Nove dos melhores parques nacionais europeus que te vão dar vontade de viajar

Frequentemente preteridos em favor das calçadas de Paris, dos marcos emblemáticos de Londres e da Fonte Trevi em Roma, os parques nacionais da Europa figuram entre os melhores do mundo. Espalhando-se numa flora majestosas, com uma rara e única vida selvagem, a Europa tem muito mais para oferecer do que as suas capitais. Puxa o lustro às tuas botas de montanha, arruma a tua roupa de escalada, aluga um carro e vive a Europa como nunca o fizeste antes. Apresentamos-te uma lista de nove dos melhores parques nacionais do continente, que de certeza que te vão dar vontade de viajar. 

 

Dica de especialistas: para chegares aos parques que ficam mais distantes do aeroporto, usa a Ryanair Car Hire, para encontrares as melhores ofertas! 

1. Lagos do Parque Nacional de Plitvice, Croácia

iStock Remedios

Um dilúvio de azul-turquesa e verde para onde quer que olhes, esta cadeia de dezasseis lagoas em socalcos que compõe a região de Plitvice é uma visão divinal. Estas lagoas azul-turquesa brilhantes estão ligadas por uma série de cascatas e pertencem à zona dos Alpes Dináricos, uma das mais impressionantes do género em todo o mundo. Usa os caminhos e trilhos para veres por ti porque é que este é um dos melhores parques nacionais da Europa.

 

Voos para a Croácia

2. Parque Nacional das Dolomitas de Belluno, Itália

iStock Haidamac

Partilhado pelas províncias de Belluno, Tirol do Sul e Trentino, o parque nacional de Belluno é um destino de sonho para qualquer caminhante e amante de escaladas. Fundado em 1993, fica localizado no nordeste da Itália, fazendo parte dos Alpes do Sul. A maior parte das estradas leva ao topo do Monte Schiara, com uma altura de 2565 metros. Por isso, não é de espantar que as vistas do topo sejam espectaculares.

 

Voos para Itália 

3. Parque Nacional de Triglav, Eslovénia

iStock AlbertoLoyo

Este é o único parque nacional do país. Centra-se em torno de uma montanha com 2864 metros de altura, localizando-se no noroeste da Eslovénia. A idílica paisagem alpina inclui vales glaciares, florestas, aldeias, pastagens de montanha e uma enorme variedade de flores autóctones. Este parque nacional não só é um ponto de encontro para montanhistas, como também oferece uma grande selecção de desportos aquáticos, assim como outras actividades ao ar livre.

 

Voos para a Eslovénia (voa para a Croácia) 

4. Wild Taiga, Finlândia

iStock USO

O Wild Taiga, ideal para observar animais da floresta, cobre uma área nunca tocada por humanos. Mesmo no coração de Kainuu, o parque alberga uma variedade de vida selvagem, que inclui alces, ursos pardos, veados da floresta, castores, lobos e uma colecção de aves predadoras raras. Viaja até aos lagos límpidos e aos rápidos desta zona natural, para teres uma experiência de autenticidade como nunca tiveste na vida.

 

Voos para a Finlândia 

5. Parque Nacional de Ordesa, Espanha

iStock Consu1961

Localizado na fronteira com França, Ordesa foi um dos primeiros parques nacionais da Europa a ser nomeado como tal. O parque, na região montanhosa dos Pirenéus, alberga espécimes incríveis de vida selvagens, tais como águias douradas, javalis e abutres. Com tanto para ver, poderias passar semanas a explorar um dos melhores parques nacionais da Europa.

 

Voos para Espanha

6. Parque Nacional da Suíça Saxónica, Alemanha

iStock javarman3

Cobrindo duas árias no coração do estado alemão da Saxónia Livre, este parque centra-se numa formação rochosa natural. A uma curta distância de Dresden, o trilho de Malerweg é um dos mais populares do país, sendo mais facilmente apreciado ao pôr-do-sol, altura em que o céu apresenta um espectáculo espantoso sobre as montanhas em redor. Adjacente ao Parque Nacional da Suíça Boémia, na República Checa, as oportunidades para viajar são inúmeras.

 

Voos para a Alemanha 

7. Parque Nacional de Ecrins, França

iStock francois-roux

Localizado nos Alpes, Ecrins cobre uma grande parte do Maciço de Ecrins, sendo um dos parques que se destaca em particular, na colecção de parques nacionais franceses. O terreno montanhoso faz deste parque o sítio perfeito para explorar e para observar animais, à medida que caminhas por bosques, belos lagos e montes.

 

Voos para França 

8. Parque Nacional de Sarek, Suécia

iStock D-Micke

Considerado um tesouro nacional escandinavo, este parque proporciona uma excelente oportunidade para vislumbrar a aurora boreal. Com grandes montanhas e vales profundos, esta região é muito parecida com os Alpes, tendo apenas um trilho para caminhadas, que dá pelo nome de Trilho Real. Bastante conhecida pelo seu Vale Rapa, o seu delta magnífico e a sua rica vida selvagem, esta zona também tem centenas de glaciares e pequenas cascatas.

 

Voos para a Suécia 

9. Parque Nacional de Soomaa, Estónia

iStock elvinheinla

Os pântanos protegidos de Soomaa fervilham com uma flora e uma fauna cativantes. Faz uma viagem pelos seus rios e encontra em primeira mão castores, pica-paus de costas brancas, águias invulgares e cegonhas negras, que migram para as planícies pantanosas da zona. Marca um voo para a Estónia e vê por ti porque é que este é um dos melhores parques nacionais da Europa.

 

Voos para a Estónia

 

Marca-nos nas tuas fotos dos melhores parques nacionais da Europa, usando a hashtag #ryanairstories, para teres a oportunidade de aparecer no Instagram da Ryanair.

 

- Lucy Norris