O guia por excelência de Provença para amantes da cultura

Vinho e queijo não são as únicas coisas que este recanto solarengo da Provença tem para oferecer. As cidades destas regiões estão recheadas de tradições antigas, uma arquitectura espectacular e pérolas escondidas, prestes a satisfazer o teu apetite por cultura. De intrincados museus de arte a bairros hipster e um cenário espantoso, Aix e Marselha são tudo menos comuns. Eis o nosso guia por excelência de Provença para amantes da cultura 

1. Cours Julien – Marselha

Perde-te durante horas pelas ruas cobertas de grafitti no bairro de Marselha com mais estilo. Repleto de lojas alternativas, arte urbana que rivaliza com a que podes encontrar em Berlim e inúmeros sítios para comer, que emanam aromas de fazer crescer água na boca, de manhã à noite, este é o sítio para visitares na cidade. Sendo um centro constante de actividade, deixa os trilhos turísticos de parte e mistura-te com os habitantes locais, neste paraíso cultural. Vai ver uma das muitas exposições a decorrer na zona e dá um salto à fábrica de sabonetes, a Savonnerie Marseillaise de la Licorne, para ficares a conhecer o património industrial de Marselha. 

2. Colecções do Museu Granet - Aix-en-Provence

Dois museus mesmo ao lado um do outro: O Musee Granet (Place Saint-Jean de Malte) e o Granet XXe (Place Jean-Boyer) partilham partes da colecção Jean Planque, com diversas peças de artistas tão famosos como Picasso e do habitante mais famoso da cidade, Paul Cezanne. Ambos os museus têm como cenário edifícios históricos reabilitados, sendo uma visão para qualquer pessoa que franqueie a sua entrada. Com exposições permanentes e temporárias, estes dois locais são um sonho tornado realidade para entusiastas de arte moderna.

3. Mucem – Esplanade du J4, Marselha

O Museu das Civilizações Europeias e Mediterrânicas (Mucem) é uma das atracções mais visitadas em Marselha. Desde a sua abertura em 2013 que tem deliciado turistas e habitantes locais, em igual medida. Localizado perto do mar, este museu dedica-se a explorar as culturas mediterrânicas, à medida que estas evoluíram ao longo dos séculos. Construído perto do Forte Saint-Jean, datado do século XVII, atravessa a ponte e desfruta dos interessantes contrastes arquitectónicos entre o moderno e o antigo que caracterizam este local. 

4. Prova de vinhos nas vinhas de Le Domaine de Saint Ser, Aix-en-Provence

Não há nada que represente melhor a cultural provençal do que uma visita às vinhas, para uma prova de vinho francês. A melhor adega de Aix especializa-se em rosés e frescos vinhos tintos: ali, poderás observar todo o processo de criação vinícola do princípio ao fim, assim como encontrar a mescla perfeita de uvas perfeita para ti, por entre as vinhas. Tendo a emblemática montanha de Sainte-Victoire como cenário, a Le Domaine de Saint Ser cobre 33 hectares num monte idílico. Ergue o teu copo à cruz que segura o pico da lendária montanha branca e desfruta da luz do sol, numa das melhores experiências culturais da Provença. 

5. L’Ombriere de Norman Foster – Quai de Rive Neuve, Marselha

Vais ver a dobrar, quando olhares para o céu, numa das mais curiosas atracções de Marselha. Concebida por Normal Foster, esta abóbada de metal que reflecte as pessoas a passar na rua é um sítio fenomenal para tirar fotografias, assim como mais um sítio para adicionares à tua lista de espaços culturais a visitar na Provença. Construída como parte de um concurso, durante o período de reabilitação do Vieux Port, esta estrutura com 22 metros por 48 domina a paisagem costeira desde 2010. 

6. Caumont Centre d’Art – 3 Rue Joseph Cabassol, Aix-en-Provence

O Caumont Centre d’Art, aninhado nas pitorescas ruas calcetadas de Aix, fica localizado numa mansão provençal reabilitada, que data do século XVIII. Restaurada para replicar a decoração de uma residência durante o período da burguesia, os interiores incluem grandes escadarias, pormenores em talha dourada, enormes candelabros e papel de parede com padrões floridos. Dá um passeio pelas salas de exposições e aproveita para te perderes no pequeno labirinto, localizado no imaculado jardim perto do terraço. Este espaço, que alberta numerosos eventos e instalações temporárias, é sempre um centro de actividade sofisticada, independentemente da altura do ano. 

7. Notre Dame de la Garde – Rue Fort du Sanctuaire, Marselha

Vê a cidade a partir das alturas e aprecia o festim arquitectónico que é Notre Dame de la Garde. Localizada no topo do monte com o mesmo nome, a basílica é o expoente máximo da arquitectura marselhesa, sendo que nenhuma visita à região pode ficar completa sem uma rápida selfie na sua escadaria. Vagueia dentro da capela e maravilha-te com os seus tectos dourados, assim como com os seus coloridos azulejos, adornando cada parede. Desfruta também da vista de 360 graus sobre os bairros de Marselha e aprecia esta estrutura monumental, que é sem dúvida um dos melhores sítios para ver quando estiveres na Provença. 

 

Voos para Marselha