7 razões para o Instagram estar apaixonado por Sófia

Catedral de Alexandre Nevsky

Imagem via Instagram @egeke

Concebida pelo arquitecto russo Alexander Pomerantsev, a Catedral Alexandre Nevsky foi construída entre 1882 e 1912, em homenagem aos 200 mil soldados russos que perderam a vida pela independência da Bulgária, durante a Guerra Russo-Turca.

 

A catedral tornou-se não só um símbolo de Sófia, mas de toda a Bulgária. Ainda hoje, a igreja é usada para cerimónias ortodoxas e os visitantes são convidados a admirar os murais, candelabros e tronos, todos tão impressionantes como o exterior do edifício. 

Zlatnite Mostove

Imagem via Instagram @bborisov90

Localizado perto da famosa Igreja de Boiana, o Zlatnite Mostove é um aglomerado de enormes pedregulhos, que data da Idade do Gelo.

 

O seu nome, que quer dizer “pontes douradas”, refere-se à cor do musgo que cobre as pedras. Estando este lugar rodeado pelas belas encostas do monte Vitosha, é fácil perceber porque é que visitantes e caminhantes ali acorrem durante os meses de Verão. 

Museu de Arte Socialista

Imagem via Instagram @joaoncardoso

Vale a pena fazer a caminhada até ao edifício do Ministério da Cultura, no subúrbio de Iztok, para ver este cemitério de arte comunista.

 

Ali, vai encontrar um tesouro de material admiravelmente bizarro, pronto a ser capturado e postado no Instagram, que inclui estátuas indesejadas de Lenin e uma galeria de propaganda e cinema soviético. 

Bar Rakia Raketa

Imagem via Instagram @todorov5

Há algum sítio melhor para provar (e tirar fotos) da forte bebida nacional da Bulgária do que o Bar Raketa Rakia?

 

Este animado bar, com um nome que fica no ouvido e decoração cheia de estilo, serve algumas das melhores variedades de rakia que Sófia tem para oferecer.

 

Dica: tente não beber rakia de estômago vazio - algumas variedades desta bebida branca chegam a ter 65% de álcool.

Igreja de Boiana

Imagem via Instagram @joshcowdery

Localizada a cerca de 8 quilómetros a sudoeste de Sófia, a Igreja de Boiana é uma das atracções turísticas mais populares de Sófia.

 

Datada da época medieval, esta pequena igreja é principalmente famosa pelos seus belos frescos do século XIII, que retratam histórias bíblicas e as vidas dos santos.

 

A Igreja de Boiana é um dos nove monumentos culturais búlgaros incluídos na lista do Património Mundial da UNESCO. Embora possa tirar fotografias ao exterior, a entrada dentro da igreja está limitada apenas a 10 minutos, com acompanhamento de um guia. 

Parque Natural de Vitosha

Imagem via Instagram @nevkoteva

O monte Vitosha é uma fonte de inspiração para fotógrafos durante todo o ano. A montanha e o seu parque natural são o sonho de qualquer instagrammer, proporcionando fotos de pores-do-sol estivais, paisagens nevadas e aventuras nas pistas de ski.

A Casa Caracol

Imagem via Instagram @lostateminor

Pode riscar da lista: ruínas romanas; fortalezas medievais; neoclassicismo; blocos de apartamentos da era soviética; caracóis.

 

Sófia pode albergar a maior mescla de estilos arquitectónicos, mas nenhum deles é mais intrigante do que a chamada Casa Caracol.

 

Aberta ao público em 2009, a Casa Caracol foi concebida pelo arquitecto local Simeon Simeonov, que também pintou a casca exterior com todas as cores do arco-íris, para se certificar de que o edifício se destaca mesmo na zona.

 

Esta estrutura de cinco andares levou 10 para ficar concluída, sendo agora um dos edifícios da cidade que mais vezes aparece no Instagram.

 

Voos para Sófia

 

- Fiona Hilliard