história militar da cidade. Se estiveres de visita pelo castelo, aproveita para passear pelo calçada mesmo ao lado, e pelo Parque Arqueológico, que não fica muito longe.
Aventura-te pela zona rural e descobre o trilho natural e o lago salgado de Larnaca. Feito de uma rede de quatro lagos de água salgada, esta massa de água alberga uma pletora de espécies de aves migratórias e uma flora única. Observa os flamingos no Inverno e, no Verão, as manchas de sal por toda a zona, à medida que o calor faz com que a água evapore. O sal, que antigamente era colhido, era uma das principais exportações da ilha. Dá um passeio pelo trilho natural de quatro quilómetros e explora o antigo aqueduto de Kamares. Larnaca, uma bem-vinda escapadela da confusão da cidade, é imperdível se estiveres por Paphos.
Estás a planear visitar o Chipre em breve? Certifica-te de que nos marcas nas tuas fotos das atracções de Paphos, usando a hashtag #ryanairstories, para teres a oportunidade de aparecer nas nossas redes sociais.
Voos para Paphos
- Lucy Norris