Seja porque vai montar a tenda no recinto para passar um fim-de-semana cheio de música, ou porque apenas vai por um dia, não se esqueça destas sugestões do que deve e não deve fazer para se divertir num festival de Verão, e prepare-se para viver momentos inesquecíveis...
Abrace as tendências dos festivais, mas não se esqueça do mais importante. Leve na mala um casaco impermeável e os seus óculos de sol preferidos.
Já que vai passar a maior parte do tempo a saltar de um lado para o outro no recinto, nada como calçar um cómodo par de sapatilhas desportivas.
Para além do mais, vai sentir-se aliviado/a por ter deixado os chinelos de praia em casa, quando der por si a tentar andar no meio da lama, ou em pontas dos pés numa casa-de-banho portátil, às 3 da manhã.
Não se esqueça de levar consigo protector solar e um chapéu. Se calhar, o estilo #lagosta não é bem aquilo que quer publicar no Instagram... Por falar em telemóveis, um carregador portátil a pilhas pode ser um pequeno milagre. Se tenciona tirar muitas fotos, é melhor levar um.
Leve dinheiro e não cartões de débito/crédito. Certifique-se de que tem vários montantes escondidos em sítios diferentes, porque se perder aqueles dez euros, ainda tem mais uns trocos guardados em caso de necessidade.
Não leve objectos valiosos consigo. Vai passar por momentos intensos - por isso, é melhor deixar o iPad e aqueles lingotes de ouro em casa.
Não se esqueça do desinfectante de mãos, dos toalhetes húmidos, do desodorizante e do champô seco. Nunca pode ter a certeza de que vai ter acesso constante a água corrente.
Dê largas ao seu lado organizado. Leve as suas reservas de papel higiénico, de preferência num saco com um fecho hermético, para garantir que se mantém seco.
Não se esqueça de onde montou a tenda. Coloque uma bandeira específica ou uma mascota que possa pendurar. Assim, vai conseguir ver a sua tenda à distância.
Verifique se a tenda está em condições, antes de partir para o festival. Assegure-se de que a tenda é suficientemente robusta para aguentar todo o tipo de tempo (chuva, vento...) e suficientemente espaçosa para lá caber de forma confortável.
Não tente ver tudo ao mesmo tempo. É possível que a programação do festival leve a que haja sobreposição de concertos.
Por isso, planear com antecipação compensa imenso. Escolha alguns dos concertos que quer MESMO ver e assegure-se que consegue chegar ao palco a tempo.
Faça tempo para ir dar um passeio. Ver concertos em palcos mais pequenos e outros eventos que estão a decorrer são opções que têm muito que se lhe diga. Dê-se a oportunidade de assistir ao concerto da próxima banda da moda, antes de ser conhecida.
Beba água suficiente para manter a hidratação ao longo de todo o dia. Grandes quantidades de álcool não contam.
Não abuse do álcool, especialmente no primeiro dia do festival. Não quer passar a maior parte do fim-de-semana de ressaca, pois não?
Certifique-se de que todos os seus amigos têm os telemóveis carregados e de que todos estão de acordo com o ponto de encontro estabelecido, no caso de alguém se perder ao regressar da rulote da comida.
Não tenha receio de fazer novos amigos durante o festival. No recinto do acampamento, lembre-se de mostrar consideração pelas tendas à sua volta - seja um/a bom/boa vizinho/a.
Não se esqueça do seu bilhete. Não só os seguranças lhe vão barrar a entrada, como também nunca mais se vai esquecer dessa triste história.
Marque as suas fotos com #RyanairStories e poderá aparecer no nosso feed de Instagram.
- Fiona Hilliard