Heidelberg e Karlsruhe: duas pérolas a não perder no sudoeste da Alemanha

Era uma vez, numa terra longínqua, há muito tempo...? Não há melhor forma de apresentar Heidelberg do que com uma frase retirada de um conto de fadas.

 

À primeira vista, esta vila da região de Baden-Württemberg parece uma Disneylândia da vida real, saída de um livro de contos.

 

Tem um castelo, ruas calcetadas e até mesmo uma floresta ancestral que se assemelha a uma descrição feita pelos irmãos Grimm.

 

Apaixonámo-nos de imediato pelas suas características pitorescas, já que não é difícil perceber como este cenário espectacular tem enfeitiçado artistas, filósofos e poetas ao longo da história.

Biblioteca de Heidelberg

De acesso fácil a pé, esta vibrante cidade universitária, onde um em cada cinco residentes é estudante, está repleta de atracções, especialmente no centro histórico.

O Centro Histórico

De máquina fotográfica na mão, visitámos o castelo. Este romântico edifício em ruínas proporciona uma vista espectacular sobre o centro histórico e o vale do Neckar. Dali, a Universidade de Heidelberg fica a um pequeno passo.

 

Passámos a boa parte de uma hora a visitar o museu e a biblioteca da academia. A nossa parte preferida foi ouvir tudo sobre a história do edifício mais infame da universidade: a prisão universitária.

 

Antigamente, os estudantes corriam o risco de serem encarcerados por ofensas no campus, como por exemplo por perturbar da paz. Ainda hoje é possível ver pinturas e graffitis feitos por jovens anarquistas há mais de cem anos.

Onde ficar

Heidelberg

Hotel am Rathaus: Siga a nossa sugestão e fique mesmo no centro. O Hotel am Rathaus, que fica no coração do centro histórico, foi a melhor escolha que podíamos ter feito.

 

O nosso quarto tinha uma vista maravilhosa sobre a praça principal, estando equipado com televisão e wi-fi. Espaço e tranquilo, provou ser o ponto de partida ideal para descobrir a vila. O pequeno-almoço também é delicioso.

Onde comer

Strudel de maçã

Se quiser um almoço leve e saboroso, não deixe de ir ao restaurante Altes Zeughaus. É o sítio de eleição dos estudantes universitários, mas está aberto a todas as comunidades. Faça como eles: pegue num tabuleiro, escolha os seus pratos e depois pague ao peso. Este restaurante tornou-se no nosso sítio preferido para comer durante a viagem.

 

Para jantar, recomendamos o restaurante Vetters Alt. Fica no centro, a poucos passos do hotel onde ficámos. Ali, é servida gastronomia tradicional, acompanhada por cervejas artesanais, num ambiente acolhedor e informal.

 

Sugerimos que peça as salsichas com sauerkraut, deixando espaço para uma porção grande de strudel de maçã para a sobremesa. Não se vai arrepender!

 

Mais tarde, se gosta de jazz e se quer conhecer um pouco da vida nocturna que Heidelberg tem para oferecer, vá até ao clube de jazz mais antigo da Alemanha, que dá pelo nome de Cave 54.

Ir às compras

Guloseimas de Heidelberg

Vai encontrar imensas boutiques pequenas e lojas de artesãos locais. Contudo, se é uma pessoa gulosa, não pode deixar de visitar a Heidelberger BonBon Manufaktur.

 

Esta loja é um paraíso de gomas e chocolates, onde vai encontrar chupa-chupas de todas as formas e feitios, para além de pralines cobertos de açúcar.

 

Se marcar a sua visita com antecedência, pode também assistir a uma das aulas, onde vai aprender a fazer os seus próprios doces.

Karlsruhe

Karlsruhe

Apenas a 40 minutos de carro de Heidelberg, uma visita de um dia a Karlsruhe vale bem a pena. É uma das cidades mais quentes da Alemanha, e dizemo-lo de forma literal.

 

Em média, a temperatura ronda os 11 graus centígrados durante todo o ano, fazendo desta cidade o local ideal para explorar a vida ao ar livre.

Jardim Botânico

Efectivamente, algumas das nossas memórias inesquecíveis desta cidade são dos passeios pelo jardim zoológico, apreciando o belo espaço do Jardim Botânico, que fica mesmo ao lado do Palácio de Karlsruhe.

Floresta Negra

A cereja no topo do bolo da nossa viagem foi a Floresta Negra, que fica à entrada de Karlsruhe. Trata-se de um espaço fantástico para andar de bicicleta e fazer caminhadas, cuja beleza natural nos deixou espantados.

 

Apesar de a nossa curta visita não nos ter permitido ver tudo com pormenor, estamos ansiosos para regressar!

 

Voos para Karlsruhe / Baden-Baden