Oito boas razões para se perder de amores por Galway

Não é com frequência que se descreve uma cidade como “encantadora”, já que a maior parte das vezes, esse adjectivo está reservado para aldeias ou vilas.

 

Contido, Galway é simplesmente encantadora. É uma cidade especial. Nem sabemos muito bem como descrever essa qualidade, porque é algo de certa forma intangível, que só se sente quando lá está.

 

No entanto, para o/a ajudar a ter uma ideia, fizemos-lhe uma pequena lista... eis oito excelentes razões para se apaixonar perdidamente pela Cidade das Tribos!

A música

Tig Choili. Imagem: Facebook

Galway tem uma relação longa e de muito amor com a música, sendo que muitos dos mais conhecidos e amados músicos da Irlanda vêm da Cidade das Tribos.

 

A cena musical tradicional neste condado é absolutamente vibrante, sendo que ficará nesse estado após beber algumas pints e ouvir algumas canções em alguns dos pubs mais famosos da cidade. Eis como o fazer, como manda a tradição:

 

1. Vá até um dos famosos pubs tradicionais de Galway - locais como o Taaffe’s Bar, Monroe’s, Tig Coili, The Crane Bar, ou Tigh Fox não desapontam.
2. Beba uma pint de Guinness.
3. Encontre um sítio para bebê-la, enquanto os músicos tocam como loucos.

 

É mais ou menos isto.

A comida

A cena de gastronomia na Irlanda teve uma grande explosão nas últimas décadas, com ingredientes irlandeses e engenho usados para criar pratos fantásticos. Antigamente, a gastronomia irlandesa tinha a reputação de ser um bocado insonsa e fortemente baseada na batata.

 

É verdade que, no passado, tínhamos a mania de cozer todo e qualquer legume ao qual deitássemos as mãos e realmente gostamos muito de batatas... mas as coisas mudaram muito e, em nenhuma parte mais do que em Galway.

 

Os chefs da cidade estão a criar comida maravilhosa com produtos frescos locais, havendo muito por onde escolher na Irlanda ocidental.

 

A cidade alberga agora dois restaurantes premiados com estrelas Michelin, sendo que outros treze foram incluídos no seu guia mais recentes. E ainda há mais. Peça marisco pelo menos uma vez durante a sua estadia (se não em todas as refeições).

Os festivais

Galway adora um bom festival. Para gáudio de todos, os festivais também parecem gostar muito de Galway.

 

A cidade tem alguns festivais com regularidade anual, que atraem tanto habitantes locais, como visitantes aos milhares: desde o Festival Literário de Cuirt, que decorre todos os anos em Abril, até ao famoso Festival das Artes ou às Corridas de Galway todos os Verões, passando pelo famosamente delicioso Festival de Marisco e Ostras de Galway, em Setembro.

 

Contudo, há também festivais mais pequenos, onde pode desfrutar de toda a diversão sem as multidões. Se esta é mais a sua onda, experimente o Festival de Jazz em Outubro, ou o irmão mais pequeno do Festival de Ostras em Clarenbridge, no início de Setembro.

As atracções

Não nos referimos apenas às atracções na cidade, embora dessas haja muitas. Algumas dos locais imperdíveis incluem Eyre Square, o Aquário Nacional, o Arco Espanhol e a Catedral.

 

No entanto, não tem de viajar para longe da cidade para poder apreciar algumas das atracções e paisagens mais incríveis da Irlanda. Os enormes, místicos e incríveis Penhascos de Moher ficam apenas a uma hora e meia de carro da cidade.

 

Se for até lá de carro, vai passar também por Burren. Por isso, se puder, faça uma paragem e visite as Grutas de Ailwee e o Dólmen de Poulnabrone.

 

É uma viagem incrível de um dia com coisas incríveis para ver. Se deixar Galway se visitar algumas delas, vai arrepender-se. Isto não é uma ameaça: é que são mesmo sítios a não perder.

Os pubs

Bom, já lhe falámos sobre os pubs tradicionais, mas estes têm muito mais para oferecer do que música tradicional... isto se precisa de mais justificações para os visitar.

 

Uma outra excelente razão é o facto de servirem Guinness de qualidade. Em qualquer um dos pubs referidos anteriormente, poderá desfrutar de uma excelente pint. Contudo, sítios como o O’Connell’s, em Eyre Square, merecem uma menção especial.

 

Se já teve a sua dose de música tradicional e quer ir dançar twerk (ou qualquer outra dança da malta jovem da actualidade), vai encontrar imensos bares e pubs da moda na cidade, cheios de animação quase todas as noites.

 

Para beber excelentes cervejas artesanais, vá até à Bierhaus; para ouvir música ao vivo (não necessariamente da variante tradicional), experimente o famoso Róisín Dubh.

As praias

Praia de Silver Strand. Imagem: Declan Maher

A praia mais perto da cidade é a praia de Salthill, a poucos minutos do centro da cidade, se for a pé. Na verdade, a praia de Salthill é composta por várias pequenas praias, separadas por formações rochosas.

 

Trata-se de uma grande e bela praia com bandeira azul e nadadores-salvadores de serviço todos os dias, de Maio até ao final de Setembro (altura em que a maior parte das pessoas sãs da cabeça já deixaram de ir a banhos).

 

Um pouco mais longe da cidade, mas não demasiado, vai encontrar as praias de Silverstrand, Grattan e Ballyloughlane. Por isso, mesmo no dia mais solarengo de Galway, vai sempre encontrar um pequeno lugar na areia só para si.

Os cavalos

A cidade perde cabeça uma vez por ano, durante o Verão, altura em que decorrem as Corridas de Galway. Trata-se de uma óptima semana para passar na cidade.

 

As ruas, pubs e restaurantes enchem-se de gente e o ar torna-se eléctrico... mas isso só acontece uma vez por ano. Se quiser viver uma pequena aventura equina noutra altura do ano, pode ir ver os póneis de Connemara.

 

Actualmente, já não os verá a cavalgar em estado selvagem pelas praias, mas pode sempre dar um passeio montado/a num.

 

Há imensos sítios onde o pode fazer, mas se tiver tempo para ir de carro até à praia de Ballyconneely, a uma hora e meia de Galway, faça-o.

 

Trata-se de uma praia paradisíaca de areia branca e de águas azul-cristalinas. Um passeio por lá com a Point Pony Trekking é uma experiência tão maravilhosa como imagina.

O ambiente

Imagens: William Murphy no Flickr

Galway é famosa pela sua diversão. Isso tem provavelmente que ver com tudo o que leu até agora neste artigo: a música, a comida, os pubs, as praias e a beleza - mas, mais do que tudo, isso tem que ver com as pessoas.

 

Galway é uma cidade algo boémia, com uma filosofia de vida baseada no vive-e-deixa-viver. É o tipo de sítio que atrai escritores, artistas e músicos em massa, como se fosse a Brighton ou São Francisco da Irlanda, mas com mais chuva, Guinness e camisolas de malha de Aran.

 

O resultado é uma cidade colorida e criativa, cheia de gente colorida e criativa, com uma vida nocturna à medida. É impossível não se divertir ali.

 

Voos para Knock

 

- Dee Murray