Cinco dos melhores museus de Nantes

A cidade de Nantes, nas margens do rio Loire, é um fervilhante centro de artes e cultura, prestes a ser descoberto. A sexta maior cidade francesa está repleta de galerias interessantes, projectos artísticos inovadores e pérolas históricas. De paisagens espectaculares a museus e castelos, esta cidade quer agradar aos seus visitantes. Desperta a tua curiosidade de visita cinco dos melhores museus de Nantes 

1. Galerie des Machines – Boulevard Leon Bureau

via Facebook @machinesnantes

Na Iles de Machines, as principais atracções não são só o Elefante Gigante e o Carrossel do Mundo Marinho. A Galerie des Machines fica perto das oficinas e proporciona um olhar único por trás dos bastidores, que nos mostra como é que estas atracções ganharam vida. Faz uma visita guiada e maravilha-te com os protótipos e modelos de teste em exibição. Não podes perder a aranha mecânica, a formiga gigante e a garça voadora - podes até trepar acima de qualquer uma delas e operá-las! É a actividade perfeita para um dia de chuva, ou para escapar ao calor do Verão. A Galerie des Machines é algo a não perder, quando estiveres de visita a Nantes. 

2. Museu de História de Nantes - 4 Place Marc Elder

iStock DaLiu

Alojado no Chateau des Ducs de Bretagne de Nantes, este museu de história cobre o passado da cidade, graças a uma série de ecrãs multimédia e exposições. Passa algum tempo nos interiores do castelo do século XIX, vagueando por 32 divisões, dedicadas a mostrar a história recente de Nantes, desde as duas Guerras Mundiais até aos dias de hoje. Alguns dos destaques incluem “Nantes e a Revolução”, “Um porto industrial e colonial”, e uma exposição especial dedicada ao memorial do tráfico de escravos do Atlântico. Localizado no centro histórico de Nantes, tanto o castelo como o museu são, sem sombra de dúvida, das melhores atracções de Nantes. 

3. Museu de Arte de Nantes - 10 Rue Georges Clemenceau

via Facebook @MuseedartsdeNantes

O Museu de Arte de Nantes, sendo o maior do seu género na França Ocidental, é reconhecido tanto pelo seu tamanho, como pela diversidade das suas exposições. Reaberto em 2017, após uma série de longas remodelações, o museu tem mais de 900 obras em exposição, que incluem uma colecção permanente com um pouco de tudo, desde arte moderna a arte primitiva, passando por arte contemporânea desde o século XIII. Com obras de artistas como Max Ernst, Jean-Auguste-Dominique-Ingres, Pablo Picasso e Georges de la Tour, o museu é um dos maiores da região. Com grandes espaços de exposições e um programa em constante mudança, este sítio sempre cheio merece umas horas da tua visita. 

4. Museu de História Natural – 12 Rue Voltaire

iStock Mypurgatoryyears

O que falta ao Museu de História Natural em espaço é compensado em diversidade. Trata-se de uma mina de espécimes antigos. Albergando uma grande variedade de exposições permanentes, o museu tem patentes espécimes de zoologia, botânica, etnologia, mineralogia e vida selvagem regional. Passeia pelos corredores de pássaros embalsamados, admira o esqueleto gigante de uma baleia de bossa e faz uma visita à exposição de répteis, com cobras vivas e uma quinta de formigas. Aberto desde 1799, o museu fica no antigo Hotel de la Monnaie, onde eram cunhadas moedas, sendo que a entrada aos domingos é gratuita. 

5. Museu Júlio Verne – 3 Rue de l’Hermitage

via Facebook @JulesVerneAuthor

Um tributo a uma das exportações mais famosas de Nantes, este museu dedica-se a mostrar a vida e o trabalho do escritor Júlio Verne, sendo mesmo do outro mundo. Localizado numa espantosa casa branca, datada do século XIX, com vista para o rio Loire, este espaço está cheio de antiguidades, artigos pessoais e primeiras edições de livros do autor. Segue, linha a linha, como a obra “Viagens Extraordinárias” ganhou vida, folheando os manuscritos originais, em exibição nesta casa costeira. Aberto ao público em 1978, em comemoração do 150º aniversário do nascimento de Júlio Verne, o museu inclui uma pletora de exposições interactivas e ecrãs multimédia, dos quais toda a gente vai garantidamente gostar. O edifício em si é uma visão a ter conta, já que fica num monte, com vista para a água. A sua pitoresca fachada branca, com detalhes de tijolos de terracota, é um marco emblemático no horizonte. Não percas a oportunidade de conhecer o homem que previu a conquista do espaço e o submarino, num dos melhores museus de Nantes.

 

Estás a planear visitar Nantes em breve? Certifica-te de que nos marcas nas tuas fotos dos melhores museus de Nantes, usando a hashtag #ryanairstories, para teres a oportunidade de aparecer nas nossas redes sociais.

 

Voos para Nantes

 

- Lucy Norris