Onze das melhores cidades europeias para vegans

Há um novo movimento a espalhar-se rapidamente pelas ruas calcetadas da Europa. O veganismo está paulatinamente a tomar conta do continente, e as suas cidades não se fartam disso. Longe vão os dias em que era preciso ir a Los Angeles para comeres falsos hambúrgueres de carne de vaca e cupcakes à base de plantas. Uma meca desperta e livre de carne está a surgir mesmo à nossa porta e estamos prontos para ela. Eis a nossa lista das melhores cidades vegan da Europa. 

1. Londres, Inglaterra

unsplash @lucamicheli

Não há melhor sítio para experimentares o veganismo do que nos diversos cafés, bares e restaurantes dedicados a este movimento nas ruas de Londres. Sendo a casa dos melhores restaurantes de fine dining vegan no mundo, a capital britânica está cheia de opções para comensais cheios de compaixão, proporcionando opções vegan de praticamente tudo, desde frango de churrasco a pizza, e mesmo até kebabs. Não só estes sítios ajudam a preservar o planeta, mas também têm uma estética incrível e são normalmente listados como dos sítios mais dignos de aparecer no Instagram em Londres.

 

Voos para Londres

2. Amesterdão, Holanda

via Facebook @veganjunkfood

Permanecendo fiel à onda desta despreocupada e vibrante metrópole, não é surpresa que o veganismo seja popular entre os residentes de Amesterdão. Demonstrando que ser vegan não tem de ser necessariamente uma imagem de saúde, a capital holandesa serve alguma da melhor junk food à base de plantas, que te vai apaixonar à primeira dentada. Vai ao Vegan Junk Food Bar, para comeres batatas fritas e hambúrgueres até não poderes mais. Se estás à procura de um jantar mais refinado, marca uma mesa no Terrazen Centre, para provares gastronomia japonesa e caribenha. Sendo outra oportunidade para tirar fotos de comida espantosas, Amesterdão é o mais perto do Santo Graal vegan que conseguimos encontrar!

 

Voos para Amesterdão

3. Varsóvia, Polónia

iStock Marcus Lindstrom

De forma inesperada, Varsóvia é um segredo, no que diz respeito a opções vegan na Europa. Recentemente nomeada uma cidade vegan de topo, a capital polaca tem mais de quarenta restaurantes vegan com escolhas inovadoras, que passam por sushi, gelado de nitrogénio líquido, croissants e schnitzel. Faz uma paragem no Vege Miasto para provares gastronomia tradicional com um toque vegan e no Krowarzyova Vegan Burger, se te apetecer uma refeição mais casual. A surpreendente normalidade do estilo de vegan nesta cidade significa que não vais ter de pagar uma fortuna nestes restaurantes especializados.

 

Voos para Varsóvia 

4. Paris, França

iStock Orbon Alija

Quando pensas em comida à base de plantas, talvez França não seja exactamente o primeiro país a vir à tua mente, já que a ênfase da sua gastronomia está no queijo e na manteiga. Contudo, Paris embarcou no comboio vegan, viajando a alta velocidade. Com quase cinquenta localizações totalmente vegan espalhadas pela cidade, há diversos sítios onde podes satisfazer o teu apetite e desfrutar de um jantar refinado. Certifica-te de que comes no Le Potager du Marais, famoso pelo seu menu e pelo belo bairro onde se encontra. Paris até tem visitas guiadas vegan, para que possas conhecer os melhores sítios, antes de marcares a tua mesa.

 

Voos para Paris 

5. Berlim, Alemanha

via Facebook @brammibalsdonuts

A capital alemã, um sonho vegan tornado realidade, é verdadeiramente a capital europeia da gastronomia sem crueldade. Não vais ter mãos a medir com as opções disponíveis em Berlim, com a sua pletora de restaurantes vegan, lojas de roupa e mercearias. Sendo a cidade onde decorre o maior festival vegan da Europa, o Veganes SommerFest, e sede de uma rede de lojas de comida vegan, a Veganz, podemos dizer com toda a certeza que ali têm tudo garantido, no que diz respeito a comida à base de plantas. Independentemente de seres um/a vegan profissional, ou se apenas tens curiosidade em provar, Berlim é o sítio perfeito para viveres sem produtos à base de animais com estilo.

 

Voos para Berlim 

6. Budapeste, Hungria

iStock benedek

Rapidamente na vanguarda do que está relacionado com os direitos dos animais e actividades com consciência ecológica, Budapeste é a próxima paragem nesta ronda das melhores cidades vegan da Europa. Dá início à tua desintoxicação com um mergulho numa das termas ao ar livre da cidade e alimenta a tua alma no Vegan Love. Se estás à procura de um prato tradicional húngaro que não comprometa as tuas crenças, vai até ao restaurante Napfenyes, onde a especialidade são pratos tradicionais em modo vegan. Esta jóia da Europa de Leste, que tem mercados vegan mensais em formato pop-up, lojas de queijo artesanal vegan e que está a testar as águas com hambúrgueres vegetarianos, está prestes a transformar-se no centro europeu do veganismo.

 

Voos para Budapeste

7. Praga, República Checa

iStock minemero

Tipicamente conhecida pelos seus pratos à base de carne, a cidade de Praga, um destino popular de fim-de-semana, está a desafiar todas as expectativas e a aventurar-se no veganismo. O fluxo recente de turistas de todas as proveniências tem encorajado a cidade gótica e boémia a ter opções para todos, o que está a resultar numa vibrante cena vegan, que rivaliza com as melhores. Come bolinhos bac’n checos no Plevel, petisca no Puro e vê a cidade a partir de uma nova perspectiva numa das visitas guiadas gastronómicas a pé da I Like Veggie. Sai da tua zona de conforto e mergulha na cena vegan de Praga - não te vais arrepender!

 

Voos para Praga

8. Gotemburgo, Suécia

iStock Martin Wahlborg

A segunda maior cidade da Suécia está recheada de cafés, lojas e bares cheios de estilo, dos quais a maioria tem pelo menos uma opção vegan no menu. Sem se focar apenas na comida, Gotemburgo está a levar a sua consciência ambiental também para as suas marcas de roupa e até cabeleireiros. Vai às compras à THRIVE e proporciona o despertar de que o teu guarda-roupa precisa e, depois, marca um corte de cabelo livre de crueldade no EcoLinne Salon. Aproveita para jantar no restaurante de comida crua Open New Doors, com vista para a cidade, e compra um petisco para mais tarde na loja de comida Happy Vegan. Nesta cidade-no-mar vanguardista, as possibilidades são inúmeras.

 

Voos para Gotemburgo 

9. Barcelona, Espanha

via Facebook @veganbowlscafebarcelona

Barcelona não tem apenas arquitectura impressionante e praias fabulosas para oferecer. Como uma das cidades mais visitadas da Europa, Barcelona tem imensas pérolas vegan em cada esquina. Com um pensamento progressista, no que diz respeito à gastronomia com compaixão, a cidade espanhola tem uma grande variedade de sítios, de comida crua no Petit Brot até opções fritas no La Troadero. Se estás a viajar com pessoas que comem carne, podes comer nos restaurantes de tapas tradicionais, se pedires escalivada ou pa amb tomaquet. A capital catalã incentiva activamente que não se coma carne pelo menos uma vez por semana. Por isso, adere à iniciativa e deixa o presunto de lado durante o fim-de-semana em Barcelona.

 

Voos para Barcelona

10. Milão, Itália

iStock JaCZhou

A Itália tem muito mais para oferecer do que pizza e pasta. A vibrante cena vegan de Milão merece mais reconhecimento, devido à sua inovação e à existência de cadeias de restaurantes que promovem um menu à base de plantas. Milão alberga o primeiro restaurante vegan da Europa a receber uma estrela Michelin, não sendo de todo um elemento estranho a este movimento. Podes provar delícias experimentais no Joia e comer kebabs vegan no Universo Vegano. Se quiseres realmente provar tudo aquilo que Milão tem para oferecer em termos vegan, planeia a tua viagem para que coincida com o festival anual que celebra este estilo de vida amigo do ambiente, o Mi VEG.

 

Voos para Milão

11. Edimburgo, Escócia

via Facebook Holy Cow

Por fim, mas não menos importante, a jóia da coroa da Escócia hasteou a bandeira do movimento anti crueldade animal. Já nomeada como uma das cidades do Reino Unido mais amigas dos vegans, podes antecipar uma grande variedade de escolha ao visitar Edimburgo. A cidade tem algo para todos, de doces a petiscos salgados. Vai até ao Considerit para comeres os melhores donuts vegan do país, e aproveita para fazer uma paragem na Casa Angelina, para um chá das cinco. Se quiseres algo mais substancial, experimenta comer no Holy Cow, no Henderson’s Vegan ou no Harmonium. Com uma surpresa em cada esquina, nunca se sabe o que vais encontrar numa das melhores cidades vegan da Europa.

 

Voos para Edimburgo

 

Certifica-te de que nos marcas nas tuas fotos das melhores férias vegan, usando a hashtag #ryanairstories, para teres a oportunidade de aparecer nas nossas redes sociais.

 

- Lucy Norris