O que fazer em Palma de Maiorca

Pode ser o destino de eleição para escapadinhas descontraídas, mas Maiorca é muito mais do que apenas uma ilha festiva. Abundante em catedrais, museus e belas praias, Palma de Maiorca, a capital da ilha tem muitas atrações que vale a pena explorar. Expande os teus horizontes e segue o nosso guia sobre o que fazer em Palma de Maiorca. 

1. Catedral Santa Maria - Plaça de la Seu

iStock Aleh Varanishcha

A linha costeira de Palma de Maiorca é dominada pela Catedral de Santa Maria do século XIII, o apogeu da arquitetura maiorquina. Construída em 1229 nas ruínas de uma antiga mesquita árabe, o edifício de arenito destaca-se pela sua aparência gótica catalã e artesanato arquitetónico imaculado. Tão bonita por dentro como fora, presta atenção às janelas de rosa, torre do sino, altar e Mirador Portal. Certifica-te de que vês a catedral à noite quando as suas luzes estão a refletir no lago próximo, criando o cenário perfeito para a tua próxima foto do Instagram! 

2. Palácio Real de La Almudaina - Carrer del Palau Reial

iStock majaiva

O Palácio Real situa-se no lado oposto à catedral e é uma visão essencial a incluir na tua lista do que fazer em Palma de Maiorca.  Situado numa colina, o palácio tem vistas fantásticas da baía e é uma das principais atrações de Palma. Atualmente residência oficial da família real espanhola, passa o dia a passear pelos seus salões e pelos vários quartos contemplando o mobiliário e tapeçarias daquela época. Percorrendo a escadaria real e os aposentos reais terás acesso a uma aula de puro design. Usado pelos militares das Baleares como centro de comando, o museu também tem jardins deslumbrantes (repleto de cisnes) – perfeitos para passear!

3. Castelo de Bellver – Carrer Camilo Jose Cela

iStock LUNAMARINA

Caminhe pela colina até ao Castelo de Bellver para apreciar as vistas deslumbrantes da cidade de Palma. A apenas três quilómetros a oeste do centro, a estrutura totalmente redonda foi construída no século XIV para o Rei James II de Maiorca. Onde se situa o museu de história municipal de Palma de Maiorca, o castelo tem três torres que rodeiam um pátio central e uma escadaria pela qual podes passear. Sobe até ao telhado, olha para o pátio que se apresenta em dois níveis e aprecia a mistura de estilos arquitetónicos. Mesmo que a história não seja a tua praia, este ainda é um local agradável para visitares em Palma e uma excelente atividade para fazer de dia antes de uma noite na cidade. 

4. Tren Sóller – Carrer d’Eusebi Estada

iStock Allard1

Através de um caminho panorâmico de Palma de Maiorca para a cidade portuária de Sóller, o tren Sóller interurbano é uma experiência que vale mesmo a pena. A funcionar desde 1912 pela Ferrocarril de Sóller SA, o charmoso comboio elétrico de madeira é uma excelente forma de ver os arredores da cidade e garante vistas incomparáveis da paisagem. A rota atravessa a cadeia montanhosa da Serra de Alfabia através de uma série de pontes e do viaduto “cinc-ponts”. Esta é a alternativa perfeita aos museus locais se quiseres uma lição de história ao ar livre. 

5. Mercado Gastronómico San Juan – Carrer de l’Emperadriu Eugènia 6

iStock JackF

Situado num notável e moderno edifício, este mercado é quando os seus desejos de comida se tornam realidade. Com várias bancas que servem qualquer cozinha imaginável, o Gastronomico é a melhor paragem para almoçar depois de um dia a passear e a contemplar as vistas da cidade. A apenas vinte minutos a pé da Cidade Velha, engana a fome com comida japonesa, maiorquina, tailandesa, italiana - és tu quem escolhe! Para melhorar ainda mais as coisas, metade do espaço é ocupado pelo bar residente, o The One, para que possas desfrutar da tua refeição com um cocktail de frutas. 

6. Museu Palau March - Carrer del Palau Reial 18

iStock sigurcamp

Outro destaque histórico a adicionar à tua lista de coisas a fazer em Palma de Maiorca é a casa palaciana Palau March. A antiga residência da abastada família March é onde se encontra a impressionante coleção de artes e livros da fundação Bartolome March. Se gostas de escultura contemporânea, então este será o paraíso, pois os jardins e pátio estão repletos de obras de grandes escultores do século XX, como é o caso de Henry Moore. Situado no meio da Cidade Velha de Palma, é facilmente acessível e proporciona uma visão interessante sobre como a outra metade de Palma viveu. 

Vais visitar Palma de Maiorca em breve? Não te esqueças de nos identificar, nas tuas fotos da visita com o nosso guia “o que fazer em Palma de Maiorca”. Usa a hashtag #ryanairstories para teres a oportunidade de aparecer no feed do Instagram da Ryanair.


- Lucy Norris