Doze badaladas, doze cidades melhores para passar o ano do que em casa

Está a chegar a noite da maior festa do ano. Não queremos insinuar que vai ser uma desilusão, ou algo desinteressante... Contudo, para te salvarmos de eventos demasiado caros e de maus programas de televisão em casa, temos aqui uma lista de doze fantásticos destinos europeus, para que entres em 2020 em estilo. Quer estejas à procura de uma rave que dure toda uma noite, ou uma experiência de Hogmanay com tudo aquilo a que tens direito, não te preocupes, porque temos tudo pensado para ti. Que comece a contagem decrescente...

Bruxelas

Place de Brouckére

Leva contigo os teus sapatos de dança e uma dose saudável de energia. Em Bruxelas, gostam de começar a festa bem cedo, com a multidão a juntar-se na Place de Brouckére por volta das 19h.  A despedida do ano começa com fogo-de-artifício, DJs e espectáculos de luz e de som. Ao mesmo tempo, muitas das discotecas da cidade mantêm a festa a correr até às 7 da manhã do dia de Ano Novo. Para mais informações sobre eventos com entradas antecipadas, dá uma vista de olhos no Happy Brussels.

 

O que acompanhar com o teu champanhe:  Smoutebollen, ou bolas de banha, traduzido literalmente. Podem não ser a forma mais decadente de acolher o novo ano. Contudo, depois da meia-noite, a capital belga enche-se de Smoutebollen.  Empanturra-te. Estas maravilhas maçudas e doces vão forrar o teu estômago e proteger-te da mãe de todas as ressacas no dia 1 de Janeiro.

 

Marca o teu voo para Bruxelas

Paris

Praça de Sacre Coeur, em Montmartre

Marca o teu lugar nos Campos Elísios a partir das 21h, para teres a melhor vista sobre a Torre Eiffel e a sua extravagância de fogo-de-artifício. Em alternativa (para algo mais tranquilo), podes ir até à Praça de Sacre Coeur, em Montmartre.  Se chegares cedo, terás a recompensa de ter uma vista panorâmica da paisagem urbana de Paris.

 

O que acompanhar com o teu champanhe: Abastece-te de “papillotes” num supermercado perto de ti. O barulho do fogo-de-artifício pode ser ensurdecedor assim que bate a meia-noite, mas também se ouve o ruído dos papéis de rebuçados, à medida que os parisienses devoram estes chocolates sazonais, que rebentam como pequenos petardos.

 

Marca o teu voo para Paris

Amesterdão

Vista de iamsterdam.

Com a sua reputação maliciosa de pregar partidas, podes contar com Amesterdão para uma sólida experiência de passagem de ano. Na noite de passagem de ano (Oudejaarsavond), parece que a população inteira da cidade sai à rua, para acolher o novo ano com estrondo. Absorve o ambiente em Dam, Rembrandtplein ou na Praça do Museu. Assiste à revolução de foguetes em Nieuwmarkt, o lar da comunidade chinesa de Amesterdão, ou então observa a explosão de cores a chover sobre a cidade a partir do terraço do museu NEMO, que abre especialmente ao público na noite de 31 de Dezembro. Depois disso, prepara-te para festas que duram toda a noite e eventos especiais em discotecas e bares. 

..

O que acompanhar com o teu champanhe: prepara os teus Oliebollen. Tal como em Bruxelas, Amesterdão gosta do seu champanhe acompanhado de gordura. De facto, nenhuns votos de Gelukkig Nieuwjaar! se consideram completos sem dar umas trincas num bolo gorduroso, recheado de maçã ou passas.

 

Marca o teu voo para Amesterdão

Berlim

Festa da passagem de ano em Berlim

A passagem de ano em Berlim, na qual participam mais de um milhão de pessoas, é uma das maiores da Europa.  As festas da cidade focam-se principalmente na Porta de Brandeburgo, onde a maior parte do público se junta para assistir ao fogo-de-artifício e desfrutar do ambiente eléctrico desta enorme festa ao ar livre. Quando a multidão começa a ser demais, milhares de pessoa vão até Teufelsberg, na ponta norte de Grunewald, ou até Viktoriapark, em Kreuzberg, para uma visão panorâmica deste espectáculo.

 

O que acompanhar com o teu Sekt: durante a tarde da véspera de Ano Novo, vai a uma padaria de qualidade e abastece-te de Berliner Pfannkuchen. Estes donuts recheados de compota são uma tradição intemporal de Berlim, servindo igualmente como uma cura efectiva para a ressaca do dia 1 de Janeiro.

 

Marca o teu voo para Berlim

Madrid

Madrid

Se há alguém que sabe o que é festa rija, são os madrilenos.  É costume sair da discoteca directamente para o trabalho. No entanto, os habitantes locais sobem a parada no dia 31 de Dezembro.

 

O centro da confusão fica na Puerta del Sol. Agasalha-te bem e aventura-te até à praça, para assistires ao famoso cair da bola, em frente do relógio da Puerta del Sol.  Seguem-se as discotecas.  Antes que te dês conta, vais estar a piscar os olhos à luz dos primeiros raios de sol de 2020.

 

O que acompanhar com a tua cava: Uvas. 12 uvas e come-a a correr. Isto porque segundo a tradição local, tens 12 segundos para devorar essas uvas, para teres boa sorte em todos os meses do ano. 1, 2, 3, vai!

 

Marca o teu voo para Madrid

Roma

Colossal

Passeia pela multidão que converge na Piazza del Popolo na noite de São Silvestre, assiste ao concerto gratuito e ao fogo-de-artifício e distribui muitos baci.  À medida que o volume aumenta no centro histórico, fica de olho nas nonnas e papas que ainda mantêm a tradição de atirar artigos domésticos usados das suas varandas abaixo. Estás avisado/a.

 

O que acompanhar com o teu Prosecco:  deixa algum espaço na barriga, depois do teu festim de Ano Novo, para uma ceia de boa-sorte. Em Itália, a tradição manda que, para teres boa sorte e para dares as boas-vindas ao novo ano, deves comer uma dose de lentilhas servida com molho picante cotechino, ou salsicha zampone.

 

Marca o teu voo para Roma

Budapeste

Budapest’s Szilveszter (Passagem de ano)

A noite de passagem de ano em Budapeste (Budapest’s Szilveszter) é uma celebração com três dias de música, fogos-de-artifício e honradas tradições húngaras.  A Praça Vörösmarty é o quartel-general da festa: podes antecipar uma multidão, DJs e bandas ao vivo.  Os transportes públicos funcionam toda a noite e a maior parte dos bares e restaurantes têm festas privadas e eventos especiais.

 

O que acompanhar com o teu champanhe: se puderes evitar, muito pouco. Vais precisar de guardar o teu apetite para um belo e tradicional prato de kocsonya, no dia 1 de Janeiro. Este prato de patas de porco em geleia é considerado uma iguaria de ano novo, sendo comido para garantir riqueza e prosperidade ao longo do novo ano.

 

Marca o teu voo para Budapeste

Copenhaga

Passagem de ano em Copenhaga em grande estilo

Assim que acabam as formalidades de assistir ao discurso da rainha na televisão, a passagem de ano em Copenhaga transforma-se numa ENORME festa. Tradicionalmente, a Praça do Município e a ponte Rainha Luísa são os pontos de encontro mais populares. No entanto, os Jardins Tivoli estão cada vez mais a tornar-se no spot dos foliões, com um grande espectáculo de fogo-de-artifício à meia-noite. 

 

O que acompanhar com o teu champanhe: Na Dinamarca, os habitantes locais recebem o novo ano com uma generosa fatia de Kransekage, um enorme bolo em camadas, feito inteiramente de massapão.

 

Marca o teu voo para Copenhaga

Edimburgo

Hogmanay em Edimburgo

O mundialmente famoso Hogmanay de Edimburgo implica um compromisso mais longo do que as festas noutras cidades europeias. Este grande festival de três dia começa no dia 30 de Dezembro, com uma procissão de tochas, um verdadeiro rio de fogo que percorre a histórica Royal Mile, culminando numa gloriosa chama em Carlton Hill. Durante o Hogmanay propriamente dito (31 de Dezembro), a acção passa para Princess Street, à sombra do castelo de Edimburgo. Cerca de 80 mil pessoas juntam-se para o Concert in the Gardens, um evento musical ao ar livre, que proporciona uma abertura para o fogo-de-artifício de Hogmanay, à meia-noite, dos paços do castelo.

 

Dia 1 de Janeiro, que só pode começar com um despertar à bruta, participa no Loony Dook, o tradicional mergulho gelado no rio Forth, em South Queensferry.

 

Marca o teu voo para Edimburgo

Londres

O espectacular fogo-de-artifício da passagem de ano em Londres

Quando uma cidade tem um espectáculo de fogo-de-artifício com entrada paga, é quando ficamos a saber que aqui o nível é outro.  Assistir ao espectacular fogo-de-artifício da passagem de ano em Londres é algo tão cobiçado que agora é preciso bilhete para entrar. Claro que podes ver os melhores momentos na televisão, mas não é a mesma coisa do que estar lá ao vivo e a cores, assistindo ao céu a rebentar num espectro de cor, por trás do Big Ben e do London Eye.

 

A festa não acaba a 31 de Dezembro à meia-noite. Se, no dia de Ano Novo, ainda tiveres as tuas faculdades mentais todas, aproveita para desfrutar da tranquilidade relativa da cidade e visita as principais atracções de Londres, enquanto a maior parte das pessoas ainda está na cama de ressaca.

 

Marca o teu voo para Londres

Praga

Praça do Centro Histórico

A passagem de ano em Praga está o mais longe possível de uma noite acolhedora em frente à televisão que possas imaginar.  Quando o relógio bate a meia-noite em Praga, atiram champanhe, explodem petardos nas praças e as pontes fervilham com milhões de pequenas faíscas. A passagem de ano em Praga não é para quem sofre do coração. Contudo, se conseguires aguentar toda a excitação entre Wenceslas e a Praça do Centro Histórico, então força! Abraça a loucura!

 

Marca o teu voo para Praga

Lisboa

As famosas colinas de Lisboa

Para uma festa organizada na capital portuguesa, vai até à Praça do Comércio, onde a música e o fogo-de-artifício acompanham a contagem decrescente à beira-rio. Preferes ser tu a organizar a tua própria festa? Então, faz um pequeno esforço e enfrenta as famosas colinas de Lisboa. Uma subida de 15 minutos até ao Castelo de São Jorge vai levar-te à vista panorâmica mais espectacular da cidade, assim como a uma visão do fogo-de-artifício do outro lado do rio Tejo, em Almada e no Seixal.

 

A maior parte das festas só acabam bem depois do nascer do sol. Prepara-te para muita diversão e conversa nas ruas do Cais do Sodré e do Bairro Alto.

 

O que acompanhar com o teu champanhe: Passas. Os amantes de vinho podem olhar de forma horrorizada para cada caixa destes frutos secos que podiam ter sido vinho. Em Lisboa, não é bem assim. Na passagem de ano, as passas têm propriedades mágicas.  Faz como os lisboetas e pede 12 desejos por cada uma das passas, para teres saúde e felicidade no ano que começa. 

 

Marca o teu voo para Lisboa

 

- Fiona Hilliard