As tuas próximas férias em família: Texel

Sendo a maior ilha no lado holandês do Mar Frísio (e apenas a uma hora de carro de Amesterdão), Texel proporciona um pouco de tudo: desde diversão e acção sem parar, até momentos de descanso na praia.

 

Ao apanhares o ferry da TESO em Den Helder, vais chegar a montes cheios de ovelhinhas fofinhas, vilas pitorescas e vistas para o oceano espectaculares. É muito fácil percorrer a ilha de bicicleta, se quiseres deixar o carro parado. A maior parte dos hotéis também dispõe de serviços de aluguer, se não trouxeres uma contigo.

 

Uma vez que desembarques, sugerimos que vás imediatamente ao Posto de Turismo de Texel, localizado em Den Burg.  A nossa opinião é que os funcionários são muito simpáticos e têm imensas sugestões para desfrutares ao máximo da ilha.

Onde ficar

Todos os anos, a ilha recebe mais de um milhão de visitantes. Por isso, é fácil encontrar opções de alojamento em parques de campismo, bungalows, bed and breakfasts e hotéis.

 

Sendo uma família grande, o ambiente tranquilo e acolhedor do Bungalowparc Prins Hendrik foi perfeito para nós.

 

A nossa casa de dois andares facilmente albergou-nos aos cinco, com todo o conforto de um lar, com uma cozinha com despensa cheia, uma sala e três quartos muito cómodos.

 

Se não és muito de cozinhar, o hotel tem um restaurante encantador e opções de serviços de quartos.

 

O Prins Hendrik fica no lado nordeste de Texel. Quando subires as escadas para dar uma olhadela ao dique, vais perceber porque é que as ilhas do Mar Frísio são Património Mundial da UNESCO.

 

Esta zona dedicada à conservação da natureza tem uma vista fantástica para o oceano, durante a maré alta. Em contrapartida, a maré baixa proporciona uma visão sobre a vida debaixo de água.

 

Traz as tuas galochas e prepara-te para caminhar na lama, recolhendo caracóis, caranguejos e mexilhões, isto se conseguires vencer as gaivotas.

Onde comer

Não é preciso muito para adivinhar quais são as especialidades de Texel. Os campos cheios de ovinos e vários portos fazem com que haja uma enorme variedade de carne e marisco.

Embora haja diversos restaurantes excelentes ao longo de toda a ilha, há algo de especial em comer uma refeição maravilhosa e tomar um cocktail delicioso com as ondas do mar como cenário.

 

O café Paal 17, localizado na praia Paal 17, oferece um ambiente divertido e animado, com imensos petiscos.

 

Vais encontrar hambúrgueres de cordeiro, calamares fritos, bandejas de marisco e imensas opções para crianças, sendo o sítio ideal para recuperar energias, antes de voltares a chapinhar.

Também o café Kaap Noord, na praia de Kaap Noord, proporciona um ambiente divertido e tranquilo. À medida que o sol se foi pondo, relaxámos com um copo de vinho branco fresco, enquanto os miúdos partiam à descoberta da praia, a um passo da nossa mesa. O serviço excepcional tornou a nossa refeição ainda mais agradável.

 

Um outro sítio para comer que adorámos foi o mercado de peixe em Oudeschild, perfeito para petiscar. Basta pegares num prato de degustação e comer.

 

Um sítio imperdível para amantes da gastronomia é o espantoso restaurante de Boy Schilling, o Restaurant ‘t Pakhuus. Com uma vista fantástica sobre o porto de Oudeschild, as criações do chef Schilling tiram o melhor partido dos ingredientes fresco e do marisco ainda mais fresco, em especial do Mar do Norte e do Mar Frísio.

Cada prato é concebido para tentar a tua visão, olfacto e paladar, claro. Desfrutámos de ostras frescas, carpaccio de polvo e de uma sobremesa que era realmente uma obra de arte.

 

O Restaurant ‘t Pakhuus é uma experiência de cinco estrelas, mas tão tranquila que os miúdos são bem-vindos e entretidos, graças ao tanque de lagostas e ao nosso encantador anfitrião... Obrigada, chef Schilling, por uma experiência inesquecível.

O que fazer

Um passeio pelo lado selvagem: participa numa das muitas visitas guiadas pela Frísia, uma zona de pântanos selvagens, e aprende sobre as diferentes espécies de plantas, insectos e animais que vivem na ilha.

Pescar por prazer: Não podes perder a oportunidade de fazer uma viagem de barco por Texel. Na verdade, foi o que nos levou à ilha, desde o início. 

 

Não há melhor forma de observar focas no seu habitat natural do que num TX20/ Walrus. Este grande barco de pesca parte do porto de Oudeschild, explorando o Mar Frísio.

 

Também podes ter a oportunidade de te tornares pescador por um dia: o TX20 deixa-te encher as suas redes com camarões e outras criaturas marinhas, que podes comer depois.

 

Ver uma foca: vai espreitar as focas de perto no santuário Ecomare.  Quando estas belas criaturas se magoam, são transportadas para ali, para serem curadas.

 

Observa-as a nadar, a deslizar e a apanhar sol, enquanto recuperam forças para voltar para a natureza. Enquanto lá estiveres, aproveita para visitar o museu, ver o aquário e descobrir como a ilha foi criada na Idade do Gelo.

Abraçar um cordeiro: Visita a quinta de ovinos de Schapenboerderij Texel, onde podes abraçar animais adoráveis de todos os géneros. Vais encontrar porcos, ovelhas, cabras e pintainhos, à tua espera para dizer olá ou mééééé.

 

Dá um passeio de pónei, joga às escondidas nos montes de feno ou então conhece o Rasja, o Skip, o Bowie e o Flügel (os cães-pastores residentes), enquanto eles se certificam de que nenhuma ovelha se tresmalha.

 

Encontrar um tesouro: O Juttersmuseum Flora, o maior navio naufragado e museu do mundo, fica em Texel, repleto de tesouros marinhos.

Subir até ao topo Conquista as tuas vertigens no Klimmen EnZO Climbing Park, no Crimera Holiday Park. Este centro de aventuras ao ar livre está cheio de desafios, sendo adequando e seguro para todas as idades. É tão divertido que poderás não querer voltar para baixo.

Está tempo de surf

A Surf School Texel fica na praia Paal 17. Ali, há instrutores de surf certificados, que dão a lições a alunos de todas as idades e níveis.

 

É aqui que nascem paixões e os donos da escola adoram ver os seus clientes ganharam gosto em apanhar grandes ondas. Os nossos três rapazes puseram-se de pé nas suas pranchas e desconfio que vamos voltar.

Dar uma volta

No Circuit Park Karting Texel, vais encontrar karting para miúdos e graúdos, além de um minigolfe. Com um trajecto de 500 metros e karts individuais e duplos para os miúdos mais novos, dar uma volta pelo circuito é uma forma divertida de terminar o dia.

 

Se achas que isto é demasiado para fazer, tens razão. Contudo, nós fizemo-lo em três dias e adorámos cada minuto.  Toda esta diversão facilmente duraria uma semana ou um mês, mas o ideal seria um ano nesta acolhedora, calorosa e encantadora ilha!

 

Voos para Amesterdão

 

- Karyn Gorman e Olav Adami