Os sete segredos mais bem guardados de Nantes

Conhecida como a Veneza do Ocidente, esta cidade francesa tem muito mais para oferecer do que aquilo que seria de esperar. Encantadora, vibrante e repleta de boas ideias, Nantes está alicerçada em criatividade e isso nota-se. Deixa o trilho verde para os turistas, passeia pelo lado menos conhecido da cidade e descobre sete dos segredos mais bem guardados de Nantes. Vais ficar surpreendido/a com aquilo que vais encontrar! 

1. Le Nid – Place de Bretagne

via Facebook @veganjunkfood

No 32º andar do único arranha-céus da cidade, espera-te um bar único. Localizado dentro da Tour Bretagne, o Le Nid (ou O Ninho, em português) orgulha-se de ter vistas panorâmicas incríveis por toda a cidade. Fazendo jus ao seu nome, a decoração fora do vulgar deste bar é o que faz dele uma pérola escondida. Em forma de um enorme híbrido de cegonha e garça, o bar fica no corpo da ave. O seu pescoço e ovos servem como mesas e cadeiras. Aberto desde 2012, este bar foi concebido pelo nativo de Nantes Jean Jullien, ficando a 144 metros de altura. Sendo um dos bares tipo rooftop mais populares de França, o Le Nid é definitivamente um dos segredos mais bem guardados de Nantes. 

2. Manoir de la Psalette – 5 Impasse Saint-Laurant

via Facebook @artsandstuffs

Por trás do lado sul da Catedral de Saint-Pierre-et-Saint-Paul, esta discreta casa de burguesia do século XV é uma maravilha para o olhar. Outrora a residência do vice-chanceler da Bretanha, o edifício em granito foi concebido em estilo gótico, com um toque medieval, com as suas torres e torreões. Escondido na parte de trás da praça de la Psalette, este tesouro é muitas vezes ignorado pelos transeuntes, mas vale a pena visitar quando estiveres por Nantes. 

3. Chez Marius – 6 Rue des Carmelites

via Facebook @Nantesspectacles

Escondido por trás de uma porta verde-acinzentada, há um oásis de paz e tranquilidade prestes a ser descoberto. A esplanada mais secreta de Nantes fica no Chez Marius, o bar da Compagnie du Café Theatre, estando aberto ao público das 18h30 até à meia-noite. O bar, com uma cobertura de jasmins-estrela e oliveiras autóctones, fica no que era antigamente um convento de carmelitas, exalando um ambiente tranquilo e sereno. É um sítio popular para beber um copo depois de ver um espectáculo, confraternizar com os artistas e passar a a noite a beber Aperol, num dos espaços mais idílicos da cidade. 

4. Cascatas no Jardim Japonês – Quai de Versailles

via Facebook @nantesdesnantais

Aninhado em Ile de Versailles, o Jardim Japonês é o sítio ideal para passar uma tarde ociosa, a passear ao sol. Encontra o teu zen interior vagueando por entre pavilhões, bambu, cascatas e uma típica pontezinha vermelha japonesa. Senta-te e relaxa ao som da água a correr, ou então flutua pelo rio num barco Ruban Vert. A disposição das cascatas e do terreno em redor liga três edifícios de inspiração japonesa, sendo que a Maison de l’Erdre alberga um jardim zen, onde estão patentes regularmente exposições sobre a vida fluvial. 

5. L’Atelier – 1 Rue Chateaubriand

via Facebook @nanteslatelier

Por trás de um portão enorme e elegantemente decorado, este estúdio transformado em galeria de arte vai ser a tua próxima paragem na caça às melhores pérolas escondidas de Nantes. Outrora um celeiro, estábulo e armazém vinícola, o espaço foi também o estúdio do escultor de Nantes Gerard Voisin, até este o ter oferecido à cidade, para que os trabalhos de artistas regionais e internacionais pudesse lá ser exibido. Com exposições de arte contemporâneas regulares, a galeria tem cinco quartos em torno de um pátio aberto. Este edifício do século XIX fica mesmo no centro da cidade e nele podes encontrar diversas peças de escultura, vídeo, pintura, fotografia e grafiti. Um paraíso para os amantes de arte, esta pequena pérola pertence definitivamente a esta lista de coisas para ver em Nantes. 

6. Esplanada de Bon Pasteur – 3 Place du Bon Pasteur

iStock Gwengoat

Um típico bar de bairro com uma arma secreta. A esplanada de Bon Pasteur tem as melhores vistas diurnas para a Basílica de São Nicolau.  Pega na tua bebida e sobe pelas escadas das traseiras, onde serás recebido por uma enorme esplanada suspensa, com vista para a pitoresca basílica. Foge aos turistas, instala-te numa das cadeiras por baixo dos para-sóis vermelhos e observa o sol que se põe numa das atracções mais visitadas de Nantes. Uma experiência a não perder! 

7. As margens do Erdre

iStock Leday L

Trata-se de um paraíso verdejante no meio do centro urbano. Vai pela beira-rio em direcção norte e vais encontrar pedaços de autêntica natureza de quilómetros em quilómetros. Explora a área a pé, ou marca uma viagem de barco. Navega por este rio pitoresco e aprecia uma vista incrível da cidade e dos seus arredores. Prepara um piquenique, deita-te ao sol durante a tarde e desfruta de um dos segredos mais bem guardados de Nantes.

 

Estás a planear visitar Nantes em breve? Certifica-te de que nos marcas nas tuas fotos dos segredos mais bem guardados de Nantes usando a hashtag #ryanairstories, para teres a oportunidade de aparecer nas páginas das redes sociais da Ryanair.

 

Voos para Nantes

 

- Lucy Norris