Conhecer Edimburgo Como se Fosse de lá com o EdinBlogger

Gary Woods mudou-se para Edimburgo quando chegou à conclusão que essa era a única forma de se curar da sua obsessão de uma vida pela capital escocesa.  Fundou o blogue EdinBlogger, cujo simples objectivo era espalhar a palavra pelo mundo fora sobre os melhores hamburgeres de Edimburgo.  Desde então, o tema do blogue rapidamente se expandiu para outros tipos de gastronomia, incluindo notícias sobre festivais locais e eventos. Com todo este conhecimento de Edimburgo para partilhar, há alguém melhor para nos mostrar todos os cantos da “Auld Reekie”? [um dos nomes pelos quais a cidade é conhecida e que quer dizer algo como “a velha cidade fumarenta].

Conhecer Edimburgo como se fosse de lá com o EdinBlogger

 “Quando recebo visitas em Edimburgo, o primeiro sítio onde as levo é à zona de Leith, porque é onde vivo.  É também uma área espectacular para visitar, com imensos bares e restaurantes fantásticos.

A melhor altura do ano para visitar Edimburgo é em Agosto, porque o Fringe Festival transforma a cidade numa festa gigante. Com mais de 3 mil espectáculos, é difícil não encontrar algo de que goste. O Fringe Festival foi uma das principais razões que me levaram a mudar-me para Edimburgo. Adorava a forma como a cidade ganhava tanta vida em Agosto; cheguei a tirar um mês inteiro de férias só para ir ver o maior número de espectáculos possível. Conseguimos ir a 50 no ano passado!

O pôr-do-sol a partir do castelo de Calton Hill

A melhor vista sobre Edimburgo é a partir de Calton Hill.  Dali, é possível ver-se os marcos e monumentos mais emblemáticos da cidade, sendo que alguns deles ficam em Calton Hill. A vista das colinas de Arthur’s Seat, do Castelo de Edimburgo e o Firth of Forth são absolutamente de perder o folêgo. Não se esqueça de levar a máquina fotográfica e, se calhar, também um cachecol.

 

Se estiver sol em Dublin, não há nenhum lugar como Arthur’s seat, o nosso vulcão extinto.  Aprecie a vista de Edimburgo e sinta-se um vencedo

Comer Fora em Edimburgo

 Para tomar o pequeno-almoço, recomendo o The Roseleaf , em Leith. Ali, servem cocktails em bules (quando se está de férias, nunca é cedo demais para começar a beber), além do que têm uma rabanadas fantásticas com xarope de ácer e bacon.

 

Não há nenhum sítio melhor do que o El Cartel para almoçar em Edimburgo.  Tento sempre pedir tacos, porque por vezes são servidos com uma tequilla atrevida. No entanto, tenha cuidado se for almoçar ao El Cartel. É possível que dê por si a ficar por lá todo o dia e toda a noite. Se só pudesse escolher um restaurante para jantar em Edimburgo, teria de ser o The Bon Vivant. O menu muda com tanta regularidade que poderia facilmente jantar lá com frequência e nunca me aborrecer. O The Lucky Liquor Co. é um bom sítio para beber uns copos. São servidos cocktails fora do vulgar, mas deliciosos. Surgiro que experimente o Megawatt 2.0, uma bebida que vem numa lâmpada - ora aí está algo que não se vê todos os dias.  Se sentir necessidade de comer algo doce, vá ao Lovecrumbs. Os bolos e cafés que ali servem são excelentes.

Sair de Edimburgo

Deixe-se rodear por campos e florestas e passe uma noite mais perto das estrelas nesta luxuosa casa numa árvore, que fica no terreno de um castelo em Vernou la Celle sur Seine. Esta casa-árvore não tem electricidade. Por isso, prepare-se para uma romântica estadia à luz das velas. O pequeno-almoço é entregue todos os dias num cesto atado a uma corda, que puxa para o poder saborear. Não é preciso dizer mais nada, façam-me já a reserva!

Ver o sol nascer sobre os Montes Eildon nas antigas fronteiras escocesas

Não passe todo o tempo da sua estadia em Edimburgo no centro da cidade. É certo que Edimburgo é uma cidade fabulosa, mas é apenas a ponta do icebergue.  Faça uma visita ao bar/restaurante The Shore em Leith, conheça as lojas independentes em Stockbridge e saboreie um gelado em Portobello Beach.

 

Contudo, se quiser sair de Edimburgo, sugiro que vá conhecer as antigas fronteiras escocesas (Scottish Borders). É uma parte muito bonita da Escócia , com tanto para fazer e ver.

Antes de Visitar Edimburgo

Leia o livro Trainspotting antes de vir a Edimburgo, porque é uma obra excelente.  Não vai ser grande ajuda para se orientar pela cidade, nem tão-pouco lhe vai dar sugestões e dicas para fazer turismo. Contudo, é um livro que vai entretê-lo de certeza.

Edimburgo à Borla

Museu Nacional da Escócia, Edimburgo

 O que de melhor pode fazer em Edimburgo sem gastar um cêntimo é visitar o Museu Nacional da Escócia. Trata-se de um edifício espantoso, com uma ampla gama de colecções interessantes.”