7 boas razões para viajar pela Europa durante este Inverno

Os relógios andaram uma hora para trás e as noites são mais longas. No entanto, há muito para ver e fazer pela Europa fora ao longo dos próximos meses. De seguida, apresentamos-lhe sete boas razões para fazer as malas e partir numas férias de Inverno europeias.

Lareiras crepitantes

Lareiras crepitantes

O ruído crepitante de uma lareira num pequeno pub na Irlanda Ocidental... Aquele calor estrondoso que faz reviver as suas mãos e pés congelados, após uma tarde passada nas pista de ski em Itália... O momento em que se recolhe do frio para tomar um café no porto de Nyhavn, em Copenhaga...  Os dinamarqueses gostam tanto dessa sensação de conforto que até têm uma palavra para a descrever. Chamam-lhe “hygge” e, para eles, significa criar um ambiente acolhedor, desfrutando do melhor que a vida tem para oferecer, rodeados daqueles que amam. É esta a essência do Inverno por toda a Europa. 

A aurora boreal

A aurora boreal

A aurora boreal, famosa por ser fugidia, pode ser vista ao longo de todo o norte da Europa de Outubro até ao início de Março.  Se quer mesmo ver este espectáculo de laser natural, prepare-se para alugar um carro e sair das grandes cidades, ou a participar numa visita especializada.  Este impressionante evento natural pode ser melhor apreciado em locais com pouca ou nenhuma luz artificial, quando o céu está limpo e o frio é intenso. Há bons locais para o fazer, como Oslo, Estocolmo ou Inverness. Contudo, é aconselhável aventurar-se para lá dos grandes centros urbanos, para poder ver este grande espectáculo. 

Feiras de Natal

Feiras de Natal

Visite um mercado de Natal europeu durante este Inverno e prepare-se para beber muito vinho quente, vestido com uma daquelas camisolas de lã. A diversão é garantida, à moda de um videoclip de música de Natal dos anos 80. Empanturre-se com trufas em Bruxelas, encha-se de Glogg a ferver em Copenhaga ou aventure-se pelos canais gelados de Amesterdão. Os mercados de Natal europeus decorrem do final de Novembro ao início de Janeiro e abraçam com força todas as tradições acolhedoras que esta época do ano tem para oferecer. Leia mais sobre as melhores feiras de Natal europeias no nosso Grande Guia de Feiras de Natal. 

Desportos na neve

Desportos na neve

As principais montanhas europeias transformam-se, do final de Novembro até ao início da Primavera, num parque de diversões gelado para esquiadores e snowboarders.  Esqueça as estâncias de Aspen e Whistler, porque alguns dos melhores e mais belos resorts de Inverno ficam em Itália, França, Áustria e Suíça. Traga o seu equipamento e um enorme apetite, porque vai precisar dele para devorar fondue delicioso e buffets pós-ski que duram toda a noite.  Actualmente, não é difícil planear uma viagem à neve. Dê uma vista de olhos ao nosso guia Férias na Neve: seja o seu próprio agente de viagens e prepare-se para desfrutar da Europa no seu melhor durante este Inverno. 

Sol de Inverno

Sol de Inverno

Se só de pensar no Inverno fica com calafrios, mande-os dar uma curva com uma viagem com destino a paragens mais quentes. Dê a volta à estação do ano e vá passar uns dias a um dos locais europeus onde o sol de Inverno brilha em céus azuis.  Tome banhos de sol gloriosos nas praias de Tenerife, vagueie pelos sítios antigos de Malta ou pegue na sua prancha de surf e ataque as ondas do Atlântico em Fuerteventura.  A grande vantagem é que, apesar de a maior parte destes destinos ainda terem temperaturas estivais, há menos turistas e o ambiente é mais tranquilo. Assim, poderá desfrutar do melhor do sol sem filas de gente. Para se inspirar, leia as nossas Dez sugestões de destinos cheio de calor. 

Um Hotel de Gelo e um bar gelado

Um Hotel de Gelo e um bar gelado

Em termos de experiências únicas na vida, a par com a aurora boreal, uma noite no Ice Hotel é uma daquelas que só é possível durante os meses de Inverno.

Todos os anos, é construída uma nova versão do Ice Hotel, feita de neve fresca e gelo, na aldeia de Jukkasjärvi, localizada no norte da Suécia. Dentro do hotel, poderá encontrar um bar gelado (construído inteiramente com gelo), com cadeiras e camas escavadas em gelo retirado do vizinho rio Torne.

Se não puder ir até Jukkasjärvi, visite a sua réplica em Estocolmo: o ICEBAR.  Não poderá pescar no gelo, nem andar num trenó puxado por huskies, mas pode envolver-se num poncho, beber de um copo gelado e fazer de conta que é um esquimó, numa temperatura de -7°. 

Passagem de Ano

Passagem de Ano

Dez-nove-oito-sete-seis-cinco-quatro-três-dois-um: FELIZ ANO NOVO! Quando se trata de organizar um espectáculo para a principal noite do ano, algumas cidades europeias conseguem superar todas as outras. Sim, estamos a falar de ti, Edimburgo.  E de ti, Berlim.  Também não nos esquecemos de ti, Paris. Entre no novo ano com fogos de artifício espectaculares e festas de rua celebrando o Hogmanay em Edimburgo; dance toda a noite em Berlim e observe a Torre Eiffel desfazer-se em milhões de pequenas faíscas, assim que o relógio assinala a meia-noite em Paris. A festa começa a 31 de Dezembro. 

 

- Fiona Hilliard